O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Rastreamento de Veículos  > Como funciona o rastreamento de frota
rastreamento de frota

Como funciona o rastreamento de frota

Você cuida da sua segurança pessoal, de sua residência e da sua empresa. Mas talvez ainda não tenha se preocupado com a segurança dos veículos de sua frota. Hora de corrigir este problema.

Os veículos deixaram se ser apenas máquinas utilitárias de uma empresa. Hoje eles já são parte ativa do negócio, tanto pelo seu valor quanto pelo potencial de redução de custos. Por isso a tarefa de otimizar as rotinas deve levar também a integridade desses veículos. E para isso, é fundamental entender como funciona o rastreamento de frota.

Como todo ativo de sua empresa, seus veículos merecem todo o cuidado. A gestão de algumas empresas muitas vezes é intimamente dependente da segurança de sua frota. Por isso o serviço de rastreamento se torna essencial.

A rentabilidade desta importante área do negócio não pode ser comprometida por descuidos. E é por isso que esse tipo de serviço já se tornou comum em todo o país, para não dizer obrigatório. Tanto que já existem até empresas inovando neste quesito.

Se você trabalha direta ou indiretamente com logística, precisa compreender muito bem o conceito de rastreamento de frota antes de escolher o melhor serviço e contratá-lo. Falaremos disso neste artigo, de forma bem objetiva, deixando claros os benefícios que você terá. Vamos lá?

O que é rastreamento de frota

O sistema de monitoramento e rastreamento veicular é composto de aparelhos instalados em carros, com a função de enviar e receber informações sobre a sua localização.

Útil tanto para carros particulares quanto para veículos de frotas de qualquer porte (motos, carros, vans, caminhonetes e caminhões), o aparelho transmite dados de localização, sentido do movimento e velocidade para uma central ou até mesmo para notebooks e smartphones.

Esses dados podem ser transmitidos em tempo real, permitindo o rastreamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou ainda em períodos determinados (por exemplo, de 12 em 12 horas), para o acompanhamento do veículo.

O rastreamento é preciso, com uma margem de erro de poucos metros que não compromete em nada a sua localização. Além disso, o sistema permite ao condutor, em situações de emergência, enviar um sinal à central para o bloqueio do veículo.

A empresa responsável pela instalação dos dispositivos é a mesma que fornece o serviço de rastreamento e adota as medidas necessárias em caso de ocorrências como acidentes ou roubos.

Capaz de detectar diversas informações sobre o veículo, essa empresa também pode transmitir a um responsável designado os momentos de parada, problemas no desempenho e desvios de rota, entre outras. Além do serviço básico, são diversos os benefícios do rastreamento de frota:

  • Instalação sigilosa;
  • Registro do histórico das informações;
  • Medição de distâncias percorridas;
  • Atualização em tempo real;
  • Restrição de velocidade;
  • Cobertura em todo o território nacional;
  • Monitoramento por aplicativo;
  • Central de atendimento 24 horas.

Tipos de rastreamento

Há dois modelos utilizados nos sistemas de rastreamento: GPS e radiofrequência.

Os rastreadores GPS (Global Positioning System) funcionam da mesma forma que o GPS dos celulares. Neles as informações são transmitidas por diversos satélites, sendo que pelo menos 4 deles estarão sempre acessíveis a sensores localizados em qualquer ponto do planeta.

Através dos sinais de GPS é possível saber a latitude e longitude exata do dispositivo de localização instalado no veículo. Com o cruzamento dos dados obtém-se o ponto exato em um mapa ou o endereço de sua localização.

Já o sistema de rastreamento por radiofrequência opera por meio da triangulação de sinais entre antenas receptoras, algo semelhante ao sinal 4G dos celulares. Sua precisão é menor, mas ao contrário do GPS, ele funciona mesmo em locais ermos, fechados ou cobertos.

Neste caso a central capta os sinais emitidos e os decodifica para localizar o endereço.

Com o rastreamento, é você quem fica no controle

O Grupo Segura coloca à disposição de empresas e também de proprietários de veículos particulares serviços completos de rastreamento de veículos

O diferencial do serviço é que ele combina sistemas de radiofrequência com aparelhos integrados com GPS, aumentando a precisão e reduzindo a possibilidade de falhas.

A ampla cobertura da área e a localização precisa garante não só o controle de veículos, mas também a segurança das cargas e dos condutores.

Além disso nossas soluções incluem dados inteligentes apresentados em relatórios de fácil compreensão. Eles incluem informações sobre velocidade, quilômetros percorridos, rotas acessadas, tempo, paradas realizadas e outros dados estratégicos.

O sistema de rastreamento veicular do Grupo Segura traz ainda a opção de bloqueio contra roubos e furtos, que permite o bloqueio do veículo por meio do seu próprio celular, tablet ou computador.

Resumo das vantagens do rastreamento de veículos

  • Segurança contra roubos e furtos do veículo e da carga;
  • Possibilidade de controle do consumo de combustível, necessidade de manutenção, etc.;
  • Inibição de comportamento inadequado do condutor;
  • Intervenção imediata em caso de acidentes ou roubos;
  • Identificação da localização da carga em qualquer situação;
  • Aumento da credibilidade da empresa perante os clientes.

Temos certeza que você se surpreendeu com a quantidade de coisas que não sabia sobre rastreamento de frota. Mas isso não é tudo! Solicite mais informações sobre esse serviço aqui.