
Redução de custos e maior eficiência são algumas das vantagens de terceirizar serviços de limpeza
””””””’
As vantagens de terceirizar serviços de limpeza são diversas. Entretanto, ter acesso a estes benefícios, preconiza alguns cuidados na contratação.
Terceirizar serviços de limpeza e conservação tem apresentado inúmeros benefícios às empresas contratantes.
O mercado reconhece estes méritos e faz com que os números do setor aumentam vertiginosamente.
Bancos, shoppings, indústrias e empresas de diversos portes buscam nas vantagens de terceirizar serviços de limpeza, reduzir custos, aumentar a eficiência e a qualidade nos seus processos.
Dessa forma, o trabalho torna-se imprescindível para empresas que desejam reduzir os gastos com funcionários, maquinários e processos, e ao mesmo tempo garantir a alta qualidade nestes serviços.
Despreocupados com as rotinas operacionais, os gestores podem concentrar seus esforços em tarefas específicas, ligadas a gestão do seu negócio e outras atividades que têm resultados diretos no crescimento da empresa.
Partilhar de todos estes benefícios, exige atenção a detalhes importantes no momento da contratação. Caso contrário, os serviços podem ficar aquém do esperado, além de gerar dores de cabeça para empresários e gestores.
Para garantir que as vantagens de terceirizar serviços de limpeza não se tornem problemas gerenciais, fique atento a alguns dos erros mais comuns nestas contratações.
Contratação Inadequada e prejuízos legais
Na ansiedade de reduzir custos com a empresa terceirizada muitas empresas acabam fazendo escolhas erradas.
Isso porque, preços muito abaixo do praticado pelo mercado podem mascarar problemas legais, como a falta de registros de acordo com o que preconiza as normas legais da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O que pode gerar ações trabalhistas, inclusive para a contratante.
Para evitar estes problemas e extrair das vantagens de terceirizar serviços de limpeza avalie o histórico da empresa contratada e exija documentos que comprovem o cumprimento de suas obrigações. Ética e transparência devem ser prioridades.
Treinamento e capacitação inadequada
A demanda está aquecida para os serviços de limpeza e conservação. Entretanto, atuar nesta área não é tão simples quanto pode parecer.
Cuidar da limpeza e da manutenção dos ambientes exige capacitação adequada. Em especial se estivermos falando de segmentos específicos, como é o caso de clínicas e hospitais, que exigem um rígido controle sanitário, normas e regimentos singulares.
O mesmo acontece para a limpeza de áreas externas, como vidros e fachadas. Elas exigem que as empresas contratadas atendam todas as normativas necessárias, como a NR10 e a NR35, tenham profissionais experientes para a limpeza em alturas – quando for o caso, e exijam que eles usem equipamentos de proteção individual (EPI) específicos para a realização destes tarefas.
Atendimento ineficaz
Um atendimento de qualidade não se limita ao serviço prestado pelo departamento operacional. Ele é apenas a ponta do iceberg. A excelência no atendimento deve fazer parte dos valores organizacionais da empresa contratada, que deve priorizar a satisfação dos clientes internos e externos.
Para garantir um atendimento de qualidade, e usufruir das vantagens de terceirizar serviços de limpeza e conservação, cheque se a empresa contratada tem um processo de seleção e recrutamento eficaz, faz avaliações quantitativas e qualitativas dos gestores operacionais e da equipe de campo, realiza treinamentos constantes e faz regularmente auditorias desta qualidade, não apenas como apelo corretivo, mas sobretudo preventivo.
Rotatividade e a falta de segurança
Uma das principais vantagens de terceirizar serviços de limpeza e conservação está em mitigar o absenteísmo, mantendo o fluxo natural dos serviços e a alta qualidade sempre operante.
Entretanto, se a empresa contratada não tem um rígido controle de qualidade na escolha de seus colaboradores, não oferece condições adequadas de trabalho e que culminem em um clima saudável, a alta rotatividade de funcionários pode ser uma consequência.
Além dos danos com a perda de qualidade, a falta de segurança é também um dos prejuízos apontados para as empresas. Com isso, elas se tornam vulneráveis a furtos e tentativas de assaltos, cometidos por pessoas mal intencionadas, e que por conta da terceirização, tem livre circulação em seus ambientes.
Falta de comunicação e integração
Quando se terceiriza serviços de limpeza e conservação, o funcionário não responde diretamente a empresa contratada, mas sim, a empresa terceirizada.
Entretanto, esse não deve ser um fator impeditivo para a integração deste profissional às rotinas da empresa contratada, nem tampouco, interferir no fluxo da comunicação entre eles.
A disponibilidade de atendimento e a proximidade com a empresa contratada é primordial neste ponto. Assim como, é necessário que se estabeleça uma parceria mútua, para que imprevistos possam ser resolvidos prontamente e sem grandes complicações.
Como você pode ver, as vantagens de terceirizar serviços de limpeza e conservação são diversas, porém, sem o devido cuidado na contratação os prejuízos são iminentes.
Ser cuidadoso nestes quesitos, saber reconhecer problemas e oportunidades e contribuir para a manutenção de um clima agradável e construtivo são caminhos que tendem a somar, para que a contratante possa aproveitar tudo de melhor que a terceirização dos serviços de limpeza e conservação têm a oferecer.