O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

adm.comercial@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Projetos de Segurança  > O que é e como funciona a barreira virtual em uma empresa?
barreira virtual

O que é e como funciona a barreira virtual em uma empresa?

Sua empresa possui bloqueios digitais em seus métodos de segurança? Por vezes, nos atentamos aos artifícios físicos e nos esquecemos como a tecnologia pode nos poupar tempo, preocupação e dinheiro

A barreira virtual é uma solução que reúne diversas ferramentas da segurança eletrônica. Equipamentos de ponta trazem tecnologia e inteligência artificial para otimizar todos os processos envolvidos na proteção da sua empresa.

O cenário atual ainda é de incertezas econômicas, causado pela pandemia do Coronavírus e pela instabilidade política do país. Este contexto desencadeia uma preocupação ainda maior com a segurança patrimonial.

São diversos os tipos de barreiras de segurança que se podem aplicar em empresas, condomínios e residências.

As barreiras físicas tratam-se das estruturas que protegem o local de ações externas. Podem ser em formato de muro, cerca ou grades.

O tipo mais adequado de barreira física vai depender da necessidade de segurança de cada empresa. É importante também que estejam em harmonia com as características de construção do local. E sejam condizentes com as operações de logística do negócio.

Mas a segurança estrutural (barreiras físicas) é apenas uma parte que compõe a segurança perimetral. Esta, por sua vez, compreende toda forma de barreira – seja ela física, virtual ou psicológica (placa de “cuidado cão bravo”, por exemplo).

As vantagens da barreira virtual para sua empresa

As chamadas barreiras virtuais englobam as soluções de segurança eletrônica, como câmeras de vigilância, alarmes e sensores.

Elas são um dos primeiros inibidores de qualquer ação criminosa, pois deixam muito claro ao bandido que aquele lugar está protegido eletronicamente.

Hoje, a tecnologia permite uma série de artifícios para monitorar e agir de forma muito ágil e assertiva nas situações de risco.

Como funcionam as principais soluções de barreiras virtuais na segurança

Vamos listar alguns artifícios tecnológicos que podem compor essa cerca virtual de defesa.

Sensores inteligentes

Os sensores inteligentes identificam, à distância e sem contato direto, a presença de pessoas e objetos. Existem diferentes tipos de sensores, indicados para diferentes finalidades.

Os modelos mais comuns no mercado são:

  • Acústico: acionado por meio de ondas sonoras;
  • Infravermelho: age com base na luz de raios infravermelhos (muito utilizados em portas automáticas e sistemas anti-furto);
  • Indutivo: fazem a identificação por meio de campos magnéticos, interligados a um circuito elétrico (usado em processos produtivos dentro de fábricas, na detecção de presença ou ausência de materiais metálicos);
  • Capacitivo: também utilizado pelas indústrias, detectam qualquer tipo de massa por estímulo físico, químico ou sinal.

Os sensores inteligentes vão muito ao encontro do momento que estamos vivendo, em que o distanciamento e a impossibilidade do toque são uma realidade.

A tendência é que se apliquem cada vez mais alternativas que reduzam a necessidade do contato pelo toque. Por isso, os sensores têm um papel importante como ferramenta no auxílio da prevenção de possíveis novas doenças contagiosas daqui pra frente.

Câmeras inteligentes

As câmeras inteligentes são uma ferramenta da solução de vigilância em vídeo. Através de inteligência artificial, são capazes de fazer a leitura de informações de maneira muito ágil. Elas captam, interpretam e notificam a central de segurança.

Assim como os sensores, existem diferentes tipos de câmeras para determinadas finalidades.

  • Câmera de reconhecimento facial: detecta o rosto de pessoas para o controle de acessos e a identificação de ameaças. É utilizada também em sistemas de segurança da informação. Por meio da biometria para métodos de proteção de dados.
  • Identificação de placas de veículos: essas câmeras têm a capacidade de ler e detectar placas de carros furtados, auxiliando a segurança pública na busca e apreensão de veículos.
  • Medição de temperatura: bastante explorada no período da pandemia, detectam pessoas que estão febris. As câmeras de calor são capazes de medir a temperatura corporal por meio da captação de raios infravermelhos.

Monitoramento remoto

O monitoramento remoto permite o controle e gerenciamento da segurança à distância. Com esta solução, os sensores e câmeras inteligentes formam um sistema integrado, trabalhando juntos para captar qualquer movimentação suspeita.

Os equipamentos devem estar em locais estratégicos, para que a equipe de profissionais especializados supervisione tudo diretamente da Central de Segurança.

Uma vantagem muito prática do monitoramento remoto é o acesso direto, que pode ser feito através de um celular ou tablet.

Ou seja, além do controle da central responsável, o acompanhamento pode ser feito pelo proprietário da empresa ou responsável pela segurança. Os dados ficam disponíveis na palma de sua mão, a qualquer momento, hora e local.

Rondas virtuais

A tecnologia das rondas virtuais substitui a necessidade de presença física de um vigia.

Realizadas pela Central de Monitoramento, as rondas virtuais evitam os possíveis riscos do profissional em situação de invasores armados.

Em sinal de perigo, o vigia remoto irá acionar a polícia. Ou seja, sem precisar se colocar em posição de combate.

As rondas automatizadas possibilitam o monitoramento de até 100 câmeras simultaneamente. Há a opção também de programar as câmeras com horário para início e fim das rondas.

A importância do Projeto de Segurança personalizado

Podemos observar a variedade de opções que o mercado de tecnologia nos oferece no campo da segurança patrimonial.

Sensores, câmeras, sistemas de monitoramento e automatização de processos, por exemplo. São todos extremamente úteis e podem formar uma solução completa para proteção do seu negócio.

Porém, é muito importante que a implantação destas ferramentas sejam feitas e acompanhadas por profissionais especialistas. Ou seja, que irão garantir a instalação e aplicação correta de cada recurso.

Uma empresa que sai comprando equipamentos eletrônicos sem orientação, pode ter prejuízos por falta de conhecimento. Ao final, se gasta tempo, dinheiro e esforços envolvidos em um projeto mal-executado e que terá seus resultados comprometidos.

Por isso, o projeto de segurança é uma etapa crucial para as barreiras virtuais.

O Grupo Segura oferece um serviço completo iniciando pelo projeto de segurança. Ou seja, envolvendo a empresa como um todo, durante o processo.

A partir da identificação de riscos e outras variáveis, por exemplo, como condições climáticas e fluxo de pessoas. Sendo assim, são estabelecidos os meios mais eficazes e condizentes na solução do problema. Avaliando também a realidade financeira do cliente.

Em conjunto, com estes dados, são analisadas também questões como, por exemplo, detalhamento do ambiente, equipamentos recomendados, auditoria de segurança, planos de contingência, dentre outros.

Entre em contato conosco e entenda mais sobre como o Grupo Segura pode agregar ao projeto de barreiras virtuais da sua empresa!

Sem comentários

Desculpe, mas o formulário de comentários está desativado.