O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Condomínios  > Muro, cerca ou grade, qual a melhor segurança estrutural?
segurança estrutural

Muro, cerca ou grade, qual a melhor segurança estrutural?

A segurança estrutural é uma das primeiras preocupações nas fases de estruturação física do patrimônio. Saiba qual a melhor alternativa para combater a ação de criminosos

A segurança estrutural pode parecer apenas mais um elemento pertencente à edificação, seja ela residencial, empresarial, industrial ou comercial. Porém, para definir qual o tipo mais adequado, é necessário que alguns fatores sejam levados em consideração.

Nomeia-se segurança estrutural as formas de barreiras físicas que garantem a proteção de ações externas em um ambiente. Estes recursos podem ser, por exemplo, muros, cercas ou grades.

Independente de qual for o tipo, os mesmos precisam ser funcionais no sentido da segurança, proporcionando toda a proteção exigida para o local.

E também devem estar em harmonia com a construção e atender às demandas das operações envolvidas no negócio (como logística, atendimento, etc).

O primeiro passo a ser dado é entender qual o principal objetivo e as reais necessidades de segurança do seu patrimônio.

Assim, é possível compreender quais os artifícios mais adequados para o planejamento da segurança perimetral da empresa – que compreende todas as formas de barreiras, além da estrutural.

A segurança perimetral engloba também soluções tecnológicas, chamadas barreiras digitais, como câmeras de segurança, alarmes e sensores.

Há ainda as chamadas barreiras psicológicas, que tem a ação de inibir a iniciativa de invasores por meio de efeito psicológico.

Um exemplo delas são as placas de “Proibida Entrada” ou “Cuidado – Cão Bravo” (ou a própria presença de um), que não necessariamente impedem a entrada. Mas incitam distanciamento da área.

Segurança estrutural: qual a melhor opção?

Ao se deparar com a dúvida entre a colocação de muros ou cercas, algumas especificações e características podem lhe auxiliar na escolha.

A seguir, citamos as principais diferenças, vantagens e desvantagens:

Muros

Muros tem a característica de não só proteger, como também bloquear a visão de quem está do lado de fora. Causando assim uma maior sensação de privacidade, uma vez que dificultam a observação do local por parte de bandidos.

Para que sejam realmente resistentes a tentativas de invasão e com boa aparência, os muros precisam ser bem feitos.

As possibilidades em materiais são diversas, como tijolos, pedras e concreto. Dependendo da escolha da matéria-prima, além de influenciar na estética, o custo de obra poderá ser maior ou menor.

No entanto, em comparação com as cercas, os muros são uma opção de menor investimento.

Como desvantagem da colocação de muros, podemos apontar o fato de “disfarçarem” a presença do ladrão. Uma vez dentro do perímetro da empresa, o invasor fica protegido da visão externa.

Deste modo, construir um muro muito alto pode ter efeito contrário ao desejado.

Pesquisas apontam, inclusive, que criminosos preferem invadir locais murados. Justamente por este atributo de “escondê-los” dentro do terreno invadido, facilitando o arrombamento.

Cercas e Grades

As cercas são alternativas muito utilizadas na impossibilidade de construção de muros. Normalmente, seu custo é superior devido aos materiais sob medida e a questão das espessuras. Quanto mais encorpadas, maior a segurança.

Não há dúvidas que as cercas oferecem uma aparência muito mais refinada. Ferro, vidro, aço e alumínio são as matérias-primas mais usadas.

O vidro, diferente do que se possa pensar, é uma boa opção para cercas. Isto porque irá causar certa dificuldade nas possíveis tentativas de escalada dos invasores.

Existem também os modelos mais econômicos, como a cerca de arame farpado helicoidal. Este tipo de solução pode ser implementado tanto em muros como cercas. Seu visual, mais agressivo e muito menos atrativo, pode auxiliar na intimidação de malfeitores.

As grades de ferro são outro tipo de proteção que exige menos investimento, mas se deve observar a sua espessura. Grades muito finais podem ser facilmente abertas por ferramentas como alicates, ou macacos. Recomenda-se utilizar barras de ferro ¾, que são mais reforçadas e consequentemente, mais seguras.

Fique atento à altura máxima para muros

Você sabia que existe uma altura máxima para muros, prevista em lei? É importante atentar-se a este ponto antes de iniciar o seu projeto.

Em Blumenau (SC) por exemplo, a Lei Complementar Nº 751 – Artigo 30 define que os muros edificados podem ter altura máxima de 3,50m (três metros e cinquenta centímetros).

Cada região possui suas variações dentro da legislação municipal, então o recomendado é consultar as normas vigentes de acordo com a sua cidade.

Pense além das barreiras físicas

Ao final deste artigo, você deve estar pensando: mas afinal, qual a opção mais segura?

Já observamos que ambas possibilidades possuem seus prós e contras. Mas a verdade é que a segurança da sua empresa, condomínio ou residência deve ser pensada como um todo.

Lembre-se que no início deste texto, falamos da segurança perimetral. E é justamente esta união entre os artifícios físicos e digitais que irá manter o ambiente verdadeiramente seguro.

Projeto de Segurança para proteger o seu patrimônio

Por meio de um Projeto de Segurança completo, os processos são elaborados de acordo com a sua necessidade e realidade financeira.

O diagnóstico e análise total do ambiente proporcionará uma maior confiança e assertividade nas soluções implantadas.

A unificação das ferramentas mais efetivas de segurança são implementadas a partir da identificação dos riscos. E outras variáveis como a temperatura, a iluminação, as condições climáticas e o fluxo de pessoas.

Com o serviço de Projeto de Segurança personalizado do Grupo Segura, você também terá acesso a:

  • Recomendação de equipamentos;
  • Investigações;
  • Auditoria de Segurança;
  • Planos de Contingência;
  • Processo de Gestão de Riscos;
  • Descritivo da instalação e garantias;
  • Cronograma e condições de pagamento;
  • Indicação dos responsáveis pela elaboração do projeto e execução;
  • Fornecedores dos equipamentos.

Tudo isso integrado à alta tecnologia e inovação, por meio de uma extensa gama de dispositivos.

Nosso time de especialistas é capacitado e credenciado, com uma infraestrutura completa em segurança eletrônica. Desde o gerenciamento até o controle de sistemas.

Conte com o Grupo Segura para o Gerenciamento e Controle de acesso, Sistemas de Vídeo-vigilância, Soluções de Alarmes e Monitoramento 24h, e Sistemas de Comunicação.

Tudo isso aliado aos serviços de dimensionamento de proteção, projetos de sistemas integrados, equipamento de apoio e Central de Monitoramento própria!

Entre em contato conosco e saiba como a Segura pode levar a solução ideal até você.

25 falhas comuns para comprovar que você não está seguro