O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Limpeza e Conservação  > 7 erros na limpeza de escritórios que você não pode cometer
limpeza de escritórios

7 erros na limpeza de escritórios que você não pode cometer

A falta de cuidados na limpeza de escritórios, além de prejuízos para a saúde pode afetar a reputação da empresa. Portanto, fique atento!

Manter um ambiente limpo e organizado são medidas simples, porém incríveis para melhorar a qualidade ambiental e o clima organizacional.

Mas, ignorar erros básicos nesse processo pode fazer com que uma empresa jogue no lixo todo o seu investimento. E ainda, tenha que arcar com prejuízos financeiros e de ordem legal, inclusive para restabelecer a sua imagem.

E é sobre esses perigos que vamos falar neste artigo. Acompanhe se quiser intensificar os cuidados e zelar para que nada fuja do seu controle quando o assunto é a limpeza de escritórios!

Os desafios e cuidados na limpeza de escritórios

A limpeza de escritórios difere da higienização comum, que usamos em nosso lar.

Em razão do volume de pessoas que circulam por estes ambientes, das dimensões e de outros detalhes ela exige cuidados profissionais específicos para cada tipo de ambiente.

Entretanto, muitas empresas ainda ignoram esses cuidados, em especial, por desconhecer todos os riscos a que estão expostos. Se este é o seu caso, recomendamos a leitura dos próximos tópicos.

Conheça 7 dos erros mais comuns cometidos na limpeza de escritórios e veja o que temos a aprender com eles.

Utilização de produtos inapropriados

Como você deve imaginar a oferta de produtos de limpeza hoje em dia é bastante vasta. O leque de opções é amplo e existe um específico para cada função.

Entretanto, é preciso conhecer suas especificidades e as formas de uso para fazer a escolha correta. Caso contrário o produto errado pode danificar pisos, móveis, equipamentos, carpetes, etc. gerando muitos prejuízos.

Além disso, o uso inapropriado, especialmente quando está envolvido com soluções caseiras, pode não ser eficiente e ainda gerar gastos desnecessários.

Conflitos na escala de trabalho

O cronograma de limpeza e as escalas de trabalho podem gerar conflitos e prejudicar a produtividade da empresa. Isso, se não formalizadas e trabalhadas da forma correta.

Para evitá-los, deve-se programar as rotinas de limpeza de modo que elas não interfiram nas agendas dos colaboradores.

Portanto, planejamento e disponibilidade, neste caso, é o que faz diferença para a eficácia do serviço prestado.  

Tempo de resposta ineficiente

A burocracia é um dos principais desafios no ambiente profissional. E, se tratando da limpeza de escritórios ela pode ser um grande problema.

Isso porque o tempo de resposta no atendimento das solicitações tem influência direta no resultado final que é entregue pela empresa contratada.

Em vista disso, certifique a capacidade de atendimento da empresa, além de exigir o conhecimento sobre as rotinas do seu escritório e um sistema de trabalho que permita o seu controle.

Descaso no uso de EPIs e outras normas

Pessoas que trabalham com a limpeza de escritórios estão constantemente expostas a produtos tóxicos e perigosos.

Portanto, para evitar qualquer acidente é necessário exigir delas o uso correto dos EPIs. Assim como, que a contratada siga as normas sanitárias vigentes, protegendo sua empresa de multas e outras eventuais ações.

Profissionais não habilitados para as funções

Na falsa ilusão de economizar na contratação de serviços de limpeza, muitas empresas acabam admitindo uma mão de obra não qualificada para os serviços em questão.

Além de resultados insatisfatórios na prestação dos serviços, é grande o risco de acidentes e danos patrimoniais de ordem legal.

Limpeza da área externa inapropriada

A limpeza de áreas externas pede cuidados redobrados na execução, em especial, se envolver trabalhos em altura, na fachada ou nos vidros da edificação.

Além das normas legais vigentes que devem ser seguidas, a utilização de maquinários apropriados é essencial. Em especial, se a intenção é obter ganhos em produtividade.

Os riscos de contaminações e os problemas sanitários

Ambientes sujos e desorganizados acabam com a reputação de qualquer empresa. Além disso a falta de higiene provoca problemas sanitários e de saúde. O que pode afetar, inclusive, o bom andamento das operações da empresa.

Por conta disso, é preciso redobrar a atenção, especialmente em áreas mais sensíveis, como banheiros e copa. Além é claro, da limpeza correta dos utensílios usados diariamente, como computadores, telefones, etc. onde a sujeira pode facilitar para a disseminação de vírus e bactérias.

Perceba que a limpeza dos banheiros e vestiários, deve ser realizada no conceito Limpeza + Desinfecção e quando for o caso, + Descontaminação.

Esperamos que o artigo tenha sido útil pra você. Se quiser se aprofundar no assunto entre em contato com o Grupo Segura. Descubra como a limpeza de escritórios de qualidade pode fazer a diferença para sua organização.