O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Empresas  > Como tornar o ambiente de comércio mais seguro na pós-pandemia?
comércio mais seguro

Como tornar o ambiente de comércio mais seguro na pós-pandemia?

Segurança e saúde sempre foram necessidades de extrema relevância na sociedade, mas no mundo pós-pandemia a preocupação com estes fatores se intensificam ainda mais. É urgente e inevitável a adaptação do comércio, que precisa a partir de agora assumir o cenário do novo normal como definitivo.

O comércio mais seguro envolve ferramentas e atividades que sejam condizentes com a nova realidade do consumo em um mundo pós-pandemia.

O mercado mudou, e os consumidores mudaram. Independente de qual ramo seja o seu negócio, as mudanças são reais e improrrogáveis.

Inundados pelos sentimentos de incertezas e preocupações, a sociedade age e consome com um novo olhar.

E apenas os mais preparados para encarar esta realidade terão a possibilidade de prosperar, enquanto muitos não terão a capacidade de se adaptar. A decisão agora é de que lado você e sua empresa querem estar.

Comércio mais seguro: o planejamento é essencial

De um ponto de vista lógico, é preferível estar em um cenário negativo, do que incerto. Isto porque o primeiro nos dá a alternativa de planejarmos ações e mudanças de adaptação dentro do atual contexto.

Por isso, é imprescindível um planejamento de ações para o seu comércio, com base em todas as práticas viáveis.

Só assim é possível, então, traçar um caminho de ajustes e otimizações que tragam resultado.

A consequente crise econômica e social, gerada pela pandemia, pode desencadear uma série de adversidades.

Diante da instabilidade institucional, o aumento dos índices de criminalidade, violência, roubos e crime organizado já é um fator considerado por governantes.

Em contraponto, muitos comerciantes podem ter a falsa sensação de tranquilidade, pois há menos pessoas circulando nas ruas.

O problema é que esta situação de queda momentânea de crimes é passageira. E os dados indicam que no pós-pandemia, quando a crise vir à tona, será bem diferente.

Soluções de segurança para o comércio pós-pandemia

A saída então é focar em soluções integradas que tragam ainda mais segurança para as pessoas e para o patrimônio.

E para isso, você não precisa pensar sozinho. Há uma extensa gama de serviços, ferramentas e soluções que englobam o planejamento de projetos de segurança personalizados para o seu negócio. Destacamos a seguir as principais:

Portaria remota

Uma alternativa com inteligência e ótimo custo-benefício, a portaria remota é uma tecnologia muito conveniente em tempos de isolamento social.

De forma completamente automatizada, a portaria remota funciona sem a presença de um porteiro.

O controle e a comunicação acontece por meio de uma central, fora do local do estabelecimento.

Em uma loja, por exemplo, este serviço permite que a segurança seja completamente monitorada por um sistema de câmeras.

Conectado à central, seu patrimônio será vigiado por profissionais especializados, bastando apenas uma conexão com a internet.

Monitoramentos por câmeras

Conforme citamos acima, as câmeras permitem o controle dos espaços à distância. Através do acesso remoto, o controle e vigilância do local pode ser feito 24 horas por dia.

Além de todo o suporte da central de segurança, você pode ainda acessar as câmeras de dispositivos como tablets ou smartphones. Facilitando o acompanhamento, mesmo se você estiver em sua casa ou escritório.

Outra vantagem do uso de câmeras é o efeito da barreira psicológica, pois elas sinalizam que o local está protegido. Um estabelecimento com câmeras intimida a ação criminosa, podendo desestimular o malfeitor.

Porém, é importante destacar que câmeras são um sistema preventivo de segurança eletrônica, e devem estar atreladas à mais outras soluções complementares.

Vigilantes com EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)são essenciais para a proteção dos profissionais de segurança. Oferecem anteparo e os arsenais necessários para os momentos de ação.

Tonfa, lanterna, arma de choque, spray, rádio e colete balístico são só alguns exemplos de ferramentas para vigilantes.

Ainda há o armamento de fogo, mas este deve ser utilizado como último recurso para defesa pessoal ou de terceiros.

Controle de acessos

Mais uma solução da segurança eletrônica, o controle de acessos é uma alternativa interessante para comércio quando falamos de entrada e saída de funcionários, por exemplo.

Através do cadastro de senha, tags (cartão-chave) ou sistema integrado de crachás, somente pessoas autorizadas poderão passar pela entrada de colaboradores.

Também pode ser usado para o recebimento de fornecedores, nos estoques, almoxarifados ou salas administrativas. Resultando em um eficiente controle de fluxo de pessoas.

Câmeras de calor

O uso das câmeras de calor tem sido feito em diversos ambientes, até mesmo aeroportos.

Trata-se de um equipamento muito próximo à uma câmera fotográfica, mas que utiliza sensores de calor que captam e indicam a temperatura corporal de uma pessoa ou objeto.

A imagem gerada em 2D apresenta os níveis de temperatura, destacando as áreas mais quentes.

Esta ferramenta pode ser utilizada em portas de comércios, onde um funcionário conduzirá a aferição dos visitantes. Identificando facilmente aqueles com temperatura elevada, que é um dos principais sintomas de um portador do vírus Covid-19.

Reconhecimento biométrico

O reconhecimento biométrico é mais uma alternativa para o controle de acessos, e casa muito bem com as medidas de proteção contra o Coronavírus – o menor contato possível em botões.

A biometria se baseia na identificação de características singulares de cada pessoa, por meio de três componentes: captura, extração e comparação.

Os sistemas de leitura biométrica mais utilizados em tempos de pandemia são: reconhecimento de voz; reconhecimento facial; e identificação pelos olhos (leitura da íris e retina).

Cuidados extras com as vitrines

Na previsão de possíveis ondas de saques, os recursos extras de proteção em vitrines são essenciais.

Opções como vidro antivandalismo – que trata-se de um material de alta resistência contra fortes impactos – e grades rolantes são boas opções de investimento.

Os sensores “quebra vidros” também são um item de relevância, uma vez que notificam a central de segurança em caso de vandalismo ou tentativa de arrombamento por meio da quebra de vitrines.

Protocolos de higienização

Por último, mas não menos importante: fique sempre atento aos protocolos de higienização. Segurança e saúde andam juntas nas ações de adaptação do comércio no pós-pandemia.

As técnicas e cuidados com a limpeza são fundamentais contra a disseminação do Coronavírus. Locais como balcões e expositores precisam de atenção especial. Assim como também objetos de toque recorrente, como maçanetas, computadores e telefones.

A movimentação reduzida dentro de lojas, supermercados e outros pontos comerciais, não elimina a possibilidade de disseminação do vírus.

Equipes de limpeza devem ser formadas por profissionais especializados, que façam o uso de EPIs para reforçar os cuidados: sapatos fechados, calça comprida, luvas de borracha e avental.

O uso de máscaras durante todo o período de execução do trabalho é essencial. 

Conte com um serviço de confiança para o seu negócio

Apesar das incertezas que ainda nos cercam neste momento, o seu patrimônio precisa da segurança e tranquilidade oferecidos por quem entende do assunto.

Conte com o Grupo Segura para proteger o seu negócio!

Estamos preparados para lhe oferecer as melhores tecnologias disponíveis hoje no mercado, aliado à todo o suporte e acompanhamento necessário.

Todos os nossos serviços são realizados por profissionais especialistas, desde as soluções de segurança até a limpeza.

Faça contato conosco agora mesmo e saiba como o Grupo Segura pode te ajudar!