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qual a diferença entre recepcionista e telefonista

Qual a diferença entre recepcionista e telefonista?

Você considera importante o primeiro contato que o cliente tem com a sua empresa? Não há dúvida de que precisa de profissionais qualificados. Eles exercem o papel de cartão de visita do seu negócio. Por isso é importante entender qual a diferença entre recepcionista e telefonista.

A forma como a pessoa é atendida pode contribuir tanto positivamente quanto negativamente para a imagem da sua marca. 

Portanto, cordialidade, boa comunicação e empatia são habilidades essenciais para o profissional. Pois é ele que irá deixar a primeira impressão da sua empresa para o mercado. E esta função pode ser exercida por dois tipos de profissionais: o recepcionista e o telefonista.

Mas engana-se quem pensa que recepcionista e telefonista executam as mesmas funções, ou até que são sinônimos!

Entenda a diferença entre recepcionista e telefonista detalhando suas funções profissionais:

Tarefas realizadas por uma recepcionista

O foco do cargo de recepcionista é realizar o atendimento das pessoas. Mantém o controle do ambiente de recepção e todos os meios de contato. Representa a imagem e identidade da empresa.

Seu objetivo é encantar o cliente! Almeja a sua satisfação. Faz com que se sinta bem na experiência de contato com a empresa.

É vital que a recepcionista saiba de todas as informações relativas ao local. Sendo assim, ela precisa estar apta para contornar situações e solucionar problemas que possam surgir.

A figura do recepcionista pode também desempenhar atividades administrativas. Entre elas, receber correspondências, atender fornecedores, transmitir informações e consultar a agenda dos profissionais.

Além das funções de atendimento e atividades administrativas, a recepcionista irá ser responsável por zelar pela conservação do ambiente da recepção, mantendo-o organizado e sempre preparado para receber visitas.

Principais características de uma boa recepcionista: proatividade, boa comunicação, organização, dedicação, cordialidade e discrição.

Tarefas realizadas por uma telefonista

Responsável pelo sistema telefônico da empresa. Sendo assim, o foco do cargo de telefonista é receber e transferir ligações, registrar e transmitir informações, e efetuar chamadas nacionais e internacionais.

Assim como a recepcionista, a telefonista acaba sendo como um cartão de visitas da empresa. Porém, ao invés de ser pessoalmente, é através das ligações.

É importante também que a telefonista esteja apta para responder dúvidas dos clientes, e destinar as ligações aos setores e pessoas corretas dentro da empresa, para garantir que o atendimento seja efetivo.

Principais características de uma boa telefonista: carisma, simpatia, capacidade de concentração, boa memória, agilidade e raciocínio rápido. Saber outros idiomas é um diferencial.

Avalie a sua demanda profissional

Agora que você já sabe a diferença entre recepcionista e telefonista, poderá avaliar qual atende melhor às suas necessidades.

Se você precisa de uma pessoa para realizar atendimento presencial ao público, e que realize tarefas administrativas como o recebimento de correspondências, você precisa de uma recepcionista.

Se a sua necessidade é voltada ao atendimento telefônico, tanto para transferência de ligações como para registro e transmissão de informações, a telefonista é a profissional ideal para a sua empresa.

O próximo passo então é encontrar profissionais com o perfil e postura adequados para estas tarefas. 

Nesse sentido, algumas competências são primordiais para um serviço eficiente e de qualidade, e o conjunto das características pessoais e atitudes precisam ser consideradas.

Terceirização do serviço de recepcionista e telefonista

O modo mais efetivo de buscar por candidatos qualificados e com a postura profissional adequada é a contratação de uma empresa de terceirização. Com pessoas treinadas e especializadas em cada função.

Você não precisa gastar o seu tempo e atenção na busca por estes perfis. Otimize investimentos deixando este trabalho com quem é perito no assunto.

Além de reduzir burocracias e custos operacionais, uma vez que o trabalho terceirizado elimina vínculo trabalhista.

Sendo assim, proporciona mais praticidade e rentabilidade ao contratante. Uma empresa terceirizada ainda lhe dá a garantia de ter uma equipe sempre à disposição, para substituições em casos de faltas ou férias.

Conte com o Grupo Segura

O Grupo Segura possui parceria com empresas de recrutamento especializadas na seleção de profissionais. Realiza um rigoroso processo de avaliação e triagem durante a seleção. 

Desta forma, só são escolhidos aqueles que atendem integralmente as competências para as suas atividades.

Com a expertise de uma empresa de mais de 25 anos de experiência que possui certificações de qualidade e supervisão periódica, a efetividade e excelência dos serviços são garantidos.

Está pensando em contratar os serviços de recepcionista ou telefonista? Conte com o Grupo Segura para escolher os melhores profissionais para a sua empresa.

Entre em contato e saiba mais!