O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Monitoramento de Alarmes  > Segurança no comércio: como evitar saques durante a pandemia?
segurança no comércio

Segurança no comércio: como evitar saques durante a pandemia?

Com a mudança da dinâmica social em tempos de pandemia, um fator de crescente preocupação é a segurança no comércio. A quarentena tem trazido cenários de ruas mais vazias, aumentando a sensação de insegurança

É momento de reforçar e repensar a segurança no comércio, lojas e demais estabelecimentos. O país e o mundo todo, tiveram que se adaptar durante o período de isolamento social. 

Arrombamentos em pontos comerciais foram registrados em diferentes cidades do país. Principalmente nas regiões que possuem decretos mais rigorosos perante o nível de proliferação do coronavírus.

Uma ação vista com recorrência foi a de comerciantes, inclusive de marcas de luxo, colocando obstáculos em frente a suas vitrines. Tapumes de madeira ou aço foram colocados nas fachadas devido ao receio de atos de vandalismo, como invasão e roubo.

Os locais que seguiram com atendimento ao público, mesmo que de forma parcial. Porém, reforçaram ainda mais a sua segurança com a contratação de vigilantes.

A instalação de câmeras e realização de atendimento através de grades de proteção também foram recursos utilizados para reforçar ainda mais a proteção de funcionários e do patrimônio.

O Estado de Santa Catarina é estatisticamente menos prejudicado neste sentido. Os números demonstram que furtos e roubos tiveram uma queda muito significativa a partir do período de quarentena.

Mas não podemos nos deixar iludir por estes dados. Ou seja, medidas de segurança são e sempre serão um item imprescindível na lista de investimentos de qualquer negócio.

No cenário da pandemia, então, os cuidados precisam ser redobrados. Incidentes e imprevistos podem resultar em despesas muito acima do esperado, impactando diretamente na saúde financeira da empresa.

Segurança no comércio – recursos importantes

Existem ferramentas e recursos físicos que podem contribuir muito para a segurança de um ponto comercial. Sendo assim, listamos aqui as principais opções para reforçar a proteção e impedir ações indesejadas.

Vidro antivandalismo

Esta é uma alternativa muito interessante para estabelecimentos que possuem vitrines. À primeira vista, estas podem ser um fácil alvo para atos de vandalismo, uma vez que o vidro é um material facilmente quebrável.

Porém, tecnologias especiais de laminação permitem a fabricação do material com alta resistência e capacidade de receber fortes impactos sem o seu rompimento.

Denominado vidro “antivandalismo”, o produto oferece diferentes níveis de resistência. O mercado ainda disponibiliza diversas opções de espessuras, de acordo com o grau de proteção que o consumidor necessita.

Sensor quebra vidro

O sensor quebra vidro é uma tecnologia que identifica a quebra de vidros e emite uma notificação para a central de segurança por meio de alarme.

Funcionam através da detecção acústica e de choque. Ou seja, captam o som do vidro quebrando assim como também a vibração gerada pela quebra.

Suas vantagens envolvem a redução da possibilidade de alarmes falsos, por conter um sistema de sensores inteligentes. Nesse sentido, a sensibilidade da detecção ainda pode ser ajustada conforme a necessidade do ambiente.

Grades com tela rolante

As telas rolantes são boas opções para quem preocupa-se com a segurança, mas sem deixar de lado a estética da fachada.

Existem opções de telas rolantes manuais e também automáticas. O proprietário que irá definir qual opção atende melhor à sua necessidade e, claro, seu bolso.

As chamadas portas de enrolar “tipo tijolinho” possuem uma estrutura mais aberta e permitem que o conteúdo da vitrine ainda seja visto mesmo com a cobertura da tela.

Uma alternativa para manter a atratividade dos produtos expostos sem abrir mão da segurança.

Grades pantográficas

As grades ou portas pantográficas possuem a característica de funcionalidade, pois podem ser abertas ou fechadas a qualquer momento.

São fabricadas sob medida, em alta resistência e com grades fixas. Sua pesada estrutura pode gerar ruídos ao ser movimentada. Ou seja, tornando-se seu próprio sinalizador em caso de arrombamento.

Cadeados

O bom e velho cadeado é indispensável para segurança de estabelecimentos comerciaisHoje em dia, com toda a tecnologia disponível, muitas pessoas esquecem que esta simples ferramenta precisa ser avaliada e utilizada da forma correta.

O mercado oferece diversos modelos e materiais diferentes. Quanto mais resistente o material, maior proteção a possíveis invasões.

Ainda há os tipos de abertura: por chave ou código. Sua eficácia é praticamente a mesma, cabe ao proprietário avaliar a opção que melhor lhe atende.

Trancas reforçadas

É importante conferir se as portas e janelas do ponto comercial permitem a instalação de trancas reforçadas.

Na hora de trocar ou reformar, fique atento a isto no momento de escolher as esquadrias e acabamentos. Dentre as opções mais seguras do mercado está a chave tetra, com segredo ou senha eletrônica.

Dica bônus!

Além de todas estas opções oferecidas pelo mercado, é importante também seguir hábitos no dia a dia que podem servir como prevenção.

A dica é, ao final do expediente, esvaziar partes da vitrine retirando os itens mais caros. Além disso, utilize caixas de produto vazias para exposição também pode ser um artifício eficaz contra roubos.

Outra solução muito efetiva é o investimento em segurança eletrônica. Mas calma, você não precisa, de cara, todos os artifícios existentes. Comece inicialmente com o acessível, e entenda qual ferramenta faz mais sentido para o seu negócio.

Um bom sistema de alarmes pode ser uma ótima forma de começar!

Invista em um bom sistema de alarmes

O objetivo dos alarmes é identificar movimentações dentro do perímetro protegido e alertar a possível ocorrência.

O Grupo Segura oferece os seguintes serviços relacionados ao sistema de alarmes para segurança no comércio:

  • Central de monitoramento 24 horas, estruturada com profissionais treinados para o solucionamento de incidentes;
  • Atendimento tático com profissionais treinados, para realizar as inspeções físicas do local monitorado;
  • Rastreamento dos táticos (viaturas) para atendimento o mais próximo do local violado.

Confira abaixo o relato do Marcos Nicoletti, cliente do Grupo Segura que utiliza o serviço de alarmes:

“Eu sou cliente Segura há mais de 15 anos. Utilizo o sistema de monitoramento por alarmes, com vários sensores na joalheria que são conectados diretamente com a central da Segura. Já sofri um incidente no passado e, sem dúvidas, o sistema minimizou os danos que tive com o ocorrido. Se eu não possuísse os alarmes implementados na loja, o prejuízo seria muito maior.” – Marcos Nicoletti, Proprietário da Joalheria e Ótica Realce (Blumenau, SC)

Sistema de monitoramento

Conte também com um bom sistema de monitoramento. Ele pode incluir diferentes serviços, tais como: alarme de intrusão; botão de pânico (quando acionado reporta a central o evento que caracteriza uma situação emergencial); monitoramento remoto das imagens por forma reativa; ronda virtual das imagens; dispositivos anti-furto.

O mais importante, antes de tudo, é o estudo realizado para entender o foco de cada cliente. Os serviços de segurança do Grupo Segura voltados ao comércio levam em consideração, elementos como: 

  • Atratividade do produto (com valor agregado e de fácil revenda); 
  • Localização do imóvel; 
  • Layout interno (localização do caixa, acessos, disponibilização dos produtos, recebimento de entrega dos produtos).

Diante de uma avaliação dos riscos existentes, pode-se elaborar um projeto personalizado. Oferecendo uma solução viável, que atenda as necessidades de segurança – ostensiva (vigilância) e/ou tecnológica.

Entre em contato conosco e saiba mais como a Segura pode ajudar o seu comércio.