O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

adm.comercial@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Cases de Sucesso  > Cooper e Grupo Segura: Conheça a história desse case de sucesso!
Cooper e Grupo Segura

Cooper e Grupo Segura: Conheça a história desse case de sucesso!

Com quase 80 anos de existência, a rede de supermercados Cooper possui uma trajetória repleta de desafios e conquistas. Conheça o case de sucesso e saiba quais são as soluções de segurança que atendem a esta empresa consolidada e referência na região

A Cooper e o Grupo Segura celebram uma parceria duradoura, com mais de 20 anos de trabalho.

Com diversas unidades no estado de Santa Catarina, possui hoje uma robusta estrutura, com mais de 2.600 colaboradores diretos.

Adilson José Kaufmann, diretor administrativo e financeiro da rede Cooper, falou conosco sobre os resultados de sucesso obtidos pelo trabalho do Grupo Segura.

A história da rede Cooper

Sua história começou em 1944, em Blumenau (SC). A partir de um grupo de operários da Companhia Hering – empresa de vestuário também fundada na cidade.

A ideia surgiu a partir de uma dificuldade da época: consumir produtos do gênero alimentício não era algo fácil, pouco acessível e muito caro.

Então, deu-se origem a uma cooperativa de consumo de empregados. Ou seja, com o intuito de distribuir alimentos entre os cooperados, para que não comprometesse seus orçamentos familiares.

Seu primeiro nome foi batizado de CooperheringCooperativa de Consumo dos Operários da Indústria Têxtil Companhia Hering de Responsabilidade Ltda. Em torno de 100 pessoas integravam a cooperativa, com direito a Conselho de Administração e Fiscal da Cooperativa.

Desde então, a cooperativa começou a crescer, assim como a pequena loja onde eram distribuídos os alimentos, que eram descontados diretamente na folha de pagamento dos cooperados.

Com o tempo, o Grupo Hering também foi crescendo. Conforme se expandia, a cooperativa o acompanhava, abrindo novas lojas nas cidades onde havia filiais da empresa.

Na década de 1990 foi então que a Cooper, já atendendo uma significativa parcela da comunidade, tornou-se independente.

Podemos visualizar todo o processo de expansão da cooperativa através da linha do tempo, a seguir.

Linha do Tempo – a cronologia de desenvolvimento da rede Cooper

Em 1944 foi fundada a Cooperhering – Cooperativa de Consumo dos Operários da Indústria Têxtil Companhia Hering de Responsabilidade Ltda. A partir dessa data, cada década foi marcada por novas conquistas.

Anos 60, 70, 80 e 90

As décadas de 60 a 90 foram marcadas pela expansão das filiais.

  • 1968 – Inaugurada a primeira filial na cidade Indaial.
  • 1975 – Inaugurada a filial Água Verde em Blumenau.
  • 1978 – Inaugurada a filial em Rodeio.
  • 1980 – Inaugurada a filial Omino em Blumenau e instalação do primeiro Centro de Distribuição da cooperativa na cidade.
  • 1985 – Inaugurada a filial Ibirama.
  • 1991 – Inaugurada a filial Mafisa.
  • 1998 – Incorporação da Cooper Artex, que se torna a Cooper filial Glória em Blumenau (SC).
  • 1999 – Transferência da matriz no bairro Bom Retiro para a filial Água Verde. Criou-se a Administração Central.

O novo milênio

A partir do ano 2000 foi adotado o slogan “A nossa Cooperativa”, consolidando o reposicionamento da Cooper.

  • 2002 – Inaugura o Centro de Distribuição funcionou na Rua Tapajós. Transferiu suas operações para o atual endereço, em um galpão que contava com 10 mil m².
  • 2004 – Transferência da filial Encano Indaial para o Centro de Indaial, instalação da primeira Farmácia Cooper e do Restaurante Sabor & Delícia.
  • 2005 – Criação da Turminha da Cooper.
  • 2006 – Instalação da Padaria Central da cooperativa em Blumenau.
  • 2012 – Inaugurada a filial Garcia.
  • 2013 – Inaugurada a filial Nações em Indaial. Entrada da Cooper no município de Jaraguá do Sul com a inauguração de 5 filiais: Água Verde, Barra, Centro, Vila Nova e Shopping (desativada em 2014).
  • 2017 – Inaugurada a filial Vila Nova em Blumenau.
  • 2018 – O Centro de Distribuição transferiu as suas atividades para uma nova área no mesmo endereço. O novo Centro de Distribuição possui 18,4 mil m², sendo 1.570 m² de área de refrigeração. É composto por 47 docas de carga e descarga. Internamente, o pé-direito de 12 metros permite estocar até 11,5 mil porta-paletes.
  • 2019 – Inaugurada a filial em Timbó.

Fortalecida por uma gestão profissional, a Cooper é hoje a maior cooperativa de consumo do sul do país. Além disso, é a segunda em nível nacional. As 16 filiais e 14 farmácias somam mais de 98.000m² de área construída, para atender seus mais de 250 mil cooperados.

O desafio da Cooper na área de segurança

O serviço de segurança em uma empresa com o porte e amplitude da Cooper exige um planejamento e acompanhamento completos.

Dentre os desafios na área da segurança nas unidades Cooper, o principal deles foi a redução de roubos, tanto internos como externos. E neste contexto, também a preocupação em manter a integridade dos seus clientes na presença dos profissionais de segurança.

“O grande desafio da Cooper na questão de Segurança Patrimonial, é manter a segurança de nossos colaboradores, cooperados e clientes, no quesito de furtos e assaltos.” relata Adilson Kaufmann.

A segurança presencial em supermercados torna-se um desafio devido ao intenso fluxo de pessoas no local.

Isto exige que o profissional de segurança esteja extremamente preparado. Ou seja, que tenha uma conduta exemplar a fim de evitar qualquer possível incômodo ao cliente final.

Este trabalho, portanto, só pode ser bem executado por uma empresa que tenha a expertise necessária, acompanhamento frequente e contínua capacitação de seus colaboradores.

Segura e Cooper – uma parceria de sucesso

As soluções implantadas vêm sendo aplicadas em mais de 20 anos de parceria entre o cliente Cooper e o Grupo Segura.

Nos anos 90, enfrentou um aumento de casos de roubos em sua unidade de Gaspar e em uma das filiais em Blumenau. Então, a Cooper procurou por uma empresa especialista em segurança, tendo seu primeiro contato com o Grupo Segura.

Desde então, o trabalho baseado na confiança aponta para resultados efetivos, transformando-se em um grande case de sucesso.

As soluções implantadas foram:

Segurança humana em todas as unidades Cooper

Os profissionais de segurança cumprem com rotinas e procedimentos que exigem constante postura e preparo. Sabem lidar com situações adversas que possam indicar risco, analisando o ambiente e agindo prontamente para resolver a situação.

O corpo técnico de profissionais do Grupo Segura possui intensa capacitação e experiência. Ou seja, habilidades necessárias para que estejam preparados para garantir a segurança das unidades da Cooper. Porém, sem intervir nas dinâmicas dos clientes dentro do supermercado.

Alarme monitorado

O sistema de alarme é monitorado 24 horas por dia, 7 dias por semana, na unidade Cooper Joinville. Irá detectar movimentos suspeitos de tentativa de intrusão. Se disparado, o alarme notifica o centro de monitoramento, que atenderá a ocorrência de forma rápida em tempo real.

Segurança eletrônica por câmeras CFTV

Com monitoramento 24 horas por dia, a unidade Cooper Joinville conta com a tecnologia das câmeras CFTV – ou Circuito Fechado de TV. Por meio de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, as imagens são registradas através de monitores, e também ficam gravadas.

Além dos serviços de segurança, também foram implantados sistemas de monitoramento de temperatura de câmaras frias e balcões frigoríficos.

“Com a contratação do Grupo Segura como responsável pela segurança da rede Cooper, obtivemos vários benefícios. Tais como: ampliar a segurança geral de nossas unidades, mantendo nosso patrimônio seguro, assim como nossos colaboradores, cooperados e clientes em segurança.” afirma Adilson.

Você zela pela segurança do seu negócio? Então venha também fazer história com o Grupo Segura! Conheça nossos serviços de Vigilância, Segurança Eletrônica e Projeto de Segurança, e saiba como a Segura pode ajudar a sua empresa por meio do atendimento personalizado e excelência nas operações.

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.