O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança  > Como se proteger de roubos a pedestres no comércio e nas ruas
Como se proteger de roubos a pedestres no comércio e nas ruas

Como se proteger de roubos a pedestres no comércio e nas ruas

O medo de ser assaltado modifica os hábitos e impacta na saúde das pessoas. Descubra como se precaver nas ruas e evitar prejuízos com roubos a pedestres.

A violência urbana atinge níveis alarmantes e isso não é novidade para ninguém. Furtos, roubos e assaltos não escolhem hora, lugar, nem tampouco suas vítimas.

Contudo, alguns comportamentos nocivos acabam aumentando as chances das pessoas serem surpreendidas por estes crimes.

Entenda onde estão estas falhas e o que você precisa fazer para se proteger de roubos a pedestres, seja nas ruas, no comércio, nas praias ou em qualquer lugar.

A falta de atenção atrai o crime nas ruas

A distração funciona como um chamariz para os criminosos. Uma pessoa desatenta, circulando pelas ruas, é um alvo fácil para os bandidos.

Em situações como estas, a única pessoa a ser surpreendida pelo roubo é a própria vítima. Uma vez que os ladrões já observaram o seu comportamento, se aproximaram e escolheram o ponto ideal para o ataque.

Na maior parte dos casos, a distração, somada à fragilidade das pessoas e os benefícios alcançados com o roubo, costuma ser o fator decisivo na escolha das vítimas. Portanto, é uma postura que deve ser evitada em todos os deslocamentos necessários no dia a dia.

Roubos a pedestres: 5 maneiras de se proteger

Considerar que você pode ser uma vítima de assaltantes ao sair de casa é um fator importante a ser levado em consideração. Planeje-se e adote medidas de proteção para não ser surpreendido.

#1 Seja observador com aquilo que acontece ao seu redor

Antecipar-se ao perigo é uma importante forma de se proteger. Portanto, mantenha-se atento ao que acontece ao seu redor. Observe a presença ou a aproximação de suspeitos, evite locais e horários de maior risco. Para completar, haja com naturalidade, priorizando comportamentos defensivos.

#2 Evite distrações e o manuseio do celular

Celulares são objetos muito visados por ladrões. Em geral eles estão associados a roubos não planejados, ou seja, que acontecem de acordo com a oportunidade.

Portanto, deixá-los à mostra nos bolsos de trás e andar distraído pelas calçadas navegando em aplicativos de texto são atitudes que chamam a atenção dos bandidos e devem ser evitadas. É preciso ter em mente que, além dos prejuízos com a perda do aparelho, a distração pode desencadear outros crimes, inclusive mais graves.

#3 Saia de casa com pequenos volumes em mãos

Sair de casa com bolsas, pastas, mochilas e carregado de itens supérfluos não é uma atitude prudente quando a intenção é evitar roubos a pedestres.

Se a atitude for necessária, carregue sua bolsa firmemente entre os braços e o corpo, mantendo a mão sobre o fecho. Não leve consigo todos os cartões e grandes quantias em espécie. Planeje-se com o dinheiro para passar o dia e jamais conte-o nas ruas ou abra a bolsa na frente de estranhos.

#4 Evite a passagem em locais isolados e pouco iluminados

A fim de evitar roubos a pedestres, não exponha-se a situações de risco que possam fragilizar a sua segurança. Evite, portanto, cortar caminho por ruelas, ruas isoladas e com pouca iluminação. Se você estiver em um local pouco conhecido, evite andar a pé. Pedestres sempre estão mais vulneráveis a ação de malfeitores. Se perceber qualquer ação suspeita, saia do local naturalmente ou entre em um estabelecimento comercial para se proteger e comunique os órgãos responsáveis.9 tipos de ocorrências criminosas que fragilizam sua segurança

#5 Se iniciado o roubo, fique imóvel e atenda as exigências dos criminosos

A melhor atitude para evitar roubos a pedestres é a prevenção. Ainda assim, em algumas situações, se tornar uma vítima é inevitável. Nestes casos, ficar imóvel e não reagir a abordagem dos bandidos é fundamental para se proteger.

Se iniciado o roubo, tente se manter calmo e atenda a todas as exigências dos criminosos. Antes de realizar qualquer movimento (principalmente com as mãos) avise verbalmente os marginais. Movimentos bruscos podem fazê-los agir agressivamente, mais ainda, se estiverem armados. Também não encare os bandidos nos olhos. Apenas observe características que possam ajudar a polícia a identificá-los posteriormente. Lembre-se: sua vida não tem preço!

Gostou desse post? Se quiser continuar se informando sobre o assunto para se proteger de roubos a pedestres leia outros artigos relacionados em nosso blog.