Limpeza e desinfecção de ambientes: quais as diferenças, como funciona e quais as vantagens?

Limpeza e conservação

23/11/2023

Limpeza e desinfecção de ambientes: quais as diferenças, como funciona e quais as vantagens?

A limpeza e desinfecção de ambientes são práticas essenciais para manter espaços seguros, saudáveis e livres de germes, bactérias e vírus. Embora esses termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, eles têm significados distintos.

Muita gente confunde a limpeza com a desinfeção e outros termos, como higienização e esterilização de ambientes. Por isso, neste artigo, explicamos a diferença entre todos esses tipos de processos para deixar claro quando cada um deve ser realizado e os motivos.

Se você está em busca de profissionais para realizar limpeza e desinfecção de ambientes, seja na sua casa ou empresa, tenha agora todas as respostas para fazer uma escolha assertiva, garantindo o resultado desejado e sem arrependimentos. Boa leitura!

O que é limpeza e desinfecção de ambientes?

Vamos começar pelos dois termos mais buscados na internet sobre este tema: a limpeza e a desinfeção, que podem parecer a mesma coisa, mas são bem diferentes:

Limpeza de ambientes

Limpeza de ambientes refere-se à remoção de sujeira, poeira e detritos de superfícies. A limpeza é uma etapa fundamental para garantir a eficácia dos processos subsequentes, pois sujeiras visíveis podem proteger germes da ação de desinfetantes.

Ou seja, a mesmo que você vá fazer a desinfecção de um ambiente, é importante fazer primeiro a limpeza para preparar o espaço para receber os produtos desinfetantes. Do contrário, a desinfecção poderá não ter a mesma eficácia.

Desinfecção de ambientes

Desinfecção, por outro lado, envolve a aplicação de substâncias químicas para eliminar micro-organismos patogênicos em superfícies. Desinfetantes matam ou inativam bactérias, vírus e fungos, reduzindo o risco de infecções.

Diferenças entre limpeza, desinfecção, higienização e esterilização de ambientes

No tópico anterior já explicamos a diferença entre limpeza e desinfecção de ambientes. Agora, vamos explicar o que é a higienização e a esterilização.

Higienização

A higienização de ambientes refere-se ao conjunto de práticas que visam manter um ambiente livre de micro-organismos prejudiciais à saúde, sem necessariamente eliminar todas as bactérias. É um processo mais abrangente que inclui limpeza e desinfecção.

Esterilização

A esterilização é um processo que elimina todas as formas de vida microbiana, incluindo esporos bacterianos. É comumente utilizado em ambientes hospitalares e laboratórios para garantir a completa ausência de microrganismos.

Como é o serviço de limpeza e desinfecção de ambientes?

O serviço de limpeza e desinfecção de ambientes é realizado por profissionais treinados que seguem protocolos rigorosos. Primeiro, a limpeza remove sujeira e detritos visíveis. Em seguida, desinfetantes são aplicados de acordo com as necessidades do ambiente e dos ocupantes. Superfícies frequentemente tocadas, como maçanetas, interruptores de luz e mesas, recebem atenção especial.

De modo geral, quando você contrata um serviço de desinfecção de ambientes, os profissionais responsáveis irão, primeiro, realizar a limpeza para garantir uma desinfecção eficaz. No entanto, você pode contratar separadamente apenas o serviço de limpeza e conservação, sem que seja feita uma desinfecção. Tudo vai depender da necessidade.

Os tipos de serviços se limpeza se aplicam a diversas áreas e variam conforme a necessidade específica de cada ambiente. Entre eles pode-se citar a limpeza de vidros ou fachadas, a limpeza e a impermeabilização de pisos, paredes e carpetes, o asseio e conservação de escritórios, mobília, sanitários e superfícies em geral.

Para saber se o seu ambiente necessita mais do que uma limpeza, é importante falar sobre isso com os profissionais antes de contratar o serviço, pois eles o ajudarão a avaliar a real necessidade do ambiente com base em fatores como a finalidade do ambiente e as pessoas que o utilizam.

Além disso, se a ideia for contratar o serviço para manter a limpeza e conservação de uma empresa, faz mais sentido contratar uma equipe especializada que vá oferecer também um moderno e eficiente indicador de Produtividade e Performance do serviço prestado, que é apresentado mensalmente a você.

Quais as vantagens da limpeza e desinfecção de ambientes?

Mesmo quando você faz apenas uma limpeza, sem necessidade de desinfecção, há muitas vantagens para o ambiente e para as pessoas que nele circulam. Veja as vantagens tanto para a limpeza quanto para a desinfecção:

Prevenção de doenças

A desinfecção regular reduz a disseminação de patógenos, ajudando a prevenir doenças contagiosas, como gripes e resfriados.

Ambientes mais seguros

Espaços limpos e desinfetados proporcionam segurança aos ocupantes, especialmente em locais públicos, escolas, hospitais e empresas.

Aumento da produtividade

Espaços limpos e saudáveis criam um ambiente propício para a produtividade, reduzindo o número de faltas por doença, além de serem mais agradáveis e estimulantes.

Preservação da saúde

A desinfecção adequada é crucial em ambientes como hospitais, onde pacientes são mais suscetíveis a infecções. A limpeza e desinfecção eficazes salvam vidas ao prevenir infecções hospitalares.

Confiança dos clientes

Em ambientes comerciais, a limpeza e desinfecção constante demonstram compromisso com a segurança dos clientes, promovendo confiança e fidelidade à marca.

Em resumo, a limpeza e desinfecção de ambientes são práticas cruciais para manter a saúde pública e garantir espaços seguros para todos.

Ao compreender as diferenças entre limpeza, desinfecção, higienização e esterilização, você pode implementar medidas eficazes para proteger a saúde e bem-estar das pessoas em ambientes públicos e privados.

Agora que você já tirou muitas dúvidas sobre o assunto, pode entrar em contato com a Segura para conhecer todos os detalhes dos serviços de Limpeza e Conservação, e Desinfecção de ambientes, obtendo suporte profissional antes de decidir qual é a melhor opção para você.

Blog Segura

16/04/2024

Como se tornar um vigilante profissional? Segurança

O papel do vigilante na nossa sociedade é muito importante para manter a segurança em uma variedade de ambientes. Seja protegendo propriedades privadas, empresas, instituições financeiras ou eventos, os vigilantes podem ajudar a prevenir crimes e garantir a tranquilidade das pessoas.

Leia mais

09/04/2024

6 Tipos de controle de acesso a condomínios Segurança

Os avanços tecnológicos transformaram a maneira como lidamos com a segurança em espaços coletivos, como condomínios residenciais e comerciais. O controle de acesso é uma parte vital desses sistemas, garantindo a segurança dos moradores, funcionários e visitantes.

Leia mais

03/04/2024

Bodycams: a importância das câmeras corporais na segurança privada Segurança

A segurança privada é um aspecto bem importante para uma parcela da sociedade. Com o aumento da preocupação com a segurança pessoal e patrimonial, as empresas e organizações têm buscado meios eficazes de proteger seus ativos e garantir a integridade de seus funcionários e clientes. Nesse contexto, as bodycams surgem como uma ferramenta valiosa na gestão da segurança.

Leia mais
Natela Web Natela - Soluções Web
Ícone de Whatsapp