
Alarme e monitoramento comercial: como escolher a opção ideal
Os sistemas de alarme e monitoramento comercial são importantes ferramentas para inibir furtos e invasões. Entenda como escolher a solução ideal.
Se você tem uma loja, trabalha no comércio e lida com o varejo regularmente já deve ter se perguntado: como posso garantir que a minha empresa não será alvo de roubos e furtos?
Essa é uma dúvida comum entre as empresas que diariamente lidam com um intenso fluxo de pessoas e estão expostas aos riscos que essa condição lhes impõem.
Nesse contexto, a instalação de alarmes é uma alternativa amplamente utilizada pelo comércio há bastante tempo.
Por isso, nesse artigo, vamos ensiná-lo a escolher a solução ideal de alarme e monitoramento comercial para sua empresa.
Saber disso vai ajudá-lo a ter uma visão mais abrangente acerca do funcionamento destes aparelhos e os perigos que você está exposto quando faz escolhas mal feitas. Vamos lá?
A segurança comercial exige uma nova visão
É notório como a preocupação com a segurança tem ganhado novas dimensões. Se antes o propósito era puramente evitar prejuízos financeiros, hoje e cada vez mais, o assunto tem se transformado em um diferencial competitivo.
Afinal, a segurança está diretamente ligada a sustentabilidade dos negócios e as relações que as empresas mantém com seus públicos, sejam eles colaboradores ou clientes.
De acordo com esse contexto a contratação dos sistemas de segurança também está passando por transformações.
Muito mais do que tecnologia, as empresas estão exigindo que a sua segurança seja bem feita. E isso amplia o campo de visão, fazendo com que o empresário não olhe apenas para os equipamentos, mas sim para todo o contexto envolvido. E isso inclui os processos, a tecnologia empregada e a mão de obra contratada.
Como funciona o alarme com monitoramento?
Os sistemas de alarme e monitoramento comercial são monitorados 24 horas por dia, 7 dias na semana. Eles funcionam com sensores posicionados em locais estratégicos e visam detectar movimentações suspeitas que possam deflagrar uma tentativa de invasão.
Ao menor sinal, um alarme é emitido e enviado para a central de monitoramento. Essa, consequentemente pode atender as ocorrências rapidamente, em tempo real.
Com a evolução dos sistemas, tudo o que acontece na empresa, também pode ser acompanhado virtualmente pelo proprietário do estabelecimento do próprio celular, tablet ou computador.
Escolhas mal feitas colocam negócios em risco
Como falamos anteriormente, a utilização de um sistema de alarme é uma estratégia amplamente utilizada pelo comércio.
Agora, o que você pode ainda não saber é que, dependendo da sua escolha, você está correndo riscos nessa contratação.
Por isso, é preciso ficar de olho na qualidade dos produtos e serviços contratados. Qualquer falha pode deixar uma empresa inteira desprotegida.
Caso você já tenha um sistema contratado e queira ter certeza de que fez a escolha correta fique atento aos sinais. Algumas falhas, como disparos indevidos, erros ao detectar uma invasão, curto-circuitos, custo elevado de manutenção e o alto consumo de energia são alguns indícios de que algo não vai bem.
Cuidados na instalação e na operação
Para evitar preocupações desnecessárias, antes de escolher a quantidade e a tecnologia que será empregada, converse com especialistas.
Contrate um diagnóstico para as necessidades locais. Em primeiro lugar, exija um projeto de segurança que definirá o escopo da infraestrutura e dos equipamentos.
Além disso, dê preferência para equipamentos de primeira linha, que tenham procedência e sejam operados por fornecedores confiáveis.
Por fim, lembre-se de que seus colaboradores, clientes e visitantes são parte fundamental nesse processo. Afinal, de nada adianta fazer uma boa contratação se houverem lapsos nos procedimentos. Em qualquer situação, o melhor sistema de alarme e monitoramento comercial será aquele onde as pessoas participam ativamente.