Tecnologias para Condomínios: tipos, vantagens e como contratar

Tecnologia

07/12/2023

Os condomínios residenciais e corporativos estão constantemente buscando maneiras de melhorar a eficiência na gestão e garantir a segurança dos moradores. Atualmente, a melhor forma de fazer isso é com base nas tecnologias para condomínios.

Com o avanço da tecnologia, existem hoje no mercado diversas soluções inovadoras que contribuem significativamente para esses objetivos. Neste artigo, exploraremos alguns tipos de tecnologias para condomínios, suas vantagens e como você, gerente, síndico ou administrador, pode contratar esses serviços.

Tipos de tecnologias para condomínios

As diferentes tecnologias para condomínios costumam servir tanto para prédios residenciais quanto corporativos, ou seja, a tecnologia residencial pode ser útil para a administração de condomínios corporativos e vice-versa. Tudo vai depender de uma análise prévia, junto à empresa prestadora desses serviços, para definir quais são as opções mais adequadas em cada caso.

Central Telefônica

A central telefônica moderna vai além das simples chamadas. Ela pode integrar sistemas de comunicação interna e externa, facilitando a comunicação entre os moradores ou colaboradores, a administração do condomínio e os prestadores de serviços.

Apesar de hoje em dia as pessoas usarem muito os grupos de WhatsApp e outros aplicativos, ter uma central telefônica ainda é muito útil porque não é a mesma coisa, especialmente para condomínios corporativos que precisam, de fato, de uma central. Atualmente as centrais integram sistemas digitais, incluindo dispositivos móveis.

Entrada por Biometria

A entrada por biometria é um tipo de controle de acesso ao condomínio que oferece um nível superior de segurança, substituindo chaves convencionais por impressões digitais, reconhecimento facial, por voz ou até mesmo leitura de íris. Isso reduz o risco de intrusões e simplifica o acesso dos moradores ou colaboradores.

Portaria Remota

A portaria remota é uma solução que permite o monitoramento e controle do acesso ao condomínio de forma remota, ou seja, à distância. Por meio de câmeras e sistemas de intercomunicação, é possível garantir a segurança 24 horas por dia, sem a necessidade de presença física de um porteiro.

Sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão)

O CFTV é fundamental para monitorar áreas comuns, garagens e entradas do condomínio. Essa tecnologia oferece uma visão abrangente, inibindo atividades suspeitas e contribuindo para a identificação de incidentes.

Quando existe o serviço de portaria remota funcionando no condomínio, o circuito fechado fica na central de controle para ser monitorado pelos profissionais da portaria remota.

Automatização de Processos

A automatização de processos simplifica a gestão condominial. Isso inclui sistemas para controle de acesso a áreas comuns, agendamento de espaços, programação de manutenções, gestão de energia, gestão financeira e comunicação entre condôminos.

Nesse sentido, um sistema de automação é a peça-chave, e os tipos de automação que serão instalados vão depender da necessidade de cada condomínio, trazendo não apenas segurança, mas economia e praticidade na rotina de todos.

Vantagens das tecnologias para condomínios

Depois de conhecer alguns tipos, não é difícil imaginar que as tecnologias para condomínios trazem diversas vantagens, como já foi mencionado. Mas, vamos ressaltar para você poder destacar quando for conversar com o pessoal do seu condomínio sobre esse investimento:

Segurança Aprimorada

A implementação de tecnologias como biometria, CFTV e portaria remota reduz os riscos de invasões e contribui para um ambiente mais seguro, o que também valoriza o condomínio.

Eficiência na Gestão

A automatização de processos simplifica a administração do condomínio, economizando tempo e recursos. Sistemas integrados facilitam o controle de acesso, reservas de espaços comuns e gestão financeira.

Comunicação Transparente

Centrais telefônicas modernas e plataformas de comunicação online promovem uma comunicação mais transparente e eficiente entre moradores e a administração do condomínio.

Redução de Custos

A longo prazo, a implementação de tecnologias para condomínios pode resultar em redução de custos operacionais, como a diminuição da necessidade de pessoal para portaria física no caso de contratar uma portaria remota, por exemplo.

Como contratar os serviços?

Existem empresas que oferecem serviços e produtos específicos, e existem empresas como a Segura, que oferece diversos serviços e produtos de tecnologias para condomínios e também para residências e empresas.

Em todos os casos, o importante é você fazer uma seleção criteriosa, conversando com o comercial de algumas empresas e avaliando qual delas oferece a solução que traz melhor custo-benefício para você. Veja alguns critérios importantes a considerar:

Pesquisa de Fornecedores

Comece pelos orçamentos, pesquisando bastante as empresas disponíveis na sua região, já que, muitas vezes, é necessário ir pessoalmente ao seu condomínio para fazer as análises e instalações, então, a distância importa. Busque fornecedores confiáveis e especializados em tecnologias para condomínios. Avalie as referências, experiência no mercado e a qualidade dos serviços oferecidos.

Demonstração e Testes

Antes da implementação, solicite demonstrações e, se possível, testes das tecnologias escolhidas. Isso permite avaliar a eficácia e a compatibilidade com as necessidades específicas do condomínio. Claro, nem todo serviço possibilita testes e demonstrações, mas sim, a apresentação de casos de sucesso para sua avaliação.

Análise das Necessidades

Antes de escolher as tecnologias, é essencial realizar uma análise das necessidades específicas do condomínio. Isso inclui considerar o número de moradores, o layout do condomínio e os desafios de segurança. Essa etapa do trabalho cabe à empresa contratada, você não precisa definir isso por conta própria porque a empresa tem os profissionais especializados em realizar esse tipo de análise.

Contrato Claro e Detalhado

Ao fechar contrato, certifique-se de que todos os termos e condições estejam claros e detalhados. Isso inclui prazos, garantias, custos adicionais e suporte pós-implementação.

Em resumo, a adoção de tecnologias em condomínios oferece inúmeras vantagens, desde aprimorar a segurança até otimizar a gestão. Ao escolher e implementar essas soluções de forma estratégica, os condomínios podem criar um ambiente mais seguro, eficiente e moderno para seus moradores.

O Grupo Segura está disponível para apresentar a você diversas tecnologias para condomínios residenciais e corporativos, para uma verdadeira transformação a um condomínio 4.0. Fale conosco e vamos analisar uma solução personalizada para as suas necessidades.

Blog Segura

17/06/2024

Portaria Remota: o que considerar antes, durante e após a contratação? Segurança

Seja você um síndico de condomínio ou responsável por um empreendimento corporativo, certamente se preocupa com a segurança de todos que entram e saem do local diariamente. Como acontece esse procedimento no edifício? Existe um porteiro presente ou as pessoas entram e saem livremente, sem controle? Você já pensou em contratar o serviço de Portaria Remota?

Leia mais

11/06/2024

Mantenha sua Empresa Segura: 7 Dicas para Prevenir Riscos Segurança

Na dinâmica do mundo empresarial, os riscos são uma constante. Seja em termos de segurança física, financeira ou operacional, todas as empresas enfrentam desafios que podem comprometer seu sucesso.

Leia mais

04/06/2024

6 Aspectos essenciais que garantem a eficiência das nossas equipes de limpeza em ambientes corporativos Limpeza e conservação

Todos nós sabemos que a primeira impressão é a que fica. E em nenhum lugar isso é mais evidente do que nos ambientes corporativos. A limpeza impecável desses espaços não é apenas uma questão estética, ela afeta diretamente o bem-estar dos funcionários, a produtividade e a percepção dos clientes e parceiros comerciais.

Leia mais
Natela Web Natela - Soluções Web
Ícone de Whatsapp