O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Empresas  > Segurança privada em escolas: um diferencial competitivo
Segurança privada em escolas

Segurança privada em escolas: um diferencial competitivo

Equipamentos eletrônicos e vigilantes atentos no controle de entrada e saída das escolas podem ser um grande diferencial para a segurança dos alunos.

Entre os diversos fatores que servem de diferenciação e que são capazes de gerar valor para uma instituição de ensino, certamente um deles é a segurança privada em escolas.

Com a incidência de furtos e assaltos cada vez mais frequentes, a presença de serviços de monitoramento e guarda feita por vigilantes é de suma importância e está ligada diretamente a qualidade do ensino prestado e a absorção dos conteúdos. Afinal, quando alunos, professores e demais colaboradores sentem que estão protegidos, a produtividade e a motivação para desempenhar suas atividades acontece de forma natural.

No que consiste os serviços de segurança e vigilância?

Para garantir a segurança das pessoas e proteger o patrimônio, os serviços de segurança voltados às escolas atendem diversas demandas. E é um projeto de segurança que vai definir essas frentes de atuação.

Cada instituição tem suas particularidades, e cabe a empresa de segurança levar esses dados em conta na hora de formular o seu planejamento.

Dependendo da região que ela está inserida, do índice de criminalidade, do perfil dos alunos, dos recursos de segurança já oferecidos, normas, procedimentos e outras questões vai haver a indicação de uma solução personalizada.

Nessa realidade, quando mais detalhada a análise feita pela equipe técnica, melhor será o diagnóstico do que é necessário para garantir a segurança da instituição.

Entre as possibilidades, podemos citar: o controle da movimentação de pessoas, a distribuição física das turmas, dos locais de estudo, além de uma maior fiscalização dentro da sala de aula, no pátio da escola e arredores.

Por que adotar a segurança privada em escolas?

Assim como uma empresa, alguns fatores devem ser observados em uma instituição de ensino para que a entrega do serviço que ela presta esteja condizente ao que é esperado pelo seu público-alvo.

Nessa realidade, a segurança desempenha um papel fundamental nas escolas e os últimos dados divulgados pelo IBOPE mostram isso.

Segundo a pesquisa, 87% dos pais entrevistados responderam que priorizam a segurança na escolha de um colégio particular. A qualidade do ensino e a disciplina ficam logo atrás com 81% e 74% respectivamente.

Sem contar que a segurança privada em escolas é também uma questão legal. Haja visto que a sociedade civil compreende a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa na outra. No código de defesa do consumidor encontramos esse dado de forma bem clara, onde ele traz que “o fornecedor é responsável por sanar os danos causados aos consumidores, independente da existência de culpa”.

Cuidar dos recursos internos também é importante

Ter equipamentos de segurança eletrônica distribuídas em pontos estratégicos do colégio e vigilantes nos locais de acesso é uma questão essencial, de fato. Mas, além disso é fundamental a realização de treinamentos e procedimentos que busquem capacitar as pessoas envolvidas, para formar uma cultura de segurança realmente efetiva. Caso contrário, toda a estratégia por ir por água abaixo.

Um funcionário, por exemplo, que não foi devidamente orientado sobre segurança pode ser facilmente envolvido em um golpe, permitindo que pessoas mal intencionadas adentrem na instituição, colocando em risco a vida de todos.

Isso pode acontecer num piscar de olhos. Portanto, todo o cuidado é pouco. Infelizmente, são as falhas humanas uma das maiores portas de entrada para que os crimes aconteçam.

Proteção para além da segurança

Quando o assunto é a segurança nas instituições de ensino, outra questão ganha destaque: o monitoramento dos alunos e professores dentro e nas proximidades da escola.

Afinal, não é só dos delitos dos criminosos que precisamos manter afastadas nossas crianças e adolescentes.

A violência, hoje, não é apenas física, mas também psicológica e um exemplo bem atual é o bullying. Dessa forma, a segurança privada em escolas, além do controle de acesso, precisa ajudar de maneira inteligente em todo o processo, colocando o bem-estar das pessoas em primeiro lugar. Esse sim, o ativo mais valioso de qualquer instituição.

Se quiser saber mais sobre a segurança privada em escolas, deixe o seu comentário abaixo ou faça contato. Conte sempre com o Grupo Segura.