O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança  > Você sabe o que fazer ao ter documentos perdidos ou roubados?
documentos perdidos ou roubados

Você sabe o que fazer ao ter documentos perdidos ou roubados?

Ao ter documentos perdidos ou roubados é importante saber o que fazer para se proteger contra possíveis fraudes. Entenda tudo sobre o assunto!

Perder ou ter documentos roubados é uma situação que pode trazer uma tremenda dor de cabeça para qualquer cidadão e você provavelmente já sabe disso. Afinal, é uma situação que ninguém deseja passar, não é mesmo?

Portanto, vale ficar atento para evitar que esse problema aconteça.

Ou, na pior das hipóteses saber o que fazer em caso de ter documentos perdidos ou roubados.

Mas, é importante ressaltar que mesmo você tendo recursos para reavê-los, não estará livre de algumas burocracias. Por isso, a prevenção ainda é a sua melhor estratégia.

E é para alertar e dar dicas sobre como você deve proceder nestes casos que estamos aqui.

Ficou interessado no assunto?

Então, é só continuar a sua leitura para saber como evitar esses contratempos, comunicar a perda ou furto e também como pedir a segunda via dos seus documentos. Vamos lá?  

Documentos perdidos ou roubados, o que fazer?

A criminalidade está nas ruas e é preciso ficar atento para não ser vítima dos golpes desses fraudadores.

Até porque, segundo dados da SERASA, basta que a pessoa perca apenas um dos seus documento para dobrar a probabilidade disso acontecer.

Portanto, fique atento as dicas a seguir para saber como se proteger contra possíveis fraudes, evitar dores de cabeça e pedir a segunda via no caso de ter documentos perdidos ou roubados.

Registrar um boletim de ocorrência

Assim que você detectar que teve documentos perdidos ou roubados deve registrar um boletim de ocorrência. Isso pode ser feito pessoalmente, junto a Polícia Civil, em qualquer delegacia.

Em alguns estados, o cidadão pode fazer isso também pela internet, por meio da delegacia eletrônica. Basta consultar para saber se o serviço já está disponível para o seu estado.

Comunicar a perda, roubo ou furto de documentos

Feito o boletim de ocorrência (B.O.) é importante comunicar os órgãos de apoio ao crédito do ocorrido. Isso porque, os sistemas das lojas não são interligados com as delegacias.

Portanto, ao ter documentos perdidos ou roubados registre também essa ocorrência junto ao SPC ou SERASA e exija o comprovante do registro. Isso irá te proteger contra possíveis fraudes, que podem ocorrer pela utilização indevida destes documentos.

Bloquear cartões magnéticos e talões de cheque

No caso da perda ou extravio de cartões de banco e talões de cheque é importante que você entre em contato com o seu banco. O objetivo neste contato está em informar o ocorrido e solicitar o cancelamento dos cartões e cheques.

Ah, não esqueça de exigir algum documento comprobatório atestando que você fez o requerimento de cancelamento.

Solicitar a segunda via dos documentos

Feitos todos os procedimentos acima mencionados, é hora de você solicitar a segunda via dos documentos.

O local para fazer esse pedido varia conforme cada tipo de documento. Portanto, é importante verificar na sua região os serviços disponíveis e os órgãos mais indicados.

A prevenção ainda é sua melhor aliada

Bem, como você pode ver a burocracia para ficar em dia com seus documentos é grande, e vai tomar grande parte do seu tempo.

Portanto, vale reforçar algumas dicas para evitar esses contratempos.

Em primeiro lugar, procure não sair de casa levando todos os seus documentos consigo. Carregue somente o necessário e guarde os demais em casa.

Nunca entregue documentos a estranhos ou carregue suas senhas anotadas. Dificulte também a visualização das senhas e dos dígitos de segurança do seu cartão. Muitos golpes são realizados no momento em que você está pagando a conta em um estabelecimento.

Por fim, seja observador com aquilo que acontece ao seu redor, evite distrações e não se exponha em situações que possam fragilizar a sua segurança.

Bem, e agora que você já sabe o que fazer ao ter documentos perdidos ou roubados que tal ir mais além? Se quiser aprender diversas outras estratégias de segurança não deixe de conferir outros temas no Blog do Grupo Segura.

saiba mais sobre segurança eletrônica