O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

adm.comercial@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Condomínio  > Quais os novos desafios do síndico na gestão do condomínio?
síndico do condomínio

Quais os novos desafios do síndico na gestão do condomínio?

Dia 30 de novembro é comemorado o Dia do Síndico, profissional que merece toda a nossa admiração! Além de administrar, o síndico é responsável por organizar todas as dinâmicas dentro do condomínio. Resolve conflitos e desenvolve um bom relacionamento com os inquilinos, com o objetivo de sempre ajudar a melhorar o dia a dia e a vida das pessoas

O período atual pelo qual estamos passando chegou como um grande desafio para o síndico do condomínio. Além de precisar se adaptar às novas dinâmicas, possui papel fundamental ao transmiti-las de forma efetiva aos condôminos.

A pandemia trouxe uma série de modificações nas rotinas das pessoas, e dentro dos condomínios não foi diferente. Muito pelo contrário, os impactos são intensos e necessitam de muito controle.

É o síndico o responsável por garantir que todos estejam seguindo as normas e medidas de saúde e segurança para o combate ao coronavírus. Ambientes de área comum e livre circulação podem ser um local propício para a disseminação do vírus. Portanto, a constante supervisão e conscientização dos moradores são essenciais.

E mesmo que tenha o suporte de um administrador de condomínios, o síndico é quem representa diretamente o condomínio e precisa garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.

Os desafios para o síndico do condomínio

As primeiras restrições vieram com o fechamento total de boa parte das áreas comuns e a diminuição de circulação. A necessidade de disponibilização de álcool em gel nos principais pontos de passagem no condomínio também são uma preocupação contínua do síndico.

As dinâmicas em locais como elevadores, portarias e halls de entrada tiveram que passar por um processo de novo planejamento. Como conduzir as pessoas a utilizarem de forma consciente estes espaços, e que todos respeitem e entendam que é para o bem comum.

Muitas vezes, a figura do síndico pode se ver em dificuldade de comunicação com os moradores. Portanto, a boa vontade e a cooperação dos envolvidos irão contribuir diretamente para que este profissional desempenhe suas atividades de maneira efetiva.

E em momentos como este, em que a segurança e a saúde são prioridades. O síndico precisa ter e transmitir com clareza os objetivos principais das mudanças em questão. Para que assim, todos entendam e respeitem as orientações estabelecidas.

E não só nas áreas físicas, a pandemia trouxe diversos outras mudanças dentro dos condomínios.

Com boa parte dos moradores trabalhando em casa, em home office, e a presença das crianças, até então sem escola, modificou-se completamente o ritmo dentro dos apartamentos.

Aumento do barulho, diferença de rotinas entre os moradores, reclamações, impaciência. Em meio a tudo isso, lá está o síndico. Tentando entrar em um acordo e fazendo com que ambas as partes entendam a melhor alternativa para a situação.

Tecnologia – um fator novo e necessário

Podemos citar também como um desafio para o síndico do condomínio o fato de ter que se adaptar às novas tecnologias. No meio do turbilhão de novas e desconhecidas situações, foi preciso entender, aceitar e implantar medidas que fazem o uso de tecnologia.

A portaria remota é um exemplo disto. Mesmo não sendo uma solução nova, ganhou grande destaque durante a pandemia. Pois soluciona diversas questões, como a melhora do controle e da comunicação, otimização de custos e, claro, a não necessidade de um porteiro presencial.

De forma remota, a portaria é controlada por uma central de segurança. Ela fica localizada fora do condomínio, e todo o ambiente é monitorado por câmeras e alarmes. É o tipo de investimento que traz retornos imediatos, com toda a segurança necessária nos tempos de isolamento social.

As dinâmicas de delivery, por exemplo, foram adaptadas em um novo contexto da portaria remota. Ou seja, garantindo a segurança tanto do morador como do entregador do serviço. Com uma notificação feita através do atendimento remoto, o morador identifica e recebe seu pedido sem ter contato com o motoboy.

Outro desafio são as reuniões virtuais. Em um cenário onde aglomerações são proibidas, como proceder com as assembleias de condomínio?

Os síndicos tiveram que passar a assumir uma dinâmica totalmente nova, com reuniões digitais que pudessem envolver todos os condôminos. Em uma adaptação constante às ferramentas tecnológicas, que possibilitam o acesso e participação de todos os envolvidos.

A contribuição dos moradores é essencial

Tudo que é novo assusta, causa estranheza e receio nas pessoas. Por isso, este processo de novos hábitos e “educação” dos moradores é o principal desafio do síndico do condomínio. E não só moradores, como também os demais funcionários que trabalham nas dependências do local.

Muito além da performance da tecnologia, a efetividade das ações ocorre principalmente quando os seus usuários estão engajados e conseguem perceber valor naquilo.

Contar com o bom senso e respeito dos moradores pode não ser tarefa fácil. Por isso o síndico do condomínio precisa estar sempre preparado para resolução de problemas. Justiça e ética são primordiais para o desenvolvimento do seu trabalho.

Cronograma de limpeza mais rigoroso

A limpeza é mais um item de extrema relevância que trouxe a preocupação sobre higienização dos ambientes durante a pandemia. Por ser fundamental na prevenção à disseminação do vírus, muitos condomínios precisaram adotar ações estratégicas para garantir a segurança dos inquilinos.

Locais como maçanetas, painéis, interfones e botões de elevador recebem atenção especial. Assim como o próprio elevador, e os demais ambientes de área comum. Profissionais com uso de EPI’s reforçados e treinamento para a correta execução da limpeza são essenciais.

O Grupo Segura oferece a desinfecção de ambientes variados, sejam espaços comerciais, como shoppings e lojas, ou residenciais, como condomínios e prédios.

Além do Serviço de Asseio e Conservação completo, com profissionais capacitados que utilizam materiais e equipamentos específicos para cada tipo de ambiente, garantindo alta qualidade no atendimento e na execução dos serviços. Para saber mais, entre em contato conosco.

Parabenizamos todos os síndicos pelo seu dia! São profissionais pacientes, com senso de justiça, organizados e honestos.

Deixamos aqui o nosso muito obrigado pela boa sintonia e relação de confiança desenvolvida com o Grupo Segura. Nossa parceria é especial e fundamental para que os serviços sejam cada vez mais assertivos e tragam ótimos resultados.

analise-gratis-condominio-banner-site

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.