O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Condomínio  > Pós-pandemia em condomínios: o que mudará no novo normal?
novo normal em condomínios

Pós-pandemia em condomínios: o que mudará no novo normal?

As mudanças decorrentes da pandemia em residenciais forçaram a adaptação das pessoas e dos serviços realizados. É momento de pensar diferente e criar soluções que beneficiem a todos, mantendo a segurança e saúde dos moradores

A realidade do novo normal em condomínios provoca desafios que atingem todas as atividades rotineiras dos moradores.

Mas uma coisa é certa: o novo contexto de mercado originado pela pandemia afetou o mundo como um todo. Não há um segmento sequer que não tenha sentido os efeitos das novas dinâmicas da vida em sociedade.

Isto porque o consumidor também mudou. E independente do perfil, classe média ou escolaridade, todos nós fomos invadidos pelos sentimentos de surpresa, preocupação e incerteza geradas pelo cenário do distanciamento social.

O próximo passo agora é pensar daqui pra frente. Como será que reagiremos ao novo mundo pós-pandemia?

Ainda que pareça difícil, é importante tentarmos fazer a reflexão dos pontos positivos que este momento de “crise” está trazendo.

Não, não podemos considerar que a pandemia seja uma coisa boa. Mas se pararmos para analisar, todo período de dificuldades pode resultar em melhorias e evolução.

Empresas centenárias que estão até hoje firmes e fortes no mercado já passaram por muitas situações adversas. Este é um bom exemplo para se observar.

A existência delas mesmo após tanto tempo de atuação, significa que atravessaram muitas fases e, com certeza, inúmeros desafios.

E cada um deles foi fazendo com que se tornassem mais fortes. Construindo uma espessa “armadura” que possibilitou sua longa jornada até aqui.

Na ciência, também não é diferente. A evolução das espécies, dizem as teorias, ocorreram justamente nos momentos de intensas mudanças. O resultado? Sobrevivem os que mais fácil de adaptarem.

Tudo isso nos leva a entender e observar que este pode ser um período muito suscetível para novas ideias, tecnologias e inovações. A aceitação de novos produtos e novas práticas de serviços nunca foi tão facilitada.

Os desafios do novo normal em condomínios

O primeiro impacto nos condomínios foi o fechamento total das áreas comuns e a recomendação de se evitar e diminuir as circulações. Logo em seguida, a disponibilização de álcool em gel nas áreas comuns.

Mas os desafios da nova rotina vão muito além. Desde dinâmicas como reuniões de condomínios adaptadas para o ambiente virtual, até minimercados instalados dentro dos condomínios para atender moradores em isolamento.

Aumento de ruídos e barulhos, originados pela permanência prolongada de pessoas em seus apartamentos – seja pelo trabalho home office ou a presença das crianças em período integral em casa.

Ao mesmo tempo que a maior permanência das pessoas dentro do condomínio acaba gerando maior e melhor relacionamento entre moradores.

O reconhecimento e valorização dos funcionários, que estão ali diariamente para manter tudo em ordem para uma rotina mais tranquila dentro do condomínio.

Síndicos que acompanham de perto estes movimentos garantem que esta fase será prolongada. Ou seja, a volta para o antigo normal irá demandar mais tempo do que o esperado.

Inovação nos serviços essenciais

Os serviços essenciais, aqueles que são indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, foram os primeiros que tiveram de se adaptar ao “novo normal”.

Impossibilitados de pararem completamente, os profissionais desta categoria precisaram, mais do que nunca, exercitar sua resiliência. Nesse sentido, a força e dedicação também foram atribuições necessárias para continuarem executando seus trabalhos com excelência, apesar do panorama em questão.

Portanto, atuantes de áreas como saúde, assistência social, segurança, transportes, comunicação, dentre outras, reinventaram-se.

Os colaboradores do Grupo Segura também estão nesta linha de frente. O trabalho não teve pausas e nem adiamentos. Ou seja, mesmo diante do desconhecido, adaptações e reforços ocorreram em diversas atividades.

Serviços como limpeza, segurança, e vigilância são essenciais e fazem total diferença para o dia a dia de condomínios e empresas.

Novas práticas para limpeza

A Limpeza e Conservação do Grupo Segura trouxe técnicas inovadoras para desinfectar ambientes.

A higienização em condomínios possui papel fundamental na prevenção contra o Coronavírus. Exige produtos adequados e profissionais capacitados para seguir os procedimentos de segurança e saúde.

Locais como portarias, hall de entrada e elevadores precisam de atenção especial. Além disso, os objetos como: maçanetas, painéis eletrônicos de senha, interfones e telefones.

A movimentação reduzida de pessoas nestes ambientes não elimina a possibilidade de disseminação do vírus.

Tanto é que os profissionais adotaram o uso de novos EPIs para reforçar os cuidados.

Além dos usuais sapatos fechados, calça comprida, luvas de borracha e avental, o uso de máscaras durante todo o período de execução do trabalho é essencial.

Não só os cuidados com a limpeza, os condomínios precisaram adotar regras e práticas que mantenham o controle do fluxo de moradores para o recebimento de entregas.

Com a alta dos serviços delivery, as medidas são necessárias para garantir a qualidade de vida e segurança dos moradores. Assim como do profissional que está exercendo seu trabalho de entregador.

O valor – ainda maior – da segurança

Com as atividades de Segurança e Vigilância não é diferente. No início da pandemia, a diminuição de movimentação de pessoas em empresas, condomínios e estabelecimentos pode até ter causado uma falsa sensação de mais tranquilidade e segurança.

Porém, as mudanças na rotina destes locais pode ser uma facilidade e oportunidade para criminosos e invasores.

Desta forma, algumas soluções são indicadas para maior proteção de pessoas e do patrimônio.

Portarias remotas

Sem demandar a presença de um porteiro, as portarias remotas funcionam de forma totalmente automatizada.

O controle e comunicação são realizados remotamente através de centrais, que ficam localizadas fora dos prédios.

Estas centrais concentram uma equipe de técnicos de segurança treinados para monitorar o local à distância. Ou seja, por meio de imagens captadas por câmeras instaladas no condomínio.

Segurança por câmeras

Câmeras são artifícios muito úteis dentro de condomínios. Não só pela questão do monitoramento da entrada e saída de moradores.

Elas podem, por exemplo, sinalizar a presença de um serviço delivery na portaria.

Juntamente ao dispositivo de interfone, serem utilizadas como meio de comunicação entre o inquilino e o entregador. Isto proporcionará mais segurança para ambos.

O Grupo Segura oferece um serviço completo de Segurança Eletrônica. O monitoramento integral, de modo contínuo, oferece proteção 24 horas por dia, 7 dias na semana. Tudo acompanhado pela sua Central de Controle e Monitoramento.

O sistema de acessos nas portarias permite controle através de biometria, cartões, tags, portões remotos ou catracas, onde somente pessoas autorizadas podem circular pelo local definido.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre as soluções do Grupo Segura.

 

analise-gratis-condominio-banner-site