O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Vigilância  > Como funciona o atendimento tático na vigilância patrimonial motorizada?
vigilância patrimonial

Como funciona o atendimento tático na vigilância patrimonial motorizada?

O monitoramento para segurança de empresas e residências exige, cada vez mais, dinâmicas que sejam ágeis no tempo de resposta. Equipes devidamente treinadas e munidas dos recursos adequados irão desempenhar um trabalho eficiente e que proporcione ao cliente tranquilidade para usufruir do seu descanso de final de ano

O fim de ano se aproxima, trazendo a preocupação sobre vigilância patrimonial no período de férias em empresas e residenciais.

A segurança é um fator importante durante todo o ano, claro. Mas são os períodos de férias coletivas que mais podem tornar-se “oportunidade” para ladrões e invasores.

Não são raras as notícias e relatos de moradores que, em retorno da viagem de férias, encontraram seus imóveis arrombados. Ou pior, com o ladrão dentro de casa!

Os dados não deixam mentir, como nesta pesquisa realizada na cidade de Blumenau em 2019. O levantamento aponta que os dias entre o fim de dezembro e início de janeiro registram um alto número de ocorrências de arrombamentos. Ou seja, quase o dobro, em comparação ao restante do ano. E o índice só vem aumentando, infelizmente.

Por isso, este é o momento de já começar a planejar a vigilância em seu patrimônio. Enquanto você, seus funcionários ou sua família aproveitam o tão merecido descanso, livre de preocupações, uma equipe especializada em segurança poderá realizar este trabalho.

Vigilância Patrimonial – Como funcionam as bases móveis

Ao contratar um serviço de vigilância patrimonial, alguns pontos devem ser avaliados. Um fator importante em ocorrências de atendimento é o tempo de resposta da equipe tática.

A estrutura de segurança conta com pontos fixos e móveis. Os fixos são as guaritas localizadas em regiões estratégicas. Ou seja, dentro do perímetro da área estabelecida.

Já as chamadas bases móveis são as rondas que cobrem os espaços entre os pontos fixos de segurança.

Estas patrulhas são importantes para que o vigilante possa fazer uma observação completa. E portanto, ter o controle total da área protegida.

As rondas podem acontecer internamente, dentro do local, e também de forma periférica, ao redor do perímetro.

As bases móveis irão analisar diversos pontos dentro da área contemplada, como por exemplo:

  • A circulação de pessoas com comportamento suspeito;
  • Veículos parados ou em circulação suspeita;
  • Janelas e portas que estejam abertas;
  • Luzes acesas em locais onde deveriam estar apagadas;
  • Ruídos e barulhos anormais.

Vigilância motorizada

Ela é caracterizada pelo uso de veículos como carros ou motocicletas, a fim de empregar uma reposta rápida e intensa. Neste sentido, o veículo utilizado deve estar equipado adequadamente para a total efetividade das rondas.

Os carros e motos destinados às rondas são adesivados e identificados. Estes veículos são meios também utilizados para atendimento de alarme, apoio a postos de vigilância e apoio a clientes.

Apesar de estarem preparados para atuar quando há necessidade, os automóveis auxiliam também de forma preventiva, mediante roteiros pré-programados. O objetivo primordial sempre é a prevenção.

A constante presença de um vigilante motorizado pode intimidar e desestimular uma pessoa mal-intencionada.

Um vigilante motorizado será responsável por executar: rondas ostensivas; averiguações de situações suspeitas; cobertura das áreas de risco e eventualidades; paradas estratégicas em pontos de grande circulação, como forma de marcar presença e fazer-se visível; pronta resposta a sistema de alarmes e atendimento de emergências.

O uso dos veículos também tem a finalidade da pronta resposta, que deve ocorrer no menor tempo possível.

Através de rastreadores instalados nos carros ou motos, o operador pode acionar quem está mais próximo ao local da ocorrência.A pronta resposta também é utilizada para fazer paradas estratégicas em clientes.

Pensando na maior efetividade destas dinâmicas, o Grupo Segura reforçou recentemente sua frota com novas motos 190cc. Com melhor torque e maior desempenho, as novas motos vêm para potencializar o trabalho hoje já realizado.

O modelo escolhido possui maior robustez, proporcionando maior estabilidade e praticidade na condução. Trazendo um exclusivo diferencial ao mercado, a Segura é uma das poucas empresas do segmento que opera com este tipo de moto na segurança.

Palavra do Especialista

Gilmar Wruck é Gerente Operacional do Grupo Segura, possui um vasto conhecimento e experiência no ramo da segurança patrimonial. Bacharel em Economia com MBS e MBA na área da Gestão de Segurança Empresarial, Gilmar possui também certificação profissional em Segurança Internacional e Gestão da Segurança Privada.

Gilmar explica como as novas motos irão contribuir para melhorar o trabalho da vigilância:

“As novas motos modelo 190cc irão trazem inúmeras contribuições. Mas podemos citar como as principais delas: melhoria no tempo de atendimento, deslocamentos mais ágeis, economia de custos, visão diferenciada de atendimento e operacionalidade.”

Em paralelo à aquisição das novas motos, as equipes de pilotos receberão um treinamento específico com a Rocam, a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas. Programa da Polícia Militar voltado ao policiamento que utiliza motos como meio de deslocamento.

“Nossa equipe de pilotos possui treinamento de direção defensiva com a Segurança do Trabalho, e também capacitação de abordagem e condução tática com especialistas da Rocam/PM.” Completa Gilmar.

Os vigilantes também receberão um traje tático operacional. O uniforme foi desenvolvido para aliar conforto e proteção, junto aos equipamentos de proteção individual.

A seleção destes profissionais foi feita de forma meticulosa. Ou seja, com o intuito de formar uma equipe diferenciada.

“Além do preparo operacional que irão ter, são profissionais devidamente imbuídos da responsabilidade e da capacidade de trabalhar nessa missão.” Afirma Gilmar.

Expertise no serviço completo de Segurança Patrimonial

O Grupo Segura realiza um diagnóstico detalhado do patrimônio, a fim de detectar os pontos de vulnerabilidade. A partir deste estudo das características do local, são sugeridas as medidas adequadas para prevenção e eliminação de riscos.

Para cada necessidade do entorno de sua empresa, residência ou condomínio, a Segura possui uma solução integrada eficaz são somente para suprimir eventos indesejados. Mas também para desenvolver um processo efetivo de detecção e de comunicação.

Alguns de nossos serviços ligados à segurança patrimonial:

Individuais ou integrados, estes serviços são personalizados de acordo com a necessidade e realidade de cada cliente. Aliando uma equipe de profissionais altamente capacitados a soluções de alta tecnologia. Promovendo um trabalho seguro, inteligente e eficaz, cuidando de pessoas, bens e valores, diretos ou indiretamente ligados ao patrimônio do seu lar, ou da sua empresa.

Já está pensando na segurança no período de final de ano? Entre em contato conosco e saiba mais.

Ebook ocorrencias criminosas

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.