O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Limpeza e Conservação  > Manter a limpeza no ambiente de trabalho pra quê?
limpeza no ambiente de trabalho

Manter a limpeza no ambiente de trabalho pra quê?

Temperatura, espaço e barulho são fatores que exercem influência direta sobre o trabalho das pessoas. Mas diferentemente deles, a limpeza é um fator que não se resolve uma única vez. Ela precisa ser observada constantemente.

A pergunta do título deste artigo não é uma provocação, nem uma forma irônica de menosprezar a limpeza no ambiente de trabalho. Muito pelo contrário: é uma pergunta sincera, e com boas respostas!

Quem passa horas seguidas em um ambiente de trabalho, convivendo com outras pessoas na mesma situação, sabe que a limpeza é fundamental para o bem-estar. 

Manter tudo limpo favorece necessidades básicas dos indivíduos. Afinal, aquele cheirinho agradável de limpeza e a sensação de ver tudo em seu devido lugar deixa qualquer pessoa satisfeita.

Mas ela também é importante de uma forma mais profunda, beneficiando o desenvolvimento, a conduta e a performance dos colaboradores. De uma forma sutil, mas eficaz, a limpeza no ambiente de trabalho promove a motivação das pessoas.

Além disso ela previne acidentes, garante a manutenção dos equipamentos e ajuda a compor um ambiente saudável.

Um método importado para manter a limpeza: o 5S

Sabe quando você arruma sua casa antes da diarista chegar? É mais ou menos isso que você deve fazer em seu ambiente de trabalho.

Mas não se preocupe, rotinas de arrumação não tomam muito tempo. E quem garante isso são os japoneses!

Foram eles que criaram o conhecido método 5s para manter a organização do ambiente de trabalho.

Em resumo, a metodologia consiste na ideia de que todos os colaboradores podem auxiliar no desenvolvimento de uma empresa com base em 5S:

  • Seiri – Senso de Utilização;
  • Seiton – Senso de Ordenação;
  • Seisou – Senso de Limpeza;
  • Seiketsu – Senso de Padronização;
  • Shitsuke – Senso de Autodisciplina.

E se você parar pra analisar, verá que todos os itens giram em torno do eixo central, o terceiro item – o senso de limpeza.

Afinal de contas, a utilização correta de recursos, a ordenação de objetos e processos, a padronização de elementos do ambiente e do trabalho e a disciplina tornam o local de trabalho mais limpo!

Essa cultura oriental chegou ao Brasil já faz algum tempo, e melhorou muito as coisas por aqui.

Mas, infelizmente, em algumas empresas as rotinas ainda estão viciadas em maus hábitos como espalhar lixo, lanchar na mesa de trabalho, deixar o filtro do ar-condicionado sujo, espalhar migalhas pelos tapetes, etc.

O que a falta de limpeza no ambiente de trabalho pode causar

Doenças e sensação de desânimo

Parece alarmista? Na verdade é a pura realidade. Um ambiente mal cuidado reflete diretamente na queda da motivação dos colaboradores.

Da mesma forma que você se sente bem quando entra em um local limpo e arrumado, qualquer pessoa se sente incomodada somente de frequentar um local sujo. Imagine então conviver com essa sujeira…

As obrigações do dia a dia, para serem executadas com comprometimento e agilidade, exigem cuidados de limpeza também por um motivo ainda mais importante: a saúde.

Mesmo que um funcionário doente não precise faltar ao trabalho, certamente ele renderá menos que o de costume. Mas o problema pode se agravar a ponto de chegar ao afastamento ou até mesmo internação do trabalhador.

E não se engane, muita gente já presenciou casos de pequenos desconfortos respiratórios que evoluíram para doenças relativamente graves por falta de cuidados de higienização no local de trabalho.

Redução da produtividade

A falta de limpeza no ambiente de trabalho tem um efeito colateral evidente: a desorganização do ambiente de trabalho.

Documentos fora do lugar são muito comuns nestes casos. E daí para a perda de papéis importantes é um pequeno passo.

Com certeza você já se viu em maus lençóis, impedido de realizar uma atividade urgente por não conseguir encontrar o que precisava. E o pior: a culpa foi toda da sua própria falta de atenção e planejamento.

Dá um desespero só de lembrar? Então não jogue mais fora o seu tempo e comece a pensar em organizar melhor as coisas. Detalhes como estes são muito fáceis de evitar, e mais adiante damos algumas dicas práticas para te ajudar.

Deterioração de equipamentos;

A depreciação dos produtos ou serviços é normal. Mas não é por isso que você tem que acelerar o processo!

A poeira e a sujeira em suas mais diversas formas (líquidos, fuligem, manchas, etc.) aceleram muito o desgaste dos equipamentos da empresa.

Além disso, o humor dos funcionários, fator já abordado acima, também  tem influência sobre a forma que estes equipamentos são utilizados.

Não é preciso dizer que o mau uso reduz a vida útil dos seus bens, exigindo manutenções e trocas constantes.

Reputação perante os clientes

Até aqui falamos dos perigos dos descuidos com a limpeza para a empresa e as pessoas que passam grande parte de seu tempo nela.

Mas além da perspectiva da sua equipe, você precisa considerar o ponto de vista dos seus clientes.

Se a primeira impressão é a que fica, o que dizer da primeira visita de um novo cliente às suas instalações? O que ele vai encontrar?

Se o espaço de trabalho estiver desorganizado e sujo, a imagem da sua empresa estará seriamente prejudicada na visão de seu cliente e também de muitos outros com quem ele tiver contato.

Em um nível inconsciente, a falta de cuidado com a limpeza no ambiente de trabalho transmite desleixo com as atividades relacionadas ao seu trabalho, mesmo que essa relação não exista.

A má impressão gera uma quebra de confiança muito difícil de reverter. Mais um motivo para você investir um tempinho de nada na limpeza, para evitar perder um tempão tentando recuperar sua reputação para fechar negócios.

5 medidas para ajudar na limpeza do ambiente de trabalho

Todo mundo pode e deve ajudar na arrumação e manutenção da limpeza do local de trabalho. Isso não significa pegar no pesado, pois são medidas simples, tais como:

  • Reservar um local apropriado para chaves, guarda-chuvas e outros utensílios e gavetas e pastas para documentos importantes. Reduzir o número de objetos sobre as mesas também é legal!
  • Manter limpos os teclados, monitores e mouses. Uma passadinha de pano úmido a cada sois dias é o suficiente para evitar panes ou trocas.
  • Liberar áreas comuns da empresa de objetos como caixas e materiais desnecessários e determinar um local adequado para guardá-los.
  • Providenciar um espaço para alimentação, de preferência com uma pia e uma lixeira por perto.
  • Estabelecer regrinhas como locais onde se pode ou não colar post-its, encostar móveis e cadeiras nas paredes e pendurar peças de roupas, entre outras e fazer com que todos tomem conhecimento.

Não abra mão da limpeza de verdade!

Solicitar aos funcionários medidas simples para manter a limpeza do ambiente de trabalho ajuda na manutenção. Mas aquela faxina pesada mesmo ainda é a melhor forma de manter tudo limpo de verdade.

Muitos optam por contratar um colaborador exclusivamente responsável por isso. Mas como qualquer outra função, é bom poder contar com profissionalismo e certas garantias.

Uma boa solução é a terceirização dos serviços de  limpeza, prevista pelo Tribunal Superior do Trabalho.

A principal vantagem é que a empresa terceirizada se responsabiliza totalmente pelo trabalho dos profissionais. Isso inclui os encargos trabalhistas e uso de EPIs.

Além disso, a empresa garante profissionais que saibam realizar uma boa limpeza no ambiente de trabalho, com os produtos corretos e técnicas específicas para não danificar seu patrimônio.

Se você quer garantir o melhor serviço de limpeza sem precisar mais se preocupar com isso, aplique as dicas deste artigo na prática e contrate bons profissionais!

 

Terceirização de serviços de limpeza