O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

adm.comercial@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança Eletrônica  > Segurança no comércio: Como funciona o botão de pânico?
botão de pânico no comércio

Segurança no comércio: Como funciona o botão de pânico?

Dispositivos de segurança eletrônica estão cada vez mais tecnológicos e, ao trabalharem integrados a outras soluções, trazem diversos benefícios para aumentar a segurança no comércio

A crescente utilização do botão de pânico no comércio reflete a preocupação com a segurança no contexto pós-pandemia.

2020 deixou sua marca de um ano conturbado, imprevisível e extremamente difícil para diversas áreas do mercado. A pandemia desencadeou uma porção de consequências, com as quais ainda precisaremos aprender a lidar em 2021.

O lockdown – como é denominada a versão obrigatória e mais rígida do distanciamento social – por exemplo, gerou momentos de incerteza e insegurança que se estendem até o momento atual. Com a desestabilidade econômica e o fim do auxílio emergencial do governo, o cenário tornou-se propício ao aumento da criminalidade e violência.

Já prevendo este cenário no pós-pandemia, o próprio governo preparou uma parte de seus investimentos para destinar à segurança pública. O pacote de segurança inclui ações voltadas ao combate do aumento da criminalidade violenta, aumento de roubos de cargas, aumento dos crimes cibernéticos, dentre outros.

Dentro deste contexto, empresas e comerciantes estão reforçando suas estratégias de segurança e implantando novas soluções que protejam as pessoas e o patrimônio.

Diferentes dispositivos de segurança eletrônica hoje possibilitam maior rapidez na comunicação e, consequentemente, no tempo de resposta em momentos de emergência. Um deles é o botão de pânico no comércio.

Para que serve o botão de pânico no comércio

Como o próprio nome já diz, o botão de pânico no comércio serve para sinalizar situações de emergência ou risco, como invasões, assaltos e roubos, por exemplo.

Lojistas e comércios em geral utilizam o botão de pânico para fortalecer seus sistemas de segurança. De modo que a central de segurança ou a própria polícia seja notificada em instantes após o seu acionamento.

O indicado é que o botão de pânico esteja atrelado a um circuito de câmeras, otimizando o processo de monitoramento.

No momento em que o botão é acionado, a central consegue visualizar imediatamente, pelas imagens, o que está acontecendo no local. E assim preparar-se devidamente para o atendimento à ocorrência.

Outro ponto a se considerar é que, com o auxílio das câmeras, possíveis acionamentos do botão por engano podem ser rapidamente constatados. Evitando assim ações desnecessárias para os típicos “alarmes falsos”.

Como funciona um dispositivo de pânico

Ao receber a chamada de emergência a partir do acionamento do botão de pânico, a central de segurança é comunicada e poderá agir em tempo real.

Caso não esteja ligado a um sistema de câmeras, o acionamento do botão irá gerar uma chamada de emergência. Esta só será levada adiante depois da confirmação sigilosa do ocorrido.

Caso você nunca tenha ouvido falar do botão de pânico, saiba que ele não é uma novidade. Porém, esta tecnologia tem ganhado mais adeptos nos últimos tempos, justamente pela necessidade de maior segurança nos pontos comerciais.

A própria segurança pública já explora as funcionalidades do botão de pânico. No carnaval do último ano, a prefeitura de Belo Horizonte instalou diversos totens com câmeras de vigilância pelas ruas da cidade.

Cada totem possuía um botão de pânico interligado à câmera, para que a população pudesse denunciar casos de assaltos e demais ocorrências. Possibilitando assim a ação imediata dos agentes da polícia.

Podemos observar como tanto empresas públicas como privadas apostam no botão de pânico como uma solução prática e efetiva.

Como implantar o botão de pânico no meu comércio

Um item essencial para o botão de pânico é a qualidade! Afinal este tipo de equipamento não pode estar sujeito a falhas. Procure indicações confiáveis, como de empresas prestadoras de serviços de segurança, que já possuam um amplo conhecimento na área.

Outro ponto importante é o local de instalação. Normalmente, o botão de pânico fica posicionado em locais discretos, até imperceptíveis. Mas que seja de fácil acesso aos funcionários da loja, como embaixo do balcão de atendimento, por exemplo.

No entanto, o botão de pânico não se limita a instalações fixas. Pode ser personalizado de acordo com a sua finalidade, com diferentes modelos como a seguir:

Botão de pânico móvel

Os botões de pânico móvel são geralmente utilizados por vigilantes locais, motoristas e até pessoas que residem em locais perigosos ou que estejam em situação de ameaça.

Tecla de pânico para alarme

Além de possuírem integração com câmeras de vigilância, há também a ligação com um sistema de alarmes. Este tipo de botão integrado é muito efetivo para as situações de emergência, pois permite que se tenha a visão do local para melhor entendimento do ocorrido. Podem ser usados em ambientes comerciais, corporativos ou residenciais.

Interruptor de pânico para emergências médicas

Com finalidades médicas, o botão de pânico também pode ser utilizado por idosos que estejam em situação de saúde delicada. Na ausência de um enfermeiro ou membro da família em momento de emergência, o botão acionado irá sinalizar imediatamente a assistência médica para atendimento do paciente.

Dica importante

Para evitar situações ainda mais graves, recomenda-se que o botão de pânico nunca seja acionado já na presença dos bandidos no recinto.

O indicado é que o botão seja utilizado em duas hipóteses:

  • a) Antes da invasão em si, quando for percebida a ameaça;
  • b) Logo após a ação dos criminosos.

Muitas vezes, o intuito do malfeitor é apenas realizar o roubo, sem machucar ninguém. E toda a movimentação causada pela ativação do botão de pânico pode assustar os bandidos, desencadeando um comportamento indesejado.

Botão de pânico no Aplicativo Segura Mobile

Agora que você já conhece um pouco mais de como funciona o botão de pânico, imagine ter esta e outras ferramentas de segurança na palma de suas mãos.

O aplicativo Segura Mobile possibilita o controle completo dos dispositivos de segurança do seu comércio, empresa ou residência. Monitore câmeras e alarmes à distância, diretamente do seu celular ou tablet!

O botão de pânico é um dos diferenciais da ferramenta, que conta ainda com:

  • Armazenamento de imagens;
  • Alertas;
  • Notificações;
  • E visualização direta das suas câmeras.

Para aproveitar todos estes recursos de forma gratuita, basta o cliente baixar o aplicativo Segura Mobile. Ele funciona no sistema Android ou IOS, é só entrar com seu login e senha.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre este serviço exclusivo!

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.