O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Empresas  > 5 fatores que contribuem para manter o condomínio valorizado
manter o condomínio valorizado

5 fatores que contribuem para manter o condomínio valorizado

Manter o condomínio valorizado garante conforto aos moradores e imóveis com bons preços de mercado.

A valorização de um imóvel muito tem a ver com a área em que ele está localizado e com os recursos que o endereço oferece no entorno, como opções de lazer, bancos, farmácias e supermercados.

Entretanto, outra questão relevante quando o assunto é valorização patrimonial, é a qualidade do próprio empreendimento.

Por tamanha relevância, questões envolvendo a estética do prédio, a conservação das áreas e equipamentos, e a segurança que os empreendimentos oferecem precisam estar no radar das pessoas que desejam manter o condomínio valorizado.

Se este é o seu interesse, acompanhe as dicas que levantamos para você. Seguindo certos cuidados é possível cuidar para que seu imóvel se mantenha atraente ao longo dos anos e contribua para o fechamento de bons negócios.

Zele para que seu condomínio tenha uma aparência impecável

Como já dizia o velho ditado, a primeira impressão é a que fica. E a premissa vale também quando o assunto é manter o condomínio valorizado, uma vez que a estética do prédio, jardins e equipamentos têm grande impacto nestas questões.

Quando a pintura está desgastada, os jardins mal cuidados, há pichações nas paredes, equipamentos quebrados, etc. o local passa a sensação de desleixo e abandono. E tudo contribui para a perda de qualidade de vida de quem mora ali e a desvalorização de mercado do condomínio.

Por outro lado, ao manter estes locais bem cuidados, a melhoria no conforto dos moradores é notória, assim como a valorização dos preços dos imóveis, que passam a ser vendidos mais rápido e com margens muito melhores.

Terceirizar serviços de algumas atividades contribui para que o condomínio mantenha uma aparência impecável. Neste caso, o condomínio tem a opção de contratar serviços de limpeza, segurança, portaria, etc. com a garantia de estar ampliando a qualidade nas operações e ao mesmo tempo, enxugando custos para o condomínio.

Mantenha a manutenção preventiva e corretiva sempre em dia

Além dos problemas com a estética do prédio, outro grande vilão para desvalorizar o condomínio é identificado em áreas do prédio menos aparentes, como é o caso das instalações elétricas e hidráulicas.

Essas áreas podem mascarar problemas e ocasionar vazamentos, infiltrações,curto-circuitos, panes nos elevadores, nos sistemas de segurança e muitas outras questões que certamente resultarão em prejuízos aos moradores.

Fazer manutenções preventivas e corretivas é o caminho mais indicado para evitar problemas e manter o condomínio valorizado.

Para isso é preciso garantir um planejamento financeiro adequado, e certificar que os moradores estejam predispostos a fazê-las.

Quando não há dinheiro no caixa e os moradores rejeitam as melhorias, o condomínio passa a ficar sem reparos e com isso, a perda de qualidade é certa.

Importante também é selecionar prestadores de serviços especializados e habilitados a fazer o check-up predial.

Afinal, problemas também podem ocorrer por manutenções mal executadas. Serviços de qualidade, com bons antecedentes são sempre as melhores escolhas.

25 falhas comuns para comprovar que você não está seguro

Reforce a segurança para manter o condomínio valorizado

A preocupação com roubos, assaltos e invasões é generalizada e acomete diversas camadas da sociedade. Inclusive quem mora em condomínios.

É por isso que, investir na segurança é sempre um bom negócio, tanto para o bem estar dos moradores, quanto para manter o condomínio valorizado.

Serviços como vigilância, ronda, segurança eletrônica e controles de acesso na portaria se tornam essenciais. E com os avanços na área de segurança essas medidas protetivas estão cada vez mais precisas e eficazes.

As opções disponíveis no mercado são diversas, indo desde serviços de monitoramento com câmeras e alarmes, a controles de acesso totalmente automatizados, como é o caso da portaria remota e do acesso biométrico.

Para acertar na escolha dos produtos e serviços uma análise prévia das condições do prédio, realizada por uma empresa especializada em segurança, é recomendada.

O intuito é identificar potenciais áreas de risco, para que, a partir daí, possam ser identificadas as soluções que melhor se adequam às necessidades do condomínio em questão.

Fora isso é preciso criar regras claras de segurança para o condomínio e certificar que elas sejam respeitadas por todos os moradores, síndicos e funcionários.

Afinal, a segurança depende de um conjunto de ações, e só funciona se processos, a ação humana e equipamentos de segurança estiverem perfeitamente alinhados.

Cuide do orçamento do condomínio para evitar taxas elevadas

Um condomínio nunca deve arrecadar menos do que gasta, isso é fato. Porém, também precisa ficar atento ao peso que essas taxas exercem no bolso dos moradores, se quiser manter o condomínio valorizado.

Questões relacionadas às taxas de condomínio tem um grande peso na escolha do imóvel, e podem, em muitos casos, desestimular a compra ou a locação de um imóvel.

Fora isso também pode fazer com que o orçamento arrecadado não tenha fôlego para as manutenções recomendadas, ou ainda, para que se possa investir em melhorias.

Para isso, um controle financeiro eficaz é recomendado, com avaliações criteriosas, em especial, quanto às despesas.

Quando se passa a conhecer todos os detalhes, é mais fácil identificar, classificar as prioridades e manter o pagamento do que é necessário em dia.

Seja criterioso ao contratar prestadores de serviços para o condomínio

Ao contratar serviços diversos para o condomínio o síndico deve prezar pela idoneidade e fazer escolhas baseadas no histórico das empresas.

Para isso deve pesquisar muito antes de fechar qualquer contrato. É recomendado conversar com clientes atendidos pela mesma empresa, pedir informações em outros condomínios, exigir certificados de capacitação dos funcionários e documentos importantes e que darão garantias de que a empresa cumpre com as exigências legais de funcionamento.

Fazendo as escolhas certas, o condomínio só tem a ganhar terceirizando serviços.

Além disso, garante mais comodidade à gestão dos síndicos, que não precisam se preocupar com a substituição de funcionários em caso de faltas, rescisões, férias e 13° salário, com treinamento, uniformes, etc.

Terceirizando atividades operacionais o síndico tem mais tempo disponível para pensar na gestão do condomínio, otimizar o orçamento e promover melhorias.

E para finalizar, acima de qualquer atividade, é essencial a síndicos e moradores ter plena consciência de que zelar para manter o condomínio valorizado deve ser uma prioridade.

Um local com estrutura física bem conservada é sinônimo de boa imagem, conforto na moradia e bons preços de mercado.