
10 dicas para um projeto de segurança eletrônica ser completo
Em uma realidade onde sinistros, roubos e assaltos acontecem com frequência ter apenas a sensação de estar seguro já não basta.
É preciso que a proteção seja eficaz, tenha capacidade para identificar, comunicar e bloquear o acesso não permitido e ainda faça o registro destes eventos. É por isso que empresas e condomínios precisam ter um projeto de segurança eletrônica.
Afinal, é dentro dele que estarão previstas todas as ações necessárias para minimizar danos ou prejuízos de várias naturezas.
No entanto, esse plano precisa conter alguns elementos básicos para ter sucesso. Do contrário sua eficácia fica comprometida.
Pensando nisso, vamos pontuar tudo o que precisa ser contemplado neste projeto para que a segurança cumpra com os seus propósitos. Acompanhe!
Itens essenciais em um projeto de segurança eletrônica
Muitas pessoas só sentem a necessidade de um projeto de segurança eletrônica quando sofrem alguma intercorrência.
No entanto, é preciso investir na prevenção. Sobretudo, ter a consciência de que a qualidade desse projeto vai depender da integração de tecnologias, de mão de obra qualificada e de processos bem definidos.
Saiba o que exigir para ter os melhores resultados no seu projeto de segurança eletrônica:
#1 Diagnóstico e análise de risco
Essa avaliação é feita por meio de análises técnicas do ambiente em questão, realizadas em dias e horários alternados, para detectar vulnerabilidades nessa estrutura.
Assim são avaliados os pontos mais sensíveis, os sistemas de segurança já existentes, o comportamento das pessoas e tudo mais que possa colocar em risco a proteção dos bens e a integridade física dos indivíduos.
#2 Controle de acesso
Saber exatamente quem entra e sai do ambiente é fundamental para a segurança. Por isso, é uma necessidade que precisa ser contemplada no projeto de segurança eletrônica.
#3 Videomonitoramento
O apoio das câmeras de CFTV é um outro exemplo de tecnologia que precisa ser contemplado. Para além dos equipamentos, é necessário que o projeto cite os locais de instalação e os serviços inclusos no monitoramento, que deve ser feito por meio de uma central.
#4 Segurança perimetral
Monitorar os limites da propriedade se faz necessário para evitar acessos não autorizados. Em geral, essa tecnologia é aplicada em cercas elétricas, concertinas e alambrados. Recursos estes muito eficientes para detectar vibrações ou tentativas de intrusão.
#5 Detecção à alarmes de incêndio
Além das demais áreas descritas é importante prever recursos para detectar e evitar o risco de incêndio. No geral, isso é feito por meio de detectores de fumaça, de aspiração e de outros meios que permitam detectar uma ameaça e agir prontamente.
#6 Descritivo dos equipamentos
Além dos tipos de bloqueio citados é fundamental que no projeto estejam contempladas as tecnologias utilizadas. Para isso, é preciso que a empresa contratada esteja atenta às inovações de mercado, para garantir a melhor qualidade com o melhor custo benefício para o cliente.
#7 Descritivo de instalação
É importante que o projeto de segurança eletrônica indique corretamente a quantidade e os locais em que os equipamentos devem ser instalados. Isso, levando em conta as características do ambiente e as diferentes necessidades de proteção que ele apresenta.
#8 Previsão de investimento
Faz parte do projeto de segurança a apresentação do orçamento e o prazo necessário para a execução do projeto. São essas informações que darão garantias de que a proposta é de fato realizável e está de acordo com o que a análise de risco indicou.
#9 Definição das responsabilidades
Além dos equipamentos e de um orçamento equilibrado o projeto de segurança eletrônica exige também equipe técnica capacitada para desempenhar suas funções.
Para isso, ele deve conter em sua estrutura as responsabilidades da equipe de trabalho. Ou seja, quais atividades devem ser desenvolvidas e quem será o responsável pela execução.
#10 Fornecedores de equipamentos
Para concluir, o projeto deve contemplar ainda a indicação das empresas fornecedoras. Sobretudo, para assegurar que o desempenho destas marcas esteja de acordo com os objetivos do projeto.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você conseguir avaliar a qualidade de um projeto de segurança eletrônica. Ficou alguma dúvida? Deixe as suas considerações nos comentários para que possamos continuar nossa conversa.
O Grupo Segura é uma das empresas mais conceituadas do mercado e uma ótima opção para o seu perfil! E você ainda pode solicitar uma avaliação do seu ambiente de segurança, para testar gratuitamente antes de contratar.