O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Limpeza e Conservação  > Covid-19: conscientização do uso da água na limpeza
água

Covid-19: conscientização do uso da água na limpeza

Água, limpeza e conservação viraram palavras sinônimas de saúde e bem-estar. Além de manter nossos ambientes livres do coronavírus. Devemos atentar para o uso consciente dos recursos naturais.

Na semana passada, precisamente no dia 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. E o que isso tem a ver com o coronavírus (Covid-19)

Podemos fazer algum paralelo?

A resposta é: sim, podemos e devemos fazer este paralelo!

Em primeiro lugar: as recomendações que vemos nos noticiários, de que é preciso lavar as mãos constantemente. Infelizmente não faz sentido para muitas pessoas. Simplesmente porque onde elas moram não há água.

Em segundo lugar, nos bairros onde este recurso existe em abundância, lamentavelmente, o desperdício se faz a céu aberto. 

Há até pesquisas que mostram que, quanto mais abastado o bairro, maior o desperdício.

Será que isso é coerente? 

Se em tempos normais desperdiçar água já é bastante reprovável, no cenário atual isso soa como algo desumano. 

Mas o que podemos fazer, individualmente e no coletivo, para usar de maneira sustentável esse bem tão precioso?

Desperdício no Brasil

Dados sobre desperdício de água potável no Brasil indicam que uma quantidade equivalente a 7 mil piscinas olímpicas é perdida a cada dia no país.

São 3,5 bilhões de metros quadrados de água desperdiçada somente em vazamentos e processos de limpeza. Este alto índice, inclusive, é maior que em países menos desenvolvidos que o Brasil.

A necessidade da conscientização do uso da água é evidente e urgente.

Economizar este bem natural, tão precioso, envolve diversas ações que precisam partir de toda a população e também das empresas e indústrias. Somente um trabalho coletivo poderá contribuir para um futuro próspero do planeta.

Desperdício de água na limpeza e como evitá-lo

A limpeza doméstica exige o uso de muita água, com um alto índice de desperdício.

Sua utilização é inevitável no dia a dia da faxina e higienização, porém existem muitas formas simples de economizá-la, dentro e fora de casa.

Louças: cuidado com a torneira aberta

Muitas vezes se tem o costume de lavar a louça suja com a torneira aberta o tempo todo, mesmo enquanto a ensaboa.

A dica é tomar o cuidado de abri-la somente no momento do enxágue, ou fazê-lo com o auxílio de uma vasilha, para evitar a água corrente.

Deixar as louças mais sujas por último, enquanto ficam de molho para facilitar a remoção dos resíduos é outra alternativa simples. Muito eficaz para economia de água na limpeza da cozinha.

Roupas: faça bom aproveitamento da água para a limpeza

A máquina de lavar roupas, infelizmente gasta uma quantidade considerável de água. Mas assim como as louças, ninguém irá parar de lavar as suas roupas, certo?

Entretanto, há uma alternativa mais consciente para esta tarefa doméstica. A recomendação é sempre juntar um número grande de roupas sujas para aproveitar o volume de água gasto pela máquina.

Há também a opção de reutilizar a água dos ciclos, em tarefas como limpeza de pisos, do carro, da garagem e calçada.

Banheiro – questão de atenção

Escovar os dentes de torneira aberta e banhos muito extensos são os vilões do desperdício de água no banheiro.

Duas situações que dependem apenas de maior atenção, pois, muitas vezes fazemos por distração ou costume.

Jardim – feche a mangueira

Substituir a mangueira por um balde é a dica número 1 para economia de água no ambiente do jardim ou quintal.

Inclusive, a própria água da chuva por ser utilizada para lavagem de áreas externas!

Sistemas inteligentes que amenizam o desperdício

Locais com utilização de água compartilhada, como prédios e condomínios residenciais ou empresariais, possuem um alto consumo e consequentemente mais desperdício.

Existem atualmente projetos sustentáveis que visam a preservação dos recursos naturais nestes ambientes. Os chamados condomínios sustentáveis proporcionam diversos benefícios, não só pela parte ambiental como a financeira.

A conscientização dos moradores, que são parte fundamental do processo, acontece por meio da comunicação clara, com apresentação de dados e informações sobre consumo e preservação.

Materiais expostos em murais e ações como reuniões periódicas ajudam a manter o diálogo e geram o engajamento da comunidade envolvida em todos os processos.

Os condomínios sustentáveis podem ser definidos por diversos projetos, desde a fundação até a arquitetura das construções.

Torneiras e sanitários inteligentes, que são aqueles que possuem dispositivos que evitam o gasto excessivo de água já são utilizados em empresas e shoppings.

Nas torneiras, o temporizador controla o fluxo da água para que não fique corrente por muito tempo. Nos sanitários, válvulas de duplo acionamento possibilitam que seja utilizada somente a quantidade de água necessária.

Outras alternativas

reutilização de água da chuva. Isso pode ser feito através de cisternas. Elas fazem o tráfego da água, por exemplo, da máquina de lavar, chuveiros e pias, e também captação de águas das calhas.

A água do banho pode servir para limpeza do vaso sanitário, por exemplo. Assim como vidraças, janelas e pisos podem ser limpas com água de enxágue da máquina de lavar.

Como podemos observar, o mercado vem criando cada vez mais soluções voltadas à sustentabilidade. Práticas associadas a tecnologias como formas de preservar e reutilizar recursos.

Os profissionais estão também tornando-se mais capacitados sobre os processos, tanto na execução como solicitação dos serviços.

Neste contexto, destacam-se as empresas que acompanham este movimento. Ou seja, modernizando seus serviços para atender a demanda de seus clientes com simplicidade e eficácia.

Grupo Segura, sustentabilidade com a água na limpeza e conservação

Como uma empresa do setor de prestação de serviços, dentre eles o de limpeza e conservação, o Grupo Segura possui importante papel na difusão do tema sustentabilidade, principalmente a conscientização do uso da água durante a limpeza.

Neste âmbito, assumindo o compromisso de gerenciar e melhorar seus impactos ambientais. O Grupo Segura é reconhecido pelo selo Serviços Sustentáveis SEAC SC (Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados).

Este selo tem como finalidade identificar, estimular, destacar e premiar as melhores práticas sustentáveis desenvolvidas e aplicadas por empresas. Englobando as esferas de responsabilidade socioambiental, o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente.

Entende-se por Desenvolvimento Sustentável “atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”.

Esta certificação reconhece diversos fatores, dentre eles os ligados ao consumo de água:

– A redução do consumo de produtos químicos, água e insumos utilizados nos processos dos serviços;

– Análise do ciclo de vida dos serviços: mensuração e avaliação do impacto de um serviço no meio ambiente;

– Projetos de reuso: processo de reutilização da água para fins de utilização não potável.

Sendo assim, para um negócio, estar comprometido com a sustentabilidade significa integrar toda a cadeia, envolvendo o seu público e também a sociedade em que atua.

O Grupo Segura compromete-se com o gerenciamento e otimização de seus impactos ambientais, demonstrando sua efetiva participação nas realizações de práticas sustentáveis e uniformidade nos padrões para o impulsionamento da sustentabilidade.

 

Terceirização de serviços de limpeza