O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Limpeza e Conservação  > Higienização de ambientes, como desinfectar um local contaminado?
higienização de ambientes

Higienização de ambientes, como desinfectar um local contaminado?

Muita gente tem perguntado se é possível fazer a higienização de ambientes de modo a eliminar 100% dos vírus (incluindo o coronavírus), bactérias e outros microorganismos. Fomos atrás da resposta pra você… e da solução também!

A higienização de ambientes é, hoje, um dos assuntos mais buscados na web. O tema tem interessado desde empresas de grande porte, passando por escolas, restaurantes… Mas a lista não para por aí: também inclui donas de casa, profissionais liberais, motoristas de aplicativo, entre outros.

Vamos combinar: todo esse interesse tem uma razão em comum, a pandemia de coronavírus. Além do uso de máscaras, álcool gel (70%) e, claro, a torcida de todos para que se encontre uma vacina eficaz. Além disso, os cuidados com higiene passaram a ser um foco de atenção em qualquer ambiente onde há aglomerações de pessoas. A boa notícia é que há produtos específicos com grande potencial de eliminação do vírus. E sabe o que é melhor? Com um custo-benefício bem interessante!

Mas como garantir que a higienização vai eliminar 100% dos vírus e bactérias de um ambiente? E dá para saber se a substância utilizada é, de fato, segura para a saúde humana e dos animais? Existe uma diferença entre higienização, desinfecção e sanitização? Vamos responder tudo neste artigo!

Boa leitura.

Higienização, sanitização e desinfecção

Embora essas palavras possam parecer sinônimas, há pequenas diferenças quanto aos significados de cada uma delas. A higienização seria a simples limpeza de um ambiente. Quando passamos um pano com algum alvejante em casa, estamos higienizando aquele lugar. Mas não necessariamente eliminamos todos os fungos, vírus, bactérias… apenas tornamos o local mais saudável.

A sanitização é um passo que vai um pouco mais adiante: reduz de maneira drástica (99,999%) microrganismos que podem afetar a saúde humana. Para isso, utilizam-se produtos químicos diferenciados dos que encontramos nos mercados, mas que também são igualmente seguros.

A desinfecção, por sua vez, é um processo mais completo, pois significa a destruição total de vírus, bactérias, fungos, etc., de um ambiente. Esse procedimento é ideal para ambientes hospitalares ou locais onde o risco de contaminação de pessoas tem o potencial para desencadear uma pandemia.

O melhor procedimento a fazer

Agora que você sabe a diferença entre higienizar, sanitizar e desinfectar, em contextos de pandemia, governos e empresas adotam protocolos de sanitização e desinfecção. Depende de cada caso. O Grupo Segura utiliza produtos (veremos no tópico a seguir) que tanto sanitiza, quanto desinfecta.

Produtos que podem ser utilizados

Quando queremos desinfectar ou sanitizar um lugar, diversos produtos podem ser utilizados. O mais importante é assegurar que todos sejam devidamente testados, aprovados e homologados por órgãos de controle e fiscalização, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Por que isso é importante? Para garantir que a saúde humana (e até a animal) não será comprometida.

O Grupo Segura trabalha com o quaternário de amônio e o ácido peracético. Ambos os produtos são homologados pela Anvisa. O cliente, inclusive, pode conferir isso através de laudo comprobatório.

O quaternário de amônio: eficiência comprovada

O quaternário de amônio, além de ser extremamente seguro, tem excelentes resultados como substância fungicida, virucida, germicida, bactericida e bacteriostática. O produto pode ser utilizado tanto em processos de sanitização, quanto desinfecção. Neste artigo aqui, mostramos uma pesquisa do Departamento de Biologia e Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul concluindo que o quaternário de amônio mostrou elevada taxa de descontaminação em “equipamentos hospitalares”.

Em Blumenau, centros comerciais e até prédios inteiros já estão sendo beneficiados. O Edifício Alice, no Victor Konder, é um deles. O publicitário Edson Carlos Krug, que acompanhou a aplicação por lá, avaliou o serviço como “excelente”, e pontuou que: 

“Quanto ao preço, a flexibilização por conta do tamanho do ambiente foi fundamental, diante da necessidade urgente de aplicação. Mas o que valeu mesmo foi a preocupação dos profissionais em explicar como é o procedimento e o que deveríamos fazer após a pulverização do produto. Isso deixou os condôminos mais tranquilos quanto ao pós-aplicação do produto”.

Outro estabelecimento que também aprovou a aplicação do quaternário de amônio na cidade foi a Pilates Pura Vida, localizada no Victor Konder.

“A aplicação foi sem inconvenientes, não deixou cheiro, nada. Os profissionais foram muito atenciosos, tiraram todas as minhas dúvidas sobre o produto, enfim, adorei o trabalho deles”, declarou a instrutora de pilates, Priscila Duwe.

Ácido peracético: ideal para restaurantes e bares

O ácido peracético pode ter um nome bem estranho, mas você certamente já teve contato com ele, ainda que indiretamente. Sabe por quê? Porque ele é comumente utilizado na desinfecção de utensílios odontológicos. Por ser muito seguro e não representar risco à saúde humana, é ideal para desinfecção de locais onde há manipulação de alimentos, como restaurantes, bares, refeitórios.

Quando fazer a sanitização ou a desinfecção?

A sanitização ou a desinfecção deve ser feita sempre que determinado ambiente for considerado contaminado. No caso de uma empresa, é possível realizar ambos os procedimentos só no ambiente onde um foco foi detectado – por exemplo, no setor em que pessoa testou positivo para Covid-19.

Fale com o Grupo Segura

O Grupo Segura possui uma equipe treinada e autorizada para fazer sanitização e desinfecção nos mais variados lugares. Ou seja, elevando os padrões de higienização de ambientes a outros patamares.

Locais onde esse serviço é bastante indicado:

  • Hospitais, clínicas e consultórios;
  • Capelas mortuárias, igrejas e funerárias;
  • Petshop, agropecuárias, veterinárias;
  • Escolas, faculdades, cursinhos;
  • Salas comerciais, lojas e quiosques;
  • Restaurantes, bares, cozinhas e refeitórios de empresa;
  • Supermercados, shoppings e atacadistas;
  • Veículos em geral (ônibus, vans, uber, taxi, ambulância);
  • Condomínios, casas e apartamentos;

Se tiver interesse, entre em contato: (47) 3035-8000 ou adm.comercial@gruposegura.com.br.