O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança Eletrônica  > 7 dicas de segurança eletrônica que passaram despercebidas em 2020
dicas de segurança eletrônica

7 dicas de segurança eletrônica que passaram despercebidas em 2020

Saiba quais são as principais soluções de segurança eletrônica que talvez você não tenha notado durante o ano que passou. Em 2021, elas prometem ganhar ainda mais destaque, proporcionando maior tranquilidade para que você possa executar seus planos neste ano que vislumbra progresso em uma retomada definitiva

Depois de um ano totalmente atípico, e que virou de cabeça para baixo a vida e os negócios de muita gente, reunimos 7 dicas de segurança eletrônica que passaram despercebidas em 2020. Com elas, você trará resultados reais para sua empresa, residência ou condomínio.

A sociedade como um todo buscou se organizar de uma forma nunca antes vista. Sem dúvidas, este impacto social causou mudanças irreversíveis, mas muitas delas de modo positivo.

Durante este período de incertezas, muitas soluções vieram à tona, para nos mostrar como a segurança sempre continuou necessária. E continuará sendo fundamental para os próximos anos de retomada econômica.

Apesar de ainda não termos nos livrado completamente da pandemia, as vacinas já estão aí e o futuro é promissor.

Dicas de segurança eletrônica – Portaria Remota

A necessidade do isolamento no novo contexto social demandou uma dinâmica diferenciada, tanto para condomínios como para restaurantes e outros serviços delivery.

As chamadas portarias remotas podem não ser uma grande novidade, afinal existem no país há pelo menos 10 anos.

No entanto, 2020 foi o ano definitivo para os que encontraram na solução uma forma de adaptar-se mesmo com orçamentos limitados.

Seu funcionamento consiste na interação digital, utilizando ferramentas como câmeras, sensores e controles de acessos.

A portaria remota permite que as entregas sejam sinalizadas, por meio do atendimento remoto com o uso de interfones e câmeras para comunicação.

Garantindo assim a segurança de todos os envolvidos: moradores e entregadores.

Por se tratar de uma tecnologia, muitos podem imaginar que a portaria remota exige um alto valor de investimento.

O que não paramos para pensar é que em comparação com a existência de um porteiro presencial, a portaria remota torna-se um recurso muito mais rentável. Acredite: mensalmente, a redução pode chegar a 70%!

Atenção com a LGPD

O segundo item das dicas de segurança, lembram que em 2021 a LGPDLei Geral de Proteção de Dados – poderá multar empresas que estiverem em desacordo com suas regras.

Por isso, é de suma importância que a prestadora de serviços de segurança da sua empresa esteja seguindo todas as orientações previstas em lei.

A lei tem o intuito de garantir maior segurança tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Desta forma, o acesso e o uso dos dados pessoais, como imagens armazenadas em câmeras e cadastros biométricos, possuem limitações.

Seu processamento deve estar de acordo com o que for autorizado pela norma, dentro das práticas mais adequadas para a padronização e controle dos dados coletados.

Cargas e frotas precisam ser monitoradas

A inevitável sensação de insegurança causada pela pandemia trouxe preocupações também com o transporte de cargas.

Somada à instabilidade institucional pela qual atravessa nosso país, há sim um índice crescente de criminalidade. E muitos empresários agiram de forma preventiva para proteger suas cargas, que são partes ativas do negócio.

O rastreamento de veículos pode ser feito através de alguns sistemas:

GPS (Sistema de Posicionamento Global), onde são acompanhadas informações sobre a localização do veículo;

Monitoramento: além de rastrear, conta com um sistema de alerta e ainda pode fornecer relatórios sobre tempo de deslocamento, excessos de velocidade, desvios de rota, locais de parada e tempo de permanência;

Telemetria: trata-se da coleta e envio automatizados de dados. É possível controlar a distância percorrida, o consumo de combustível e velocidade média. Pode-se também criar alertas, muito utilizados, por exemplo, para excesso de velocidade.

Cão de guarda não é eficiente

Apesar de ainda observarmos como prática comum, a utilização de cães de guarda pode não ser efetiva.

O primeiro ponto a se observar é que o animal destinado para tal operação deve ser devidamente treinado. Um cão doméstico, por exemplo, não terá a devida preparação, que vai muito além do cumprimento de comandos.

Além do mais, a capacitação dos cães de guarda deve ser feita por um policial, que será o seu responsável.

Os riscos de usar um cão de estimação sem preparo para este fim, envolve a falta de segurança para seus próprios donos. Cães propensos a serem agressivos para “proteger a casa” podem causar acidentes com crianças da família, ou até mesmo com adultos.

Sem contar que em um caso de invasão, bandidos podem passar facilmente por um cão apenas lhe oferecendo algum alimento ou, pior, métodos de envenenamento.

Na dúvida, aposte em serviços mais efetivos de segurança. A tecnologia traz hoje inúmeras soluções, desde sistemas de câmeras e alarmes, até monitoramento 24h e controle de acessos.

Segurança residencial significa a tranquilidade da sua família e seu patrimônio protegido, não dê chances para erro!

Invista em câmeras e sensores inteligentes

A inteligência artificial vem para agregar ainda mais no segmento da segurança, com as chamadas câmeras inteligentes.

A vigilância em vídeo ocorre por meio de processadores, que fazem a leitura rápida de centenas de informações.

Pode ser aplicada em funções como: reconhecimento facial, controle de acessos, identificação de pessoas e ameaças.

Seu custo de implantação não envolve investimento alto e em época de isolamento social mostrou-se muito proveitoso. Com as câmeras exercendo as atividades de forma autônoma, não há a necessidade de funcionários presenciais nas operações.

Além do reconhecimento facial, as câmeras inteligentes são empregadas também na identificação de placas de veículos e medição de temperatura.

Assembleias virtuais são mais assertivas e seguras

Sem aglomerações, como realizar as assembleias de moradores nos condomínios?

A necessidade de adaptação às reuniões virtuais chegou para todos. Dentro dos condomínios, os síndicos ficaram com a missão de liderar a nova dinâmica.

Por meio das assembleias virtuais, conduzindo as reuniões online da melhor maneira e engajando os moradores. Controle de votos para decisões importantes e assuntos delicados que geram debates são alguns dos desafios.

Não só o ambiente virtual, mas também os físicos pediram por novas soluções de segurança. Implantação de portarias remotas e reforço nos serviços de limpeza ganharam destaque neste quesito.

Cuidado com a engenharia social de golpistas

E por falar em mundo virtual, 2020 trouxe a prática recorrente do golpe denominado clonagem de WhatsApp, que é o último tópico das dicas de segurança.

Utilizando temáticas ligadas à pandemia, os bandidos fazem uso da rede social que é uma das mais populares no Brasil.

A vítima recebe uma ligação ou mensagem, pedindo que realize a confirmação ou liberação de seu número, informando um código recebido via SMS. A partir desta informação, o golpista faz a clonagem de sua conta e a utiliza para enviar mensagens. Passando-se pela vítima, pode simular um pedido de ajuda em dinheiro para familiares e amigos.

Esta prática é chamada de Engenharia Social, pois são ações que se aproveitam da ingenuidade das pessoas.

Para se blindar deste tipo de situação, é fundamental entender a dinâmica online. Mas muitas pessoas acabam não se atentando em meio à rotina corrida. E também pelo fato do alto grau de exposição às informações das redes sociais e internet em geral.

Ao contratar um serviço terceirizado, é de suma importância que seus profissionais estejam preparados para as ações de engenharia social. Precisam ficar sempre em alerta para ações de má intenção, dominando o conhecimento destas dinâmicas do mundo virtual.

Inovação é o caminho para resultados cada vez mais efetivos

O Grupo Segura tem a missão não só de levar altíssima qualidade em seus serviços, como também de estar antenado às inovações tecnológicas.

Pois, a tecnologia nos ajuda a garantir resultados efetivos, de custo justo e com processos adaptados às reais necessidades de cada cliente.

Não deixe de conhecer nossas soluções em segurança eletrônica. Uma delas, ou muitas delas, podem ser a resolução definitiva para proteção do seu negócio. Fale conosco!

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.