O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Rastreamento de Veículos  > Rastreamento de veículos, como monitorar cargas e frotas?
rastreamento de veículos

Rastreamento de veículos, como monitorar cargas e frotas?

É crescente a preocupação com o transporte de cargas e veículos de frotas, fazendo com que tanto segurança pública como privada voltem seus esforços para o rastreamento. O período de quarentena trouxe não só uma crise econômica para o país, mas também um forte sentimento de insegurança

O rastreamento de veículos atua com precisão a favor do monitoramento e do controle de veículos, cargas e frotas no geral. Em tempos de instabilidade no cenário social e econômico, a segurança deve ser redobrada, principalmente com cargas e veículos – partes ativas do negócio.  

Engana-se quem pensa que a sensação de segurança gerada pelo isolamento social é um fato concreto. Houve sim um momento de baixa nos índices de criminalidade em momentos durante a pandemia. Porém, a realidade de agora em diante será diferente. 

O pós-pandemia será um momento delicado, e que irá exigir muito planejamento e preparação. Isto porque as crises econômicas e sociais podem afetar bastante o cenário daqui pra frente. E com o “plus” da instabilidade institucional, a previsão é o aumento nos índices de criminalidade violenta, roubos e crime organizado. 

Tão real é este fato, que o próprio governo já prepara um pacote de segurança com o objetivo de ajudar a área de segurança pública nos estados e municípios. O plano prevê o investimento de 1 bilhão de reais durante os 4 anos de sua duração. 

O principal objetivo do plano é reduzir a taxa de homicídios, mas também aponta as seguintes consequências da crise econômica no país: 

  • Aumento da criminalidade violenta
  • Elevação dos roubos de cargas e crimes contra agências bancárias; 
  • Crescimento da violência doméstica; 
  • Crimes cibernéticos (internet); 
  • Fortalecimento e diversificação de atuação no crime organizado e aumento de desordem pública. 

Deste ponto de vista, podemos visualizar todo um movimento sendo feito pela iniciativa pública a partir do entendimento dos problemas que podem chegar. 

É, portanto, de suma importância que o empresário esteja também preparado. Prever investimentos estratégicos de segurança para o seu negócio pode evitar uma série de eventos indesejados. 

Rastreamento de veículos – como funciona? 

O rastreamento de veículos envolve um acompanhamento via GPS (Global Positioning System, ou em português: Sistema de Posicionamento Global), que localiza imediatamente o ponto onde o automóvel se encontra. 

O sistema de rastreamento também envolve um software onde são visualizadas as informações relacionadas ao posicionamento geográfico do veículo

Este modelo pode ser considerado o mais básico de todos, pois não permite uma supervisão muito aprofundada no quesito de dados. Acaba sendo mais utilizada em buscas de veículos furtados

Monitoramento veicular 

Já o monitoramento veicular é mais elaborado, fazendo a junção das funções do rastreamento descrito acima, com um sistema de alerta e relatórios

Este serviço permite configuração, de modo que atenda a necessidade da logística de cada cliente, permitindo que acompanhe dados específicos.  

Com o monitoramento veicular, é possível saber a posição, o sentido de deslocamento e a velocidade do veículo. Com estas informações, é possível projetar dados como: 

  • Desvios de rota
  • Tempo de deslocamento; 
  • Excessos de velocidade; 
  • Locais de parada e tempo permanecidos. 

Estes recursos são valiosos tanto para o controle de frota, quanto para o entendimento do comportamento do motorista. Facilitando a identificação de possíveis problemas que precisem ser corrigidos, envolvendo o preparo, treinamento e conscientização dos condutores

Telemetria Veicular 

Outra ferramenta associada ao monitoramento de veículos, e muito efetiva para o controle de frotas, é a telemetria

Trata-se da automatização da coleta e envio de dados. Ou seja, as informações são transmitidas para a central, possibilitando uma série de controles. 

Elementos como distância percorrida, consumo de combustível e velocidade média, são alguns dos pontos capturados pela telemetria veicular. Está também ligada aos diversos sensores dos veículos, capturando informações sobre os freios, o motor, sistemas eletrônicos, entre outros. 

Todos os dados são endereçados à central, e ficam disponíveis para consulta do responsável, em sua forma bruta e também já em forma de gráficos. Suas configurações também possibilitam a criação de alertas, como para os casos de excesso de velocidade, por exemplo. 

Estes recursos facilitam e otimizam todo o processo de acompanhamento. Sendo assim, os gestores podem acessar os dados a qualquer momento e de qualquer lugar. E ainda analisá-los através do formato que melhor lhe atender.  

As vantagens do monitoramento de cargas e frotas 

Até aqui, pudemos observar como a tecnologia oferece uma porção de ferramentas para o controle e supervisão, tanto de cargas como das frotas da sua empresa

Mas você pode estar se perguntando se esta solução poderia auxiliar de forma completa a logística do negócio. Por isso, listamos a seguir as principais vantagens de aderir ao monitoramento: 

Otimização de custos 

O controle da frota permite garantir que o melhor e mais rápido caminho esteja sendo seguido. Ou seja, evitando horas desperdiçadas no trânsito e pedágios. 

No longo prazo, esta torna-se uma boa forma de economizar – combustível, tempo e riscos. Além de ser uma ótima vantagem para sua empresa, ainda garante a maior satisfação do cliente, que receberá um serviço de entrega mais rápido

Prevenção para roubos e saques 

Os veículos estão sempre sujeitos a roubos e saques, e o monitoramento pode ser útil tanto em uma ocorrência (realizando o rastreamento) como para a sua prevenção (inibindo possíveis tentativas). 

Melhora na logística 

A logística da sua empresa será otimizada. Ou seja, você possuirá mais conhecimento sobre: o trajeto percorrido, as datas de entrega das mercadorias, disponibilidade de veículos para novas entregas, e identidade dos profissionais responsáveis pela entrega, por exemplo. 

E ainda, a existência de possíveis problemas será muito mais facilmente identificada, tornando toda a operação mais ágil e efetiva

Conte com um serviço completo de rastreamento 

Ao contratar um serviço de rastreamento de veículos, é de suma importância ter a sua disposição, softwares completos de rastreamento de veículos e telemetria. 

O Grupo Segura oferece infraestrutura completa e dados inteligentes. Também disponibiliza relatórios de leitura que trazem todas as informações relevantes e pertinentes para a gestão aprimorada da logísticaOu seja, você estará no controle, não importa onde estiver! 

Entre em contato conosco e saiba como a Segura pode te ajudar a melhorar a gestão da frota de veículos.