Portaria Remota: como funciona e quais as vantagens do serviço?

Segurança

19/12/2023

A evolução tecnológica tem revolucionado diversos aspectos de nossas vidas, e a administração de condomínios não é exceção. A Portaria Remota, também chamada de portaria eletrônica ou portaria inteligente, é uma inovação que tem ganhado destaque ao trazer economia, comodidade e maior nível de segurança para condomínios residenciais e corporativos.

Com esse serviço, você não precisa mais se preocupar em contratar um porteiro presencial porque a entrada e saída de pessoas é controlada remotamente, por uma equipe treinada e disponível 24h por dia. Embora seja um serviço com diversas vantagens e benefícios, antes de contratar é preciso saber mais detalhes sobre como funciona essa portaria inteligente.

Neste artigo, você saberá o que é a Portaria Remota, como funciona o serviço, quais são os equipamentos necessários, quais são as vantagens e, por fim, qual é a diferença da portaria eletrônica para o porteiro presencial.

O que é Portaria Remota?

A Portaria Remota é um sistema de gestão de acesso que substitui a presença física de porteiros por uma solução baseada em tecnologia – o que justifica ser chamada também de portaria eletrônica ou portaria inteligente.

Por meio de câmeras, intercomunicadores e sistemas de controle de acesso, uma central de monitoramento assume o controle das entradas e saídas do condomínio.

Ou seja, existe uma equipe treinada, localizada em uma Central de Controle e Monitoramento, que controla e monitora todo visitante, morador, prestador de serviço ou funcionário que aparecer no local, 24 horas por dia, 7 dias da semana.

A liberação do acesso acontece de forma simples e segura, podendo ser por identificação, sistema de biometria, cartão, tag, controle de portão ou catraca: as opções mais adequadas são definidas durante a fase de estudo de cada projeto.

Tudo isso para permitir que os moradores, visitantes e prestadores de serviços possam acessar o local de forma segura, mesmo sem a presença física de um porteiro no local.

Como funciona o serviço?

O funcionamento da Portaria Remota baseia-se em um sistema integrado de tecnologias. Câmeras de alta definição monitoram as entradas do condomínio em tempo real, permitindo que a Central de Monitoramento identifique e verifique visualmente quem deseja acessar o local.

Os intercomunicadores possibilitam a comunicação entre os visitantes e a Central, enquanto sistemas de controle de acesso, como tags ou senhas, autorizam a entrada para moradores ou colaboradores.

Quando um visitante ou prestador de serviços chega ao condomínio, ele é identificado pelas câmeras e se comunica com a Central de Monitoramento por meio do intercomunicador.

A Central verifica a identidade e, se a entrada for autorizada pelo morador, a porta é destravada remotamente. Caso haja qualquer suspeita ou incidente, a Central pode acionar os procedimentos de segurança adequados.

Equipamentos necessários

Para operar uma Portaria Remota eficiente, são necessários equipamentos especializados, como câmeras de alta definição, intercomunicadores, leitores de tags ou biometria e sistemas de controle de acesso. Esses componentes trabalham em conjunto para permitir a identificação e a autorização de pessoas que desejam entrar no condomínio.

Como cada projeto é exclusivo, a variedade e quantidade de equipamentos depende da necessidade de cada empreendimento e será descrita no projeto. De modo geral, a infraestrutura para uma Portaria Remota pode incluir:

Também é importante que o responsável pelo empreendimento forneça um serviço de internet com velocidade mínima de 50 Mega para evitar interferências na comunicação entre o empreendimento e a Central de Controle e Monitoramento.

Vantagens

A Portaria Remota se destaca como uma solução que atende às necessidades dos condomínios modernos, oferecendo benefícios tangíveis e segurança reforçada. Ao unir a tecnologia de ponta com o gerenciamento eficiente de acesso, esse sistema proporciona economia de recursos, conveniência para os moradores e um alto nível de segurança.

Com o aumento das preocupações com a segurança em ambientes residenciais e corporativos, a Portaria Remota se apresenta como uma resposta eficaz para essas demandas.

Através do planejamento adequado, escolha de equipamentos de qualidade e uma operação bem estruturada, é possível desfrutar de uma solução que transforma a vida nos condomínios, tornando-a mais prática, segura e agradável para todos os envolvidos.

Economia financeira

A substituição de porteiros físicos por um sistema remoto reduz significativamente os custos com salários, encargos trabalhistas e treinamento.

Comodidade para moradores

A Portaria Remota elimina a necessidade de esperar o atendimento do porteiro para acessar o condomínio, oferecendo uma experiência mais rápida e prática para os moradores.

Maior segurança

Com câmeras de monitoramento em tempo real, a Central de Controle pode identificar e verificar visualmente todas as entradas e saídas, diminuindo os riscos de acessos não autorizados.

Registro de acessos

O sistema registra determinados acessos ao condomínio, o que pode ser útil para monitorar a segurança e também para investigações em casos de incidentes.

Suporte 24/7

As Centrais de Monitoramento funcionam 24 horas por dia, garantindo que o condomínio esteja sempre protegido, independentemente do horário.

Agilidade em emergências

Demora cerca de 10 minutos para chegar um apoio tático ao local quando o Botão do Pânico é acionado. A Central detecta o alarme e envia o profissional que estiver mais próximo do local. Dependendo da situação de emergência observada pelos controladores das câmeras, eles podem acionar diretamente a Polícia Militar ou os Bombeiros.

Diferença da Portaria Remota para o Porteiro Presencial

Na administração de condomínios, a segurança, a economia e a comodidade são fatores-chave que determinam a escolha entre diferentes abordagens de controle de acesso. A Portaria Remota e o Porteiro Presencial são duas opções que abordam esses aspectos de maneiras distintas.

Na Portaria Remota, os porteiros não estão fisicamente presentes nas entradas, mas, operam de maneira remota, autorizando ou negando o acesso por meio de sistemas de comunicação, e são contratados pela empresa prestadora do serviço.

O Porteiro Presencial é uma abordagem tradicional em que um funcionário está fisicamente presente na entrada do condomínio, verificando e autorizando os acessos. Essa abordagem traz a sensação de maior segurança para algumas pessoas, no entanto, a Portaria Remota tem a grande vantagem de proteger o Porteiro, evitando sua exposição a situações de risco.

Ambas as opções têm seus méritos e desafios. Avaliar cuidadosamente as necessidades do condomínio, o perfil dos moradores e as prioridades em termos de segurança e conveniência ajudará a determinar qual abordagem se adapta melhor à comunidade condominial.

Por fim, contratar o serviço de Portaria Remota envolve um processo detalhado para garantir que a solução atenda às necessidades específicas do condomínio e ofereça os benefícios desejados em termos de segurança, economia e comodidade.


Blog Segura

17/06/2024

Portaria Remota: o que considerar antes, durante e após a contratação? Segurança

Seja você um síndico de condomínio ou responsável por um empreendimento corporativo, certamente se preocupa com a segurança de todos que entram e saem do local diariamente. Como acontece esse procedimento no edifício? Existe um porteiro presente ou as pessoas entram e saem livremente, sem controle? Você já pensou em contratar o serviço de Portaria Remota?

Leia mais

11/06/2024

Mantenha sua Empresa Segura: 7 Dicas para Prevenir Riscos Segurança

Na dinâmica do mundo empresarial, os riscos são uma constante. Seja em termos de segurança física, financeira ou operacional, todas as empresas enfrentam desafios que podem comprometer seu sucesso.

Leia mais

04/06/2024

6 Aspectos essenciais que garantem a eficiência das nossas equipes de limpeza em ambientes corporativos Limpeza e conservação

Todos nós sabemos que a primeira impressão é a que fica. E em nenhum lugar isso é mais evidente do que nos ambientes corporativos. A limpeza impecável desses espaços não é apenas uma questão estética, ela afeta diretamente o bem-estar dos funcionários, a produtividade e a percepção dos clientes e parceiros comerciais.

Leia mais
Natela Web Natela - Soluções Web
Ícone de Whatsapp