O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Limpeza e Conservação  > 6 dicas práticas de como economizar água em condomínios
economizar água em condomínios

6 dicas práticas de como economizar água em condomínios

O controle dos recursos hídricos é assunto recorrente, mais ainda no ambiente dos condomínios. E mesmo ações simples do dia a dia podem fazer uma enorme diferença. Confira as dicas da Segura sobre este tema!

As formas de economizar água em condomínios é uma pauta que deve estar sempre em vista. Em meio às diversas crises pelas quais estamos passando – de saúde, econômica e política – é necessário cuidar ainda mais deste recurso tão essencial para que o contexto atual não se agrave.

Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data que vem para nos lembrar do quanto é importante cuidar deste bem tão precioso da humanidade.

Já considerada o bem mais precioso deste século, a água tornou-se foco de atenção nos últimos anos. A partir da percepção de que não se trata de um recurso infinito e extremamente vital para a existência humana. Não há tempo nem brecha para ignorarmos o seu valor e repensarmos sua utilização.

Segundo dados da USP, a crise da água acontece devido aos ciclos alternados pelos quais a Terra passa. A estimativa são períodos de secas e chuvas a cada 30 anos, sendo que o atual ciclo, que teve início em 2010, é de seca e segue até 2040. Ou seja, diante desta realidade, a mudança dos hábitos com o uso da água é muito necessária.

Economizar água em condomínios – dicas práticas para o dia a dia

Quando pensamos em práticas para economizar água em condomínios, não se trata de grandes sistemas e investimentos. Pelo contrário, pequenas e simples ações no dia a dia podem fazer total diferença.

Por isso, trazemos 6 dicas básicas para economizar água em condomínios.

Tenha horário fixo para regar o jardim

Esta dica envolve o bom uso da água e também a melhor forma de cuidar do jardim do condomínio. Estabeleça um horário fixo para regar os canteiros, dando preferência ao período da manhã (antes das 10h).

Isto porque fazer a rega em horários de sol mais ameno faz com que a evaporação da água seja diminuída. Garantindo o crescimento natural das plantas, que estarão hidratadas o suficiente para enfrentar o calor extremo no decorrer do dia.

Utilize arejador em bicos de torneiras e mangueiras

O arejador é um acessório que mistura ar à água, diminuindo seu fluxo em torneiras e mangueiras.

Seu uso é recomendado, pois contribui com a economia de água, mantendo a sensação de volume e direcionamento do jato. De acordo com os fabricantes, é possível poupar de 50% a 80% de água utilizando arejadores.

Hoje, muitas torneiras no mercado já são vendidas com o arejador, mas não é necessário fazer a troca das torneiras do condomínio. É só adquirir o acessório avulso e fazer a instalação, que é muito simples (basta rosquear o equipamento nos bicos das torneiras).

Reaproveitamento de água

O reaproveitamento pode ir além da água da chuva, por exemplo, reutilizando também a água de máquinas de lavar, chuveiros, pias e calhas do condomínio.

Por meio de cisternas, o tráfego da água é redirecionado. A água do chuveiro pode ser usada para limpeza do vaso sanitário. A água de enxágue da máquina de lavar pode servir para limpeza de vidraças, janelas e pisos.

Vistorias regulares em cisternas, caixas d’água e telhado

A manutenção dos equipamentos do sistema hidráulico do condomínio deve estar em dia para evitar o desperdício de água. A vistoria das cisternas, caixas d’água e telhado deve ser realizada de maneira periódica, assegurando seu funcionamento adequado e de qualidade.

No caso de vazamentos, os mesmos devem ser solucionados rapidamente.

Campanhas de conscientização com os moradores

É fato que qualquer ação dentro do condomínio só terá um bom resultado se houver o engajamento de todos os moradores.

O síndico pode realizar campanhas de conscientização com os condôminos, a fim de envolvê-los em prol da economia de água.

Se cada um fizer sua parte e o que está ao seu alcance dentro de casa, já será uma grande contribuição para a ação como um todo.

Cartazes indicativos como lembrete para economizar água

Se uma campanha mais elaborada não estiver ao alcance, o síndico pode recorrer à alternativa do uso de cartazes. Com avisos que lembrem sempre os moradores sobre a importância de economizar água. Perto de mangueiras, torneiras de uso comum, nos corredores, etc.

Independente do formato, a comunicação sempre será a chave. Junto às ações que sugerimos aqui, executadas com qualidade e assertividade, é possível fazer um grande movimento para economizar água em condomínios.

O alto padrão de qualidade é essencial

Um serviço efetivo envolve a execução baseada em altos padrões de qualidade. Assim como também estar atento a todos os pontos que possam envolver o desperdício de água.

O facilities é um sistema de gestão em limpeza e conservação que pode ajudar seu condomínio a alcançar os resultados almejados. Ele engloba toda a coordenação da infraestrutura e dos recursos necessários – que são os equipamentos, as ferramentas e a mão de obra especializada.

Outra vantagem do facilities é que, com o domínio completo dos processos, mantém-se a eficiência ao mesmo tempo, em que reduz os custos operacionais. Ou seja, é um gerenciamento completo e que visa resultados reais.

Facilities na limpeza de condomínios

Nos condomínios, o facilities pode ser contratado para diversos serviços de limpeza, como:

Limpeza da caixa d’água sem desperdício: a limpeza frequente e correta da caixa d’água é essencial. Não somente pela questão da economia, como também a qualidade da água, que pode pôr em risco a saúde dos moradores.

Limpeza da piscina: a limpeza da piscina envolve não só a parte estética, pois precisa ser feita de forma frequente para manter a qualidade e a limpidez da água. Quanto melhor executada, menos frequente será a necessidade de uma nova limpeza.

Limpeza de fachada: além da imagem do condomínio, a limpeza da fachada contribui também para a valorização do imóvel e a sua conservação. Exige um trabalho profissional, com os equipamentos adequados que proporcionem qualidade e segurança durante sua execução. Em prédios com altura maior que 20 metros, técnicas como alpinismo industrial ou andaimes serão necessários.

Conte com o Grupo Segura para cuidar da limpeza e conservação do seu condomínio. Através do facilities, é realizado um planejamento completo para montagem do cronograma de limpeza e aplicação dos procedimentos adequados. Unindo o trabalho a uma equipe altamente qualificada à alta tecnologia e equipamentos de ponta.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.