O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança  > Segurança pessoal: o que considerar ao contratar
Segurança pessoal

Segurança pessoal: o que considerar ao contratar

A segurança pública já não é mais capaz de garantir sozinha a segurança de todos. Por isso a segurança pessoal cresce como boa alternativa para quem precisa se prevenir.

A segurança privada está cada vez mais acessível. Sensores, alarmes e câmeras se disseminaram de alguns anos pra cá, protegendo casas e empresas de roubos e furtos. Mas alguns casos precisam de um grau maior de atenção. É aí que entra em ação a segurança pessoal privada.

O suporte humano é indispensável quando o risco de ataques criminosos é maior. Empresários, autoridades, personalidades públicas, celebridades e seus familiares precisam se cercar de profissionais com habilidades específicas.

Um bom profissional de segurança pessoal precisa ser preventivo, mas também deve estar preparado para agir em caso de necessidade. É por isso que a seleção desta pessoa deve ser feita com rigor pela empresa que você contrata.

Para que você também possa avaliar com mais critério as características e identificar as principais habilidades deste profissional, apresentamos um guia resumido para você fazer um bom recrutamento!

Características do profissional de segurança pessoal na prevenção

Responsabilidade

Ao contrário do senso comum, a segurança pessoal só pode ser exercida por pessoas disciplinadas, equilibradas e responsáveis.

Como o trabalho requer que muito tempo seja dedicado, e raramente há necessidade de ação, é mais importante o profissional ter a capacidade de estar sempre alerta.

A responsabilidade  se estende também a todos os procedimentos necessários. As regras são instituídas para garantir a segurança do contratante, e por isso o profissional deve zelar pelo seu cumprimento.

Estas competências são avaliadas pela empresa de segurança através de entrevistas, avaliações de desempenho e experiências anteriores.

Discrição

Um profissional de segurança precisa ser muito discreto em sua função. É exigido dele que tenha bom senso, jamais revelando dados sobre clientes.

Na verdade esta é a primeira orientação dada a todos os profissionais disponibilizados pela empresa de segurança.

O bom senso não deve se ater apenas à discrição quanto a informações como endereço ou patrimônio do cliente, mas também a tecnologias, equipamentos e rotinas da seguridade.

Tudo deve ser mantido em sigilo. E para isso o profissional deve ter a discrição como parte de sua personalidade.

A boa apresentação do profissional é o primeiro sinal que deve ser observado. Profissionais extravagantes, extrovertidos e que falam muito costumam estar mais propensas a cometer deslizes.

A apresentação, tanto no uso adequado do uniforme quanto na higiene e postura, também é importante para transmitir a autoridade necessária ao desempenho da função.

Boa comunicação

Cordialidade e simpatia, acredite, são muito importantes para um profissional de segurança! E isso tem tudo a ver com o item anterior.

É mais discreto agir com educação do que ser rude. A convivência com o público exige uma postura que garanta o bem-estar de todos.

Ser simpático e cordial também é importante para garantir que todos os envolvidos sigam os procedimentos de segurança.

Saber dizer não é importante, mas o profissional não deve ser arrogante.

Por outro lado, o uso de gírias, o tom de voz descontrolado, os cumprimentos desnecessários e outros excessos são características reprováveis.

Autoritarismo, apesar de desejável pela maioria dos clientes, é uma atitude problemática quando se fala em prevenção.

Imagine, por exemplo, um segurança negando autorização de entrada para uma pessoa comum. Tratá-la com brutalidade seria aceitável?

A empresa de segurança se encarregará em disponibilizar a você um profissional que sabe se expressar bem, transmitindo credibilidade e confiança.

Habilidades para a necessidade de ação na segurança pessoal

Treinamento

Depois de observadas todas as características necessárias à prevenção, que devem sempre vir em primeiro lugar, considere as características necessárias à tomada de ação.

Neste quesito é ainda mais importante contratar uma empresa especializada, especialmente em uma realidade onde a violência urbana só cresce.

Uma equipe competente será capaz de identificar o perfil e treinar o profissional de segurança para agir em caso de necessidade.

O treinamento inclui técnicas de defesa pessoal, primeiros socorros, direção, comunicação e excelência no atendimento ao cliente.

Além do equilíbrio emocional já mencionado anteriormente, o trabalho em campo exige preparo físico dos profissionais em atuação.

O Grupo Segura aprimora constantemente essas técnicas em cursos e treinamentos.

Coragem

Valentia é uma habilidade inata, mas que também pode ser aprimorada.

De um jeito ou de outro, é importante que o profissional de segurança pessoal tenha uma boa capacidade de reação.

A maioria das pessoas “trava” em uma situação de risco. Muitas entram em desespero. Os profissionais precisam manter a calma e agir de acordo com o protocolo.

A experiência dos profissionais na condução desses procedimentos é crucial para demonstrar competência na área.

Iniciativa

Não basta ter coragem. Ter determinação para agir prontamente e de forma adequada perante imprevistos é quesito mais do que necessário.

Ao contrário das situações de alto risco, onde a própria adrenalina impele o profissional à ação, a solução para situações de risco baixo exige iniciativa.

Abordagens inconvenientes, como fãs pedindo autógrafos, pessoas alcoolizadas, aglomerações, discussões, empurra-empurra, entre outras, necessitam da interferência pró-ativa do profissional.

Não basta ficar olhando. Essas situações devem ser resolvidas com energia e firmeza, o que não significa necessariamente ser violento.

Ponderar bem e ser cauteloso é a qualidade esperada do profissional. Ou seja, mesmo na necessidade de ação, da mesma forma que na prevenção o respeito é mais importante que a força física ou o porte de uma arma em alguns momentos.

Cada um fazendo a sua parte

As medidas adotadas para sua segurança só terão êxito se todos colaborarem. Principalmente você!

O seu comportamento é tão importante quanto o dos profissionais que você contrata para evitar delitos. Por isso, sua atitude deve sempre incluir os seguintes procedimentos:

  • Nunca ostente bens valiosos como jóias, relógios e aparelhos eletrônicos.
  • Ande sempre acompanhado e evite passar por lugares ermos e mal iluminados.
  • Ao andar a pé sem seguranças por perto, fique atento a qualquer movimentação abrupta.

E para se sentir ainda mais seguro, continue acompanhando nossas dicas! E conte com nossos serviços quando precisar e se desejar.