O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Condomínio  > Quais os perigos em esquecer o portão do condomínio aberto?
esquecer o portão aberto

Quais os perigos em esquecer o portão do condomínio aberto?

Atos simples e momentos rápidos de desatenção podem custar caro. Quando falamos da segurança de condomínios, todo cuidado é pouco. Somente o trabalho em equipe poderá garantir a maior tranquilidade de todos. Entenda os riscos envolvidos nos meios de entrada de condomínios e como evitar dores de cabeça desnecessárias

A rotina atribulada dos dias atuais pode ser propícia para nos levar a esquecer o portão aberto no condomínio ou residência.

As distrações do dia a dia são muitas, e elas nos pegam já no início da manhã. Por exemplo, filhos no carro a caminho da escola, mensagem do chefe cobrando logo cedo alguma informação, aquela notícia na rádio que prende a sua atenção.

O uso do celular, então, nem se fala. O manuseio do aparelho no carro acaba sendo prejudicial e perigoso de forma geral. A falta de atenção com o portão é apenas um dos riscos.

O problema é que este rápido momento de descuido pode ser muito prejudicial. Não apenas para você como para todos os moradores do condomínio.

Afinal, coloca em risco a segurança dos condôminos. Nesse sentido, esquecer o portão aberto irá facilitar a entrada de ladrões e consequentemente uma ação de invasão e furto.

Os riscos de esquecer o portão aberto em condomínios

A falta de atenção rotineira com o portão torna-se um chamariz. Condomínio em que é “normal” o portão ficar aberto vira alvo fácil dos mal-intencionados. Pois, passa a imagem de pouca preocupação com a segurança do local. Vejamos alguns riscos pontuais:

Roubo de bicicletas

Um dos problemas mais comuns em condomínios com pouca segurança é o roubo de bicicletas. Além de garantir que o portão não fique aberto, é importante também que os moradores façam o uso dos cadeados em suas bicicletas. Ou seja, colocando assim uma barreira a mais que dificulte a ação do ladrão.

Roubo aos armários nas garagens

As garagens podem abrigar alguns materiais. Podem existir armários destinados ao armazenamento de objetos pessoais dos moradores. Condomínios que possuem este tipo de estrutura e não tomam o devido cuidado com os portões, também correm o risco de sofrer o furto destes artigos.

Arrombamento ou roubo de carros

Ladrões normalmente estão atentos às oportunidades, mesmo que elas envolvam menor valor. O risco de arrombamento de veículos na garagem também é uma realidade. A busca é pelos aparelhos de som, celulares, carteiras e outros objetos que possam estar dentro dos carros. E claro, o roubo dos próprios veículos.

Ao contrário do que muitos possam pensar, o cuidado de não esquecer o portão aberto não é apenas responsabilidade da empresa de segurança. Os moradores precisam estar cientes da importância deste tipo de cautela.

Se todos fizerem a sua parte, conscientes desta prática, todo o condomínio sai ganhando. Local seguro é sinônimo de moradores e famílias também mais seguras em seus lares.

Maneiras para cuidar da segurança

É impossível controlar a atenção de cada morador e a sua rotina, claro. Por isso, uma boa forma de tentar evitar a situação de esquecer o portão aberto é criar regras e advertências para estas situações.

O Grupo Segura elaborou um modelo de aviso que pode ser utilizado para ajudar a lembrar os moradores sobre o portão. Confira a seguir:

Prezados (as) Senhores (as):

COMUNICADO PARA NÃO DEIXAR O PORTÃO ABERTO

Informamos que o portão de acesso de veículos e o portão de acesso de pedestres devem permanecer fechados. Eles devem ser abertos somente pelo tempo necessário para a entrada ou saída.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos. Esta é uma importante medida de segurança que visa evitar furtos e roubos. Lembre-se: em caso de invasão, o apartamento escolhido pode ser o seu.

O uso do comunicado pode servir como uma alternativa primária para alertar e engajar os moradores. Porém, ele por si só, pode não resolver.

E quando os condôminos não colaboram?

Nos casos em que não há a cooperação dos condôminos, as alternativas são as advertências e até multas no caso do não cumprimento da regra.

Existem condomínios em que a multa para este tipo de infração chega a 2 mil reais! Um valor considerável, não é? Uma maneira de mostrar que o assunto não é brincadeira.

Um conjunto de regras estabelecidas é, na verdade, uma ferramenta fundamental para a boa administração do condomínio. Podem ajudar, e muito, a contornar problemas de comportamento que vão além do portão aberto.

A recomendação de boas práticas também pode ser efetiva, levando dicas que facilitem e tragam tranquilidade para a rotina do condomínio.

Outra alternativa seria a instalação de soluções físicas que reforcem o bloqueio, como as cercas elétricas, o uso de câmeras, sensores de movimento e as tradicionais grades.

A segurança é um item de extrema importância para garantir o bem-estar de todos os moradores. Além de seguir as regras, estes devem também colaborar para que os sistemas de proteção do prédio funcionem de maneira efetiva.

A portaria remota, por exemplo, possui uma série de dispositivos e dinâmicas que, caso não sejam bem conduzidas pela ação humana, podem demonstrar pouco resultado.

Circuitos de câmeras e alarmes, portas automáticas e painéis eletrônicos, por exemplo, fazem parte do arsenal de segurança eletrônica. Para que as soluções tenham efeito, os moradores devem colaborar com as orientações de utilização de cada uma destas tecnologias.

A parceria entre moradores e empresa de segurança é fundamental

O trabalho em conjunto é a alternativa mais indicada. Moradores devem unir forças e tornarem-se parceiros da equipe de segurança. Ou seja, porteiros, vigilantes e até mesmo funcionários que fazem rondas virtuais precisam deste tipo de apoio para assegurar o bem-estar de todos!

Sendo assim, o Grupo Segura oferece alternativas de alta performance para segurança patrimonial, destinadas a residências, condomínios e empresas.

Com uma infraestrutura completa, que envolve recursos humanos de profissionais continuamente capacitados. Nossos equipamentos acompanham o que há de mais moderno hoje no mercado em tecnologia. Como por exemplo, frotas próprias e central de monitoramento especializado.

Esta junção de artifícios resulta em um serviço diferenciado e personalizado. Ou seja, que entrega não menos que a excelência em suas operações.

Para entender mais como o Grupo Segura irá agregar na segurança do seu negócio, entre em contato conosco!

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.