O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança Eletrônica  > Segurança patrimonial, como funcionam as câmeras inteligentes?

Segurança patrimonial, como funcionam as câmeras inteligentes?

O monitoramento por vídeo e as câmeras inteligentes não são um recurso novo. Mas a demanda por este tipo de tecnologia, cresceu neste período de pandemia. Demonstrando assim que, muito além de uma opção, este agora é um recurso essencial na segurança patrimonial.

As câmeras inteligentes podem trazer uma série de funções práticas e muito assertivas. Desde o envio de notificações até dispositivos de reconhecimento, seu amplo leque de soluções faz com que se tornem um artifício de ótimo custo-benefício. 

Um fato que não podemos negar, é o de que a pandemia trouxe muito mais prejuízo para as empresas que estavam ‘atrasadas’ no quesito de tecnologia. 

Pegando de surpresa aqueles que entendiam os recursos digitais como algo passageiro, desnecessário. Ou que não viam valor nestas ferramentas para a sua empresa. 

A realidade é que cada vez mais o mundo real estará atrelado ao virtual, com tecnologias que aprimoram e elevam a qualidade do trabalho. 

No universo da Segurança Patrimonial, não poderia ser diferente. Quanto maior a confiança e efetividade do serviço, melhor para o negócio e para as pessoas. 

Neste novo normal, é intensificada a busca por investimentos otimizados. Além de soluções que permitam, principalmente, um menor envolvimento de pessoas no corpo a corpo. 

E é neste contexto que as câmeras inteligentes se encaixam perfeitamente bem!  

Acompanhe neste artigo como elas podem beneficiar, e muito, a segurança do seu patrimônio.  

Câmeras inteligentes – a Internet das Coisas é o futuro 

Muito se fala do futuro do trabalho – como serão os processos e profissões parcialmente ou totalmente automatizados. 

Esta é uma discussão que não deve servir para assustar ninguém. Pelo contrário, as tecnologias estão aí para melhorar o que os humanos já executam. Porém, com maior rapidez, acuracidade e consequentemente, melhor custo. 

A chamada Internet das Coisas nada mais é do que uma forma de conectar objetos e pessoas para que funções do dia a dia sejam executadas de forma inovadora, facilitando as tarefas e otimizando o tempo

Tempo esse, tão precioso, que muitos classificam como a nova moeda do século. 

Desde uma dona de casa, que pode ativar sua máquina de lavar roupas à distância, passando pelo varejo, com experiências de compras interativas. Até grandes indústrias em seus processos complexos. Todos se beneficiam com a Internet das Coisas

Se antes estas tecnologias já provocavam o mercado a pensar diferente, agora no pós-pandemia este é um assunto obrigatório: como você e sua empresa irá usufruir dos sistemas inteligentes

Tipos de câmeras inteligentes e suas funcionalidades 

As câmeras inteligentes são a aplicação da inteligência artificial na vigilância em vídeo. Integradas a processadores, podem fazer a leitura de inúmeras informações de forma rápida. Dentre elas, buscar elementos, realizar comparações e emitir notificações para a central de monitoramento

Conheça a seguir os principais tipos e funcionalidades.  

Câmeras de Reconhecimento Facial (biométrico) 

Inicialmente uma ferramenta exclusiva de investigações criminais, a tecnologia de reconhecimento facial é hoje amplamente utilizada por empresas. 

Sua finalidade pode ser o controle de acessos, a identificação de pessoas e a detecção de ameaças. O reconhecimento é feito a partir de um software de inteligência artificial que faz a leitura da imagem digital, captada por vídeo. 

O processo todo acontece por etapas, seja em tempo real ou por meio de gravação. 

Começando pela detecção do rosto da pessoa, e em seguida, a leitura da imagem, ajustando pontos como resolução, zoom e brilho da imagem. E por fim, a identificação é realizada através da codificação de dados. 

As câmeras de reconhecimento facial possuem muitos benefícios. Em épocas de pandemia, a não necessidade de um funcionário para executar o controle de acessos é muito vantajoso. 

Sem falar dos custos reduzidos, uma vez que a tecnologia não depende de alto investimento. O uso da ferramenta ainda garante mais confiabilidade, pois não está suscetível ao erro humano. 

É importante destacar o papel da biometria no controle e proteção de dados. Esta é uma eficaz ferramenta no combate a fraudes na segurança da informação, intensa preocupação das empresas atualmente. 

Outra vantagem é o controle nas linhas de produção das fábricas, que pode ser efetivo na supervisão do trabalho. Detectando rapidamente possíveis problemas, como um funcionário que não esteja fazendo uso correto dos EPIs, por exemplo. 

Interligada a alarmes e sensores, as câmeras acompanham toda a linha produtiva. Ou seja, elas podem notificar os gestores quando algo estiver fora dos padrões pré-definidos. 

Identificação de placas de veículos 

Este tipo de câmera possui a mesma lógica do reconhecimento facial, porém, destinada a ler e identificar placas de veículos. 

Muito utilizada na identificação de carros roubados, a câmera tem a capacidade de registrar a placa e enviar seus dados para o sistema informatizado. Desta forma, a central poderá acionar a polícia para busca e apreensão do veículo e do ladrão. 

Medição de temperatura 

Esta solução possui ligação direta com o momento da pandemia, em um cenário onde as empresas adotam medidas de segurança de saúde. O processo de triagem de temperatura corporal dos funcionários por câmeras termográficas torna o processo muito mais facilitado e ágil. 

As câmeras captam a emissão de radiação de infravermelho ou emissão de calor de ambientes, objetos e seres vivos. Demonstram as diferenças de temperatura do corpo através de cores. Ou seja, faz com que pessoas com graus elevados, constatando febre, sejam facilmente identificadas e encaminhadas para testagem do Covid-19

Dicas sobre os locais de instalação  

Quando falamos do uso de câmeras, é fundamental avaliar os locais adequados para a instalação dos equipamentos

O posicionamento deve ser bem observado, para que a abrangência do ambiente seja completa. Interferências como luz solar ou a falta de iluminação pode prejudicar a qualidade das imagens e dificultar as captações. 

Outro ponto a ser considerado é a altura do equipamento. Em um caso de invasão, por exemplo, câmeras que estão em fácil acesso podem ser retiradas e quebradas pelo ladrão, impedindo a captação do vídeo. O indicado é que estejam três metros acima do chão. 

Fique atento também para que todos os ambientes mais propensos as invasões estejam na área de cobertura das câmeras. Locais como portas, garagens, e área dos fundos não podem ser esquecidas. 

A importância de um serviço de segurança completo  

São diversas opções em equipamentos e muitos pontos de atenção para serem analisados antes de definir qual a melhor solução para o seu negócio

Mas não se preocupe! Um serviço completo de segurança patrimonial e eletrônica, com profissionais capacitados, irá prestar todo o auxílio e elaboração do projeto de segurança

O Grupo Segura possui compromisso com a inovação! Fazemos uso da alta tecnologia para garantir resultados condizentes com a realidade e expectativas de cada cliente. 

Dispomos de uma extensa gama de dispositivos e serviços de segurança eletrônica, como:

  • Gerenciamento e Controle de acesso;
  • Sistemas de Vídeo-vigilância;
  • Soluções de Alarmes e Monitoramento 24h;
  • Sistemas de Comunicação. 

Entre em contato conosco e conheça mais sobre as soluções do Grupo Segura.

25 falhas comuns para comprovar que você não está seguro