O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Condomínios  > Segurança contra incêndio em edificações: seu prédio está adequado?
Segurança contra incêndio em edificações

Segurança contra incêndio em edificações: seu prédio está adequado?

As condições das instalações elétricas, de gás e do sistema de prevenção e combate ao fogo precisam estar de acordo com as recomendações e normas essenciais para garantir a sua segurança.

Você já parou para pensar em quanto a segurança contra incêndio em edificações é importante?

Se não, é hora de olhar com carinho para estes detalhes, exigindo que os responsáveis cumpram com essas obrigações.

Afinal, é por meio do cumprimento dessas exigências que se pode evitar que incêndios ocorram, limitar a propagação de chamas e fumaças, facilitar o serviço dos bombeiros durante uma emergência e garantir os elementos necessários em uma possível evacuação.

Por isso, preparamos esse guia prático, para que você possa entender o que torna um prédio seguro contra incêndios e assim, possa exigir que as normas de segurança sejam cumpridas no local onde você mora.

Itens de segurança contra incêndio em edificações que você deve observar

Existe uma série de regras e regulamentos que um condomínio precisa seguir e algumas delas se referem a segurança contra incêndio.

A responsabilidade pela regularização anti-incêndio nesses locais pertence ao proprietário do imóvel ou ao responsável por ele, neste caso o síndico.

Mas, você pode ajudar para que o seu lar se mantenha protegido. Ter consciência das normas e exigir que elas sejam cumpridas é um grande passo.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

O AVCB é um documento que garante que um local fechado está de acordo com as normas de segurança contra incêndio e pânico.

Se no seu condomínio ele está em dia, significa que a edificação está regularizada conforme à lei, o que traz mais tranquilidade para moradores e visitantes.

Para obter o AVCB é necessário reunir alguns documentos e Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). O que preconiza que a condomínio tenha:

Equipamentos de segurança

Extintores, sinalização de emergência, hidrantes, portas corta-fogo devidamente instalados e dentro do prazo de validade.

ART das instalações de Gás

Trata-se de uma conferência que ateste que não há nenhum vazamento na tubulação.

ART de para-raios

O documento atesta que o condomínio está seguro contra descargas elétricas.

Laudo elétrico

Documento que comprova que as instalações elétricas não tem problema algum.

Atestado de brigada de incêndio

Indica que o condomínio possui um grupo de moradores que está capacitado a agir em caso de incêndio, capaz de controlar a situação antes da chegada dos bombeiros.

Atestado do gerador

Indica que o gerador do condomínio (quando houver) está funcionando adequadamente.

É importante destacar que as exigências listadas podem sofrer alterações, podendo variar de acordo com as características da edificação. Ou seja: a altura, a área construída, ocupação e uso, capacidade de lotação e carga de incêndio (MJ/m²).

Conscientização dos moradores

Além das normas técnicas, o síndico também deve pensar em ações práticas para prevenir a possibilidade de incêndio nos condomínios.

Nessa realidade, fazer a manutenção periódica e incentivar boas práticas entre os moradores são atitudes que merecem destaque.

Elas previnem erros, economizam gastos e prolongam a vida útil das edificações. E ainda, evitam muitos hábitos perigosos, como manter velas e incensos acesos, fogões ou ferros de passar ligados sem supervisão, sobrecargas elétricas dos Ts e o descarte das xepas de cigarros em lugares inadequados.

Conclusão

Ao chegar até aqui, esperamos que você esteja mais consciente da importância das medidas de segurança contra incêndio e dos itens que devem fazer parte desse conjunto de recomendações.

Afinal, quando o assunto é o fogo, minutos pode fazer total diferença para que vidas sejam poupadas.

É um processo que exige conhecimento especializado, que demanda equipamentos adequados e um conjunto de medidas de detecção e combate ao incêndio. Mas, que se torna ainda mais poderoso com a conscientização das pessoas.

Então, converse com seus vizinhos, busque saber se as instalações do seu prédio estão adequadas e entregue essas informações para os responsáveis para que eles façam a mágica acontecer!

 

25 falhas comuns para comprovar que você não está seguro