O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança Eletrônica  > Tecnologia e criminalidade: métodos eficientes contra procedimentos avançados
Tecnologia e criminalidade: métodos eficientes contra procedimentos avançados

Tecnologia e criminalidade: métodos eficientes contra procedimentos avançados

Tecnologia e criminalidade se tornam uma combinação poderosa, e pedem por soluções em segurança cada vez mais avançadas.

Há um ditado popular que diz que os ladrões não dormem no ponto. E ele dispensa qualquer explicação.

Para a mente criminosa um simples descuido pode se tornar uma grande oportunidade. Mais ainda, quando eles têm um arsenal tecnológico à seu favor.

Dia desses mesmo, me deparei com uma ocorrência em que o porteiro havia sido rendido, após um telefonema, de um falso morador, que autorizava a entrada de um suposto visitante no condomínio.

Diante deste cenário, como aumentar a segurança, driblando as táticas avançadas utilizadas pelos criminosos, é a resposta que muita gente gostaria de saber. E pode também ser a sua.

Se for, você está no caminho certo. Neste artigo vou falar sobre tecnologia e criminalidade, para que você possa antever a ação de criminosos e se proteger de situações perigosas. Acompanhe.

Tecnologia e criminalidade: até onde vai o perigo

Prédios, empresas ou residências têm se tornado objetos frequentes da ação de bandidos, mesmo tendo câmeras e guardas particulares cuidando da sua segurança.

O problema está em uma combinação perigosa: tecnologia e criminalidade.

Dupla esta que tem se mostrado efetiva, até mesmo contra alvos supostamente protegidos.

Exemplos disso são diversos e estão por todos os lados.

Além das táticas mais comuns de invasão, como abordagens feitas no portão de casas e outros ambientes, vem se tornando comuns estratégias mais complexas.

Casos que têm envolvido a clonagem de placas de carros, roubos de controle remoto, falsos telefonemas e outras abordagens.

Os alvos mais frequentes continuam sendo residências que possuem muros mais altos, lugares com pouca luminosidade e regiões mais centralizadas e movimentadas.

Fatores que permitem os criminosos a agirem sem chamar a atenção dos vizinhos e policiais, e terem as ruas como suas aliadas, facilitando suas rotas de fuga.

A ação criminosa pede por mecanismos de proteção avançados

O número de ocorrências têm elevado à procura por soluções que ajam a serviço da segurança, tanto pessoal quanto patrimonial.

O problema está na falsa sensação de segurança que todo este arsenal, em muitos casos, pode gerar.

Muitas pessoas acreditam que os sistemas de proteção existentes são bons o suficiente, e funcionam por si só, mantendo-os distantes de situações perigosas. E este é o grande perigo.

Os desafios, quando o assunto é tecnologia e criminalidade, se estendem à muitos temas.

Vão desde escolhas mal feitas de contenção à falhas humanas, geradas por pessoas que não estão habilitadas para lidar com estes contextos.

Tudo isso põem em risco a segurança, exigindo mecanismos de proteção avançados, que combinem procedimentos, pessoas e alta tecnologia contra o crime.

Novidades para dificultar a ação dos criminosos

A tecnologia não substitui as atitudes preventivas, mas pode ser uma grande aliada contra a criminalidade.

Os itens mais procurados são câmeras, alarmes e sistemas de controle de acesso. Mas outros itens, já começam a entrar na mira dos brasileiros.

Entre eles estão drones, câmeras de alta definição que inclusive reconhecem placas de carros. Portarias automatizadas, alarmes controlados remotamente, fechaduras digitais e sistemas de reconhecimento facial.

Entretanto, é sempre bom alertar que, para que não haja uma falsa sensação de segurança em torno destes equipamentos, é fundamental que eles atuem junto de um monitoramento adequado e de procedimentos bem estruturados, para tirar o máximo proveito dos recursos disponíveis.

Igualmente importante, está o treinamento e a capacitação de todos os profissionais envolvidos com a segurança. Para que essa equipe esteja sempre atualizada e preparada para agir prontamente.

Com tudo o que falamos sobre tecnologia e criminalidade, eu espero que você esteja mais preparado para fazer boas escolhas e aumentar a sua segurança.

Descubra, com a ajuda especializada, o que funciona ou não para você e o lugar onde você mora ou trabalha.

Não há melhor jeito de se proteger do que combinando prevenção e conhecimento adequado.