O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança Eletrônica  > O que não pode faltar em um projeto de instalação de câmeras de segurança
projeto de instalação de câmeras de segurança

O que não pode faltar em um projeto de instalação de câmeras de segurança

Entenda como ter sucesso em um projeto de CFTV e evite problemas no futuro. Para além do custo com os equipamentos, existe uma série de fatores que você precisa dar atenção.

Tão perigoso quanto não ter câmeras de segurança instaladas, é achar que você está protegido em um ambiente quando na verdade você não está. Para evitar esse risco, o mais recomendado é que você invista em um projeto de instalação de câmeras de segurança.

Esse projeto prevê uma série de tecnologias e procedimentos que podem evitar tentativas de intrusão e outros crimes. Afinal, permitem que diversas áreas sejam constantemente monitoradas e controladas.

Você quer ir mais a fundo neste assunto para montar o seu projeto de segurança?

No artigo de hoje vamos abordar tudo isso e indicar os principais fatores que devem ser previstos em um projeto de CFTV. Acompanhe!

Fatores que tornam um projeto de instalação de câmeras de segurança efetivo

Necessidades de proteção

Definir objetivos muito genéricos pode fazer com que uma solução perca o foco e gere custos desnecessários, inflando o orçamento, além de gerar descontentamento.

Se por exemplo, o terreno do seu vizinho facilita para que ladrões consigam invadir seu prédio, ter um eficiente controle de acesso na portaria não vai corrigir essa falha. Afinal, a sua prioridade está no monitoramento do perímetro do seu condomínio.

Ao optar por um projeto de segurança você não corre esse risco. Orientado por ele você conhece as necessidades de proteção de cada ambiente e pode agir com mais precisão.

O local de instalação

Depois de conhecer os riscos que o ambiente está exposto, é hora de estudar o local onde as câmeras serão instaladas.

Para isso a equipe técnica deve analisar a planta do local e ir a campo para vistoriar os melhores pontos e o posicionamento mais adequado para cada equipamento.

Esse passo é crucial, sobretudo porque existem algumas regrinhas que devem ser observadas antes da instalação.

Elas incluem, entre outros pontos, a análise da incidência de luz no local, a temperatura do ambiente, a atenção aos furtos e outros detalhes que possam colaborar para aumentar a vida útil dos equipamentos.

A infraestrutura disponível

Um projeto de segurança deve contemplar todas as falhas de segurança que um ambiente apresenta. Porém, antes de propor as soluções é preciso avaliar a infraestrutura disponível.

Se o local não oferece condições de manter todos os sistemas em funcionamento, é preciso elaborar um projeto para suprir essas deficiências. E isso deve estar detalhado na sua proposta.

Os procedimentos de segurança

Além dos equipamentos, é preciso delimitar também como o monitoramento dessas câmeras será realizado.

O sistema será local ou haverá acessos remotos? Haverão profissionais operando esse sistema? Por quanto tempo as imagens ficarão disponíveis? Funcionará em caso de queda de energia? Quem fará a checagem no local em caso de alguma ocorrência?

Tudo isso deve ser previsto em projeto. E lembre-se para haver segurança o controle precisa ser constante: 24 horas e 7 dias na semana.

As pessoas envolvidas

A mão de obra envolvida em um projeto de instalação de câmeras de segurança é outro ponto crucial do processo.

Afinal, nem o melhor equipamento vai ser eficaz se for operado por alguém que está despreparado para usá-lo.

Portanto, antes de fechar o seu contrato, verifique se os profissionais envolvidos são capacitados para a função e tem as certificações técnicas exigidas para a instalação.

Para finalizar

Agora que você já conhece o que torna eficaz um projeto de instalação de câmeras de segurança, conta pra gente: como você avalia a segurança do local onde você mora ou trabalha?

Se você não dá importância para essa questão, saiba que você e sua família podem estar correndo riscos desnecessários. A segurança deve estar entre as suas prioridades e funcionar de forma contínua, pense nisso!