O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Limpeza e Conservação  > Os segredos da limpeza de pisos
limpeza de pisos

Os segredos da limpeza de pisos

A limpeza de pisos exige cuidados especiais, que dependem do tipo de material, mas também dos produtos e técnicas utilizadas.

A importância da correta limpeza de pisos vai muito além da estética e da higiene. Um piso mal cuidado pode perder seu brilho, manchar ou até mesmo oferecer perigo se algum produto aplicado incorretamente torná-lo escorregadio demais.

Por isso, para garantir resultados de excelência, o trabalho de higienização de pisos deve levar em conta o tipo de material.

A limpeza profissional, portanto, é recomendada tanto por conta da dificuldade quanto da correta aplicação de produtos. Realizar corretamente todo o processo é essencial para a durabilidade dessas superfícies que ocupam grandes áreas de empresas, condomínios e residências.

Então não saia por aí aplicando qualquer tipo de produto! E para um trabalho de manutenção, uma limpeza mais leve, siga as dicas abaixo.

Dicas para limpeza de pisos de diferentes tipos

Limpeza de pisos porosos

O início da limpeza de pisos mais brutos deve ser feito com vassoura ou aspirador de pó. Somente depois é que vem a limpeza com o produto específico, com pano ou mop.

O famoso limpa-pedras pode ser utilizado em superfícies porosas, com pedras de aspecto rústico, mas somente em áreas externas.

No caso de sujeiras mais leves ou áreas internas, o uso recorrente do produto pode agredir e danificar seu piso. Portanto, cuidado! Especialmente com produtos muito concentrados.

As pedras porosas, mesmo as não tão porosas como a ardósia, possuem grande poder de absorção. Isso facilita o aparecimento de manchas ao longo do tempo.

Em limpezas profissionais também pode ser feita a impermeabilização, procedimento que impede o acúmulo de água por baixo do piso e infiltrações na estrutura do imóvel.

Para a limpeza de manutenção, não utilize produtos abrasivos como escovas com cerdas duras ou esponjas de aço. Elas podem riscar a superfície de forma irreparável.

No caso do cimento queimado, entretanto, é possível lixar delicadamente a camada mais superficial para remover riscos e manchas. Para isso, use uma lixa fina.

Limpeza de superfícies lisas

Pisos frios como cerâmica e porcelanato exigem uma limpeza delicada. Por isso, não use desinfetante. Esse produto abre os poros desses materiais, dificultando sua limpeza.

Fora este cuidado, a superfície lisa é a mais fácil de limpar.  Seja de aspecto acetinado ou polido, a higienização também começa com a vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó. Depois disso, panos úmidos dão conta do recado para limpezas mais leves.

Em banheiros é indicado uso de água sanitária pelo menos uma vez por semana, para evitar mofo e bolor. Pela mesma razão, é necessário manter o piso sempre seco.

Para remover sujeiras mais persistentes, pode-se utilizar algum saponáceo, mas com cuidado. Sabão em pó e ácidos não são indicados, pois formam películas e manchas que deixam o piso cada vez mais embaçado.

E se você costuma utilizar álcool no piso para desinfetar, melhor ter cuidado na aplicação. Use sempre em quantidades pequenas, diluído em água.

Higienização de carpetes

Temos aqui um caso típico de algo fácil, porém trabalhoso! Limpar carpetes consiste basicamente em usar pano úmido (evitando água em excesso para não causar mofo) e aspirador de pó.

O acúmulo de poeira em carpetes é muito grande, e por isso a limpeza deve ser frequente. Caso contrário, problemas respiratórios serão a consequência, especialmente se houver alguém alérgico por perto.

Por isso, assim como em todos os outros casos, o aconselhável é contratar um serviço profissional de limpeza.

Caso algum alimento, bebida ou produto for derramado acidentalmente sobre o carpete, remova o mais rápido possível para evitar que ele penetre e se fixe nas fibras.

Algumas substâncias podem reagir com o tecido causando manchas permanentes se não forem removidas a tempo.

Cuidados especiais com laminados e vinílicos

Os tipos mais populares de pisos nos dias de hoje são escolhidos justamente pela facilidade de limpeza. Porém, o contato com a água e o sol podem deformar essas superfícies.

Por isso evite instalá-lo em locais onde não seja possível proteger da luz do sol, e quando higienizar outros locais tome muito cuidado para que a água não entre em contato com estes materiais.

Evitando esses dois aspectos, no entanto, a limpeza destes tipos de piso também é muito simples e rápida.

O conhecido ritual vassouras, aspirador de pó, pano úmido bem torcido já é o suficiente para a limpeza leve. Apenas deve-se ter o cuidado de fazer os movimentos de limpeza no sentido longitudinal das réguas.

Para sujeiras mais difíceis, a limpeza é fácil! Utilize detergente neutro diluído na água. Porém, para a remoção de manchas, fica um pouco mais complicado… Cada tipo de mancha exige um tipo diferente de produto para remoção. Nestes casos é melhor contratar especialistas.

Como a superfície deste tipo de piso é impermeável (sem porosidade), nunca utilize cera. As manchas que surgirão com o tempo serão impossíveis de remover.

Além dos cuidados com os produtos utilizados, o dia a dia nos laminados e vinílicos também exige atenção redobrada. Não arraste móveis sobre eles e cuidado com cadeiras de rodinhas.

Conte com limpeza de pisos especializada

É preciso tomar cuidado não apenas com os produtos, mas também com os equipamentos e máquinas utilizados. Sim! Em alguns casos são necessários equipamentos e máquinas profissionais.

Só eles garantirão a durabilidade dos pisos, pois são planejados para as características específicas de cada superfície. E é claro que devem ser manejados por profissionais habilitados.

Resumindo, quando necessitar de uma limpeza mais profunda, é sempre melhor contratar uma empresa especializada em limpeza.

Um especialista aplicará sempre as melhores técnicas para os melhores resultados, tanto na limpeza de pisos quanto em qualquer outro tipo de higienização.

O Grupo Segura tem uma divisão de asseio com técnicos experientes, maquinário profissional, dispondo dos produtos mais adequados. E você pode solicitar uma avaliação das suas necessidades agora!