O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Limpeza e Conservação  > Volta às aulas: Como garantir a higienização de veículos escolares
higienização de veículos

Volta às aulas: Como garantir a higienização de veículos escolares

As aulas retornam diferentes e todos precisam se adaptar aos novos procedimentos de higiene baseados nas regras sanitárias estabelecidas pelo governo de cada estado

A higienização de veículos tornou-se um ponto de preocupação com a volta às aulas. A nova dinâmica irá exigir cuidados redobrados e que estejam dentro de todos os padrões de segurança estabelecidos pelo governo.

Uma das primeiras medidas tomadas em virtude da pandemia foi o fechamento das escolas. Por tratar-se de um ambiente de fácil proliferação da Covid-19, crianças e adolescentes deixaram de frequentar aulas presenciais por praticamente todo o ano de 2020.

Agora, em 2021, com a chegada da vacina, aos poucos as rotinas tendem a voltar ao normal. Neste novo cenário, é de extrema importância cuidar ainda mais da segurança e saúde dos alunos, professores e funcionários envolvidos. Ou seja, para que a sociedade aos poucos retome seu ritmo, a colaboração das pessoas é essencial.

Os números demonstram urgência no controle mais rígido dos cuidados nos ambientes das escolas. Só em Blumenau, 99 professores testaram positivo após a primeira semana de volta às aulas. Nesse sentido, a cidade aparece bem ranqueada no estado em número de casos de Covid.

A escola é um sistema essencial para formação de crianças e adolescentes. É preciso conscientizar a população e priorizar os protocolos de higiene, executando todas as ações que estiverem ao alcance para seu funcionamento seguro.

Higienização de veículos – Os cuidados redobrados na volta às aulas

Cuidar da saúde e segurança de todos no período de retorno das aulas significa pensar em todas as etapas envolvidas. O processo inicia nos veículos escolares, que transportam diariamente os alunos no trajeto de ida e volta para suas casas.

O serviço de transporte dos estudantes também precisa seguir os protocolos sanitários estabelecidos pelo governo. Mesmo que no formato de ensino híbrido, que é a alternativa que mistura aulas presenciais com ensino remoto.

As vans, ônibus e micro-ônibus, também devem estar de acordo com os procedimentos para diminuir o risco de contaminação. Além disso, envolvendo o uso obrigatório de máscaras, distanciamento nos veículos e aferição de temperatura.

Quais as regras de higienização de veículos escolares para SC?

Em Santa Catarina, por exemplo, as regras de segurança para a operação dos transportes escolares são as seguintes:

  • Nas regiões em risco gravíssimo, o transporte pode operar com 70% da capacidade de assentos sentados;
  • Já nas regiões em nível grave, alto e moderado, o transporte pode atender com 100% da capacidade;
  • A distribuição dos passageiros deve ser feita agrupando alunos de uma mesma escola na mesma região do veículo;
  • Manter as janelas e basculantes abertos (exceto em dias de chuva/frio extremo);
  • Os passageiros devem usar máscaras durante todo o trajeto;
  • Fazer pelo menos uma higienização interna por dia;
  • Disponibilizar álcool em gel;
  • Medir a temperatura com termômetro infravermelho dos estudantes antes de adentrarem no transporte escolar;
  • A entrada de pais ou responsáveis nos veículos é proibida, exceto em casos de extrema necessidade.

Diante de todas estas determinações, o setor foi inevitavelmente prejudicado pelas restrições. Após um ano inteiro de serviços parados, as empresas de transporte precisam aproveitar a retomada, se adequando aos procedimentos de higiene.

Para isso, a limpeza de qualidade é imprescindível e sua efetividade irá depender de uma gestão profissional.

A gestão da limpeza é fundamental

Quando falamos em gestão da limpeza, o serviço de facilities é a alternativa mais assertiva e indicada. Para a higienização de veículos, o facilities prestará o apoio completo da mão de obra especializada. Ou seja, da execução à coordenação, infraestrutura e pessoas.

Imagine uma categoria de serviço terceirizado que faz a gestão completa e aperfeiçoada da limpeza, visando o aumento da qualidade em todos os processos. Parece o mundo perfeito, mas é apenas a essência do facilities.

Este tipo de trabalho forma uma verdadeira parceria de confiança entre a prestadora de serviços e o cliente. Pois proporciona maior tranquilidade ao contratante, que não precisará mais perder seu foco se preocupando com atividades operacionais.

A gestão compreende, por exemplo, os equipamentos, as ferramentas e a mão de obra qualificada. O facilities pode abranger diversas áreas e tarefas e a limpeza é uma delas.

A limpeza profissional é diferente da doméstica. Quando falamos da higienização de veículos, o procedimento envolve a limpeza somada aos métodos de desinfecção.

Do último ano para cá, as próprias mutações do vírus e suas novas cepas desencadearam a necessidade de aperfeiçoar a limpeza. O formato tradicional não é mais eficiente.

O aperfeiçoamento da limpeza através do Facilities

O Grupo Segura é especializado no facilities de limpeza, fornecendo um serviço de aperfeiçoamento dos métodos de higienização.

Com a chegada da pandemia, a limpeza tornou-se uma entrega técnica, que envolve conhecimento e experiência no assunto. E sem margens para erros, pois a falta de higienização pode potencializar a contaminação da Covid-19.

Veículos menores como vans, até os maiores como os ônibus podem ser contemplados pelo facilities. Com a necessidade da higienização ao final de cada viagem, as etapas da limpeza serão executadas quantas vezes forem necessárias.

A Segura disponibiliza uma consultoria técnica para a personalização de cada projeto, baseado em todas as regras sanitárias assim como também nas necessidades do cliente.

Muito além de água e sabão, são empregados produtos certificados pela ANVISA, para a total eliminação dos microrganismos.

Os benefícios excedem a prevenção da disseminação do vírus. Ou seja, contribuindo também para a conservação do veículo escolar. Evitando também a criação de mofo e a proliferação de bactérias. Preservando a saúde humana, de forma ecologicamente correta e muito eficaz.

Conte com um prestador de serviço de confiança

A real efetividade do facilities irá depender da competência e expertise do prestador de serviço. Uma empresa com prática de mercado, que investe no aprimoramento de seus profissionais, fará toda a diferença.

Conte com o Grupo Segura para ter resultados palpáveis e que atendam às expectativas do seu negócio.

Além de todo o arsenal técnico, a Segura dispõe ainda da parceria com outras empresas que são autoridades em gestão operacional. Deste modo, o trabalho torna-se muito mais focado, confiável e sustentável.

O know-how, a qualidade e a tecnologia que sua empresa precisa para performar com excelência nestes tempos de pandemia.

Para saber mais, é muito simples: entre em contato conosco e fique por dentro de todos os benefícios do serviço facilities do Grupo Segura!

 

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.