O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Projetos de Segurança  > Segurança eletrônica ou vigilância humana: qual é mais eficiente para o comércio?
segurança para o comércio

Segurança eletrônica ou vigilância humana: qual é mais eficiente para o comércio?

Soluções em segurança para o comércio podem contemplar diferentes serviços. Quando utilizados juntos, potencializam os resultados e aumentam a proteção e o controle das operações

Definir a melhor opção de segurança para o comércio, entre fazer o uso do recurso humano ou apostar exclusivamente em tecnologia. Esta pode ser uma dúvida frequente para proprietários e gestores de comércios. Mas não precisa ser uma questão de apenas uma resposta correta.

O comércio é um ramo que exige não só estratégia, mas também um ótimo preparo e planejamento.

Podemos considerar que um bom ponto comercial é aquele que está, principalmente, bem localizado. Em um local bem movimentado do bairro, ou no centro da cidade.

E mesmo aqueles que porventura estejam mais afastados, normalmente escolhem áreas estratégicas para o tipo de produto ou serviço do negócio.

Neste contexto, é inevitável correr o risco de furtos e roubos. Pontos muito movimentados podem ser um ambiente propício, pela falta de atenção dos vendedores. E locais mais tranquilos, serão igualmente atrativos para ladrões, pois a calmaria pode também tornar as pessoas desatentas.

Lojas que comercializam produtos normalmente possuem uma preocupação a mais no quesito de segurança. Mercadorias expostas ou as em estoque tornam-se um atrativo para ladrões. Assim como os equipamentos eletrônicos do estabelecimento, e o próprio dinheiro em caixa.

Em um ano repleto de altos e baixos, quem deseja se manter estável perante o conturbado cenário da pandemia, precisa investir em proteção.

Ainda com incertezas pela frente, tanto as pessoas como o patrimônio devem estar seguras. Permitindo que tempo e energia sejam focados no que realmente importa: manter o seu negócio de pé, protegido e preparado para as nuances do mercado.

Segurança para o comércio – como definir a solução mais eficaz

Não há receita pronta e nem fórmula mágica. Quando falamos de soluções de segurança, abre-se um extenso leque de opções, cada uma elaborada para atender um problema específico.

É fato que os sistemas de segurança eletrônica chegaram para ficar, otimizando tempo e investimento em muitas das operações.

Porém, engana-se quem pensa que a tecnologia é definitiva. Pelo contrário, em diversas situações ela complementará o trabalho humano. Possibilitando que se tire proveito tanto da inteligência humana, quanto da de máquina.

Além disso, a definição dos artifícios que serão utilizados para uma solução ou projeto de segurança será definida de acordo com o ponto mais importante: a necessidade do cliente.

Por isso, listamos a seguir as possibilidades, características e finalidades de cada serviço, a fim de exemplificar o que cada universo pode oferecer.

Vigilância humana na segurança para o comércio

A vigilância humana abrange alguns tipos de dinâmicas, com tarefas customizadas a partir da necessidade e realidade de cada cliente.

Vigia

Por vezes confundido com o porteiro, o vigia tem o papel de guardar e zelar pelo patrimônio. Suas tarefas são simplificadas e estáticas. O perfil deste tipo de profissional não precisa ser especialista, uma vez que realiza apenas funções de fiscalização e observação do local.

Porteiro

Já o porteiro desempenha um trabalho mais ligado às pessoas. Podemos resumir suas atribuições em: controle de fluxos, orientação e direcionamento para os locais que desejarem.

Vigilante (armado e sem armamento)

Dos 3 tipos de vigilância humana, o vigilante é o que mais se difere dos dois primeiros. Isto porque seu trabalho é fiscalizado pela Polícia Federal, e regido pela Lei 7.102/1983.

Sua atuação exige formação técnica, como cursos e certificações registradas na Carteira Nacional de Vigilante. Outra diferença, é que os vigilantes podem, quando necessário, fazer o porte de armas.

As empresas que prestarem este tipo de serviço em segurança armada necessitam de uma autorização do Ministério da Justiça.  São reguladas e fiscalizadas pelo Departamento de Polícia Federal para o exercício da segurança privada.

Poucas pessoas podem se atentar a este fato, mas ao contratar um serviço de vigilância, deve-se também estar atento ao perfil do profissional. Atenção, postura e posicionamento são habilidades essenciais.

Outra avaliação necessária é a do local a ser vigiado. Um estudo sobre os riscos, vulnerabilidades, números de funcionários, localização e brechas de segurança. Estas informações darão suporte para a definição do melhor plano de segurança com a presença de um vigilante.

Dispositivos eletrônicos na segurança para o comércio

Os recursos tecnológicos para a segurança no comércio são alternativas altamente eficientes. Quando combinados entre si, reforçam ainda mais a proteção. Automatizando dinâmicas para proporcionar maior rapidez e controle das situações.

Monitoramento por câmeras

As câmeras são um artifício muito utilizado, por sua praticidade e autonomia. Sua loja poderá ser vigiada 24 horas por dia, 7 dias por semana. O proprietário tem ainda a possibilidade de acompanhar tudo diretamente do seu celular, monitorando diferentes pontos do local.

Aqui, vale ressaltar que, as câmeras funcionam como um sistema de prevenção. Portanto, devem estar sempre atreladas a outras soluções complementares.

Portaria Remota

Controlada por uma central de monitoramento, a portaria remota conta com um sistema de câmeras que transmitem imagens através da conexão com a internet.

A central, composta por vigilantes especializados, acompanha toda a movimentação. Ao constatar um momento de risco, tomará as devidas providências e acionará prontamente a polícia.

Controle de acessos

Lembre-se que a segurança do seu comércio não engloba apenas os clientes, mas também seus colaboradores. O controle de acessos pode ser uma eficiente ferramenta quando falamos em entrada e saída de funcionários.

O sistema permite acesso apenas para pessoas autorizadas, através de senhas, cartões-chave ou a integração de crachás. Uma ótima alternativa também para estoques, almoxarifados e demais áreas restritas.

Reconhecimento biométrico

Se você achou o controle de acessos uma solução interessante para o seu negócio, avalie também o reconhecimento biométrico.

Baseado na identificação de características do indivíduo, como as digitais, por exemplo, o sistema faz a leitura e libera o acesso apenas às informações cadastradas.

Em tempos de distanciamento social, os sistemas por reconhecimento de voz, reconhecimento facial e identificação dos olhos (leitura da íris e retina) são os mais utilizados, por exemplo.

Sensores “quebra vidros”

Os sensores “quebra vidros” funcionam por meio da captação do som e vibração do vidro quebrando. Ao detectarem o ocorrido, emitem um alarme e notificam imediatamente a central de segurança

Uma vez que utiliza sensores inteligentes, o sistema é à prova de alarmes falsos e ainda permite que a sensibilidade seja ajustada de acordo com a necessidade estrutural do ambiente.

Independente dos meios, seu comércio precisa estar em segurança!

Podemos observar que hoje o mercado oferece muitas opções para as soluções de segurança. Tão importante quanto entender qual será a mais eficaz para o seu negócio, é contar com um fornecedor experiente e de confiança.

O Grupo Segura oferece a estrutura completa de segurança para o comércio, seja por meio da vigilância humana ou de dispositivos eletrônicos. Nossos projetos personalizados de segurança se baseiam em um estudo aprofundado das necessidades do cliente. Identificando as melhores ferramentas e profissionais que cuidarão do seu negócio.

Clique aqui e saiba mais sobre as nossas soluções completas para proteger seu patrimônio de todos os ângulos.

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.