O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança Pessoal Privada  > EPIs para vigilantes: Quais equipamentos podem ser usados?
EPIs para vigilantes

EPIs para vigilantes: Quais equipamentos podem ser usados?

Em tempos de pandemia, as medidas de proteção dos profissionais que prestam serviços são essenciais, garantindo um trabalho seguro e muito mais efetivo

Você já deve ter ouvido falar na importância dos EPIs, que significa Equipamento de Proteção Individual, eles são usados para diversos segmentos, entre eles, os vigilantes. Eles servem para a proteção de profissionais que executam tarefas que envolvem algum tipo de risco – seja ele à saúde ou a segurança.

Os EPIs para vigilantes servem para garantir a segurança e oferecer os arsenais corretos para o momento de uma ação. Sendo assim, os EPIs são comumente utilizados por colaboradores em fábricas.

Contemplam acessórios como, por exemplo, óculos, protetores auriculares, luvas, botas, cintos de segurança, e uma porção de outros elementos.

EPIs para vigilantes – saiba quais são

Eles podem variar de acordo com o cenário e necessidades envolvidas no trabalho executado. Conheça a seguir os principais EPIs necessários à função de vigilantes.

Tonfa e lanterna

A tonfa é uma arma branca que consiste em um bastão com uma alça, também conhecido como bastão policial e cassetete americano. A lanterna é indispensável para situações de perigo com pouca luminosidade, uma boa lanterna com grande resistência e potência é uma grande aliada do vigia.

Arma de choque e spray

A arma de choque é indicada para situações em que o infrator está desarmado. Ela é um equipamento não letalFunciona emitindo uma descarga elétrica de alta tensão e baixa corrente, com o objetivo de provocar dor e afastar um agressor.

O spray do mesmo modo que a arma de choque, o uso do spray de defesa é orientado para situações em que o meliante esteja desarmado, com o intuito de afastá-lo.

Apito e rádio

Um artifício pouco óbvio para vigilantes. Mas, engana-se quem pensa que o apito é instrumento apenas dos guardas de trânsito! Pode ser utilizado para sinalizar perigo, advertir algo ilícito e identificar ocorrências.

O rádio é uma ferramenta essencial para a vigilância, é através da radiocomunicação que o vigilante mantém contato permanente com os companheiros de serviço. Através do rádio, pode solicitar reforço imediato em casos de ocorrências ou atividades suspeitasA linguagem de comunicação é definida por códigos – técnica denominada “Código Q” – que substitui algumas palavras dando maior rapidez às trocas de mensagens.

Algemas

O uso das algemas por vigilantes é definido por lei. Nesse sentido, é definido que deve-se utilizá-las em caso de resistência, receio de fuga, perigo à integridade física.

Calibre das armas de fogo

Armas de fogo são permitidas como último recurso para defesa pessoal ou de terceiro. O vigilante só poderá andar armado durante sua jornada de trabalho e dentro do perímetro permitido para ele realizar seu trabalho. De acordo com a legislação atual, os vigilantes podem fazer uso de revólver calibre 32 ou 38 e de espingarda de calibre 12, 16 ou 20.

Colete refletivo

O colete refletivo é um dispositivo para ambientes de trabalho com pouca visibilidade ou iluminação inadequada. Com esta vestimenta, o vigilante se destaca sempre que iluminado por luz de um veículo ou de outras fontes.

Viaturas

Indicadas para o serviço da vigilância privada em locais de grande extensão. Proporcionam maior agilidade na varredura do local e ação nas ocorrências. Cada lugar irá demandar um tipo de veículo, sendo carros e motos os mais utilizados.

A importância do Colete Balístico

Como verdadeiras armaduras dos tempos modernos, o colete balístico, mais conhecido como colete à prova de balas, também faz parte do grupo de EPIs dos vigilantes.

A tecnologia por trás do impedimento da passagem da bala até o corpo humano leva em consideração não só o nível de bloqueio como também o conforto de quem utiliza o colete.

O material possui diversos graus de proteção, de acordo com a velocidade de impacto. conforme denominações a seguir:

  • Nível I: um dos modelos mais simples do colete, e por isso utilizado em maior escala. Resiste a velocidades de bala entre 259 e 320 metros por segundo.
  • Nível II-A: resiste a velocidades entre 332 e 381 metros por segundo.
  • Nível II: são um pouco mais resistente em relação às proteções de nível II-A. Aguenta disparos entre 358 e 425 metros por segundo.
  • Nível III-A: resiste a impactos com velocidades médias de 427 metros por segundo.
  • Nível III: com resistência superior. Absorvem impactos com até 838 metros por segundo.
  • Nível IV: modelo entre os mais resistentes do mercado. Aguenta impactos de até 869 metros por segundo, armas de grosso calibre.

EPIs dos vigilantes do Grupo Segura

Os profissionais de vigilância do Grupo Segura utilizam EPIs fornecidos pela empresa, todos com certificado de aprovação do MTE – Ministério do Trabalho.

Além dos equipamentos usuais, os vigilantes fazem uso de:

  • Colete Balístico – nível II-A;
  • Calçado de segurança do tipo coturno;
  • Óculos de segurança com lente fumê.

A empresa também fornece protetor solar aos colaboradores.

Com a pandemia do Covid-19, o uso da máscara de proteção do tipo tecido foi incorporada ao grupo de EPIs exigidos.

Em tempos de isolamento social e das incertezas geradas pela possibilidade do Lockdown (medida rígida do bloqueio total, adotada durante situações extremas, como uma pandemia), equipes de seguranças bem treinadas e equipadas corretamente são fundamentais.

Serviços de Segurança do Grupo Segura

O Grupo Segura oferece serviços de Segurança e Vigilância Patrimonial. De acordo com a necessidade, o procedimento de vigilância pode ser armado e/ou desarmado – devidamente autorizados pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal.

Não importa o tamanho da sua empresa, desenvolvemos projetos personalizados para negócios de pequeno a grande porte.

Nosso serviço é executado de acordo com a rotina de cada cliente. Ou seja, adaptamos formatos e estabelecemos os procedimentos a partir da realidade.

Nossos profissionais são constantemente capacitados e treinamentos para otimização dos processos. Garantimos assim muito mais eficiência e uso inteligente da tecnologia.

Principais diferenciais dos serviços do Grupo Segura:

  • Profissionais especializados na área, com certificações nacionais e internacionais;
  • Central de Monitoramento 24 horas (privada e eletrônica) com infraestrutura completa e alta tecnologia;
  • Frota robusta de veículos, que inclui carro e moto, para o atendimento móvel;
  • Supervisor para acompanhamento periódico da execução dos serviços nos postos de atendimento;
  • Ronda feita por viaturas de apoio nos postos de serviço, devidamente equipadas para a maior agilidade no atendimento.

Conte conosco para proteger pessoas, bens e valores ligados ao patrimônio da sua empresa!

Saiba mais sobre os nossos serviços de segurança clicando aqui. 

Ebook ocorrencias criminosas