O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Condomínios  > As portarias de prédios residenciais e os hábitos que fazem a diferença
As portarias de prédios residenciais e os hábitos que fazem a diferença

As portarias de prédios residenciais e os hábitos que fazem a diferença

As pessoas podem atrapalhar a ação dos sistemas de segurança. Entenda a importância dos bons hábitos nas portarias de prédios residenciais e aplique agora mesmo!

Se há regras de segurança no condomínio, elas devem ser seguidas. O motivo é claro e você há de concordar. Uma vez que, o desafio hoje é assegurar que a violência não ultrapasse os portões dos imóveis.

Bons hábitos, mantidos por moradores e funcionários, aplicados nas portarias de prédios residenciais, fazem total diferença para que a segurança seja efetiva.

O problema é que muitas pessoas não dão a devida atenção a eles, e colaboram, mesmo sem saber, com a ação de criminosos. Bastam aqueles 5 minutinhos de distração ou de tempo que a porta ficou entreaberta, para que bandidos ajam fazendo novas vítimas.

Para evitar que isso aconteça no local onde você mora, fique atento as dicas que separamos para você.

Hábitos que fazem diferença nas portarias de prédios residenciais

A segurança é uma questão essencial para o bem-estar de síndicos e moradores. Para que ela seja efetiva, cultivar e incentivar bons hábitos deve fazer parte da rotina.

Há várias questões que devem estar no seu radar. Contudo, separamos a seguir alguns dos temas mais preocupantes, e que geram as principais falhas quando não executadas. Vamos a eles!

Respeitar as normas de segurança estabelecidas

A maior parte das invasões se dá pela portaria dos pedestres, por falta ou negligência dos procedimentos de segurança, por parte de moradores e funcionários.

Logo, se existem regras, elas devem ser cumpridas. O síndico pode incentivar o hábito com campanhas educativas, nas reuniões mensais e em comunicados fixados em locais indicados do condomínio.

Colaborar para que os controles de acesso sejam efetivos  

Os controles de acesso nas portarias de prédios residenciais visam controlar o fluxo de pessoas e assim, proteger o condomínio de ações mal intencionadas.

Contudo, é preciso que todos colaborem para que os processos funcionem. Ao atender visitantes, o portão somente pode ser aberto após a identificação e a autorização do morador. Além disso, não deve ser permitido que visitantes entrem acompanhados de moradores sem autorização. Prestadores de serviço devem ser atendidos na portaria. Jamais deve-se permitir que o entregador leve pessoalmente a encomenda.

Nos horários de limpeza ou, no momento em que for levar o lixo, as portas devem permanecer fechadas.

25 falhas comuns para comprovar que você não está seguro

Alertar moradores sobre os disfarces mais usados por ladrões

Como você leu anteriormente, sistemas e procedimentos rigorosos no controle de acesso são necessários para manter o local onde você mora seguro.

Entretanto, a ousadia dos bandidos e as artimanhas que eles usam para burlar esses processos faz com que o risco continue iminente. Diferentes estratégias e disfarces são usados para que uma invasão seja bem sucedida. Muitos criminosos fazem-se passar por funcionários dos Correios e empresas de telefonia, por oficiais da justiça e advogados, corretores de imóveis, um conhecido, e por aí vai. Todo o cuidado é pouco.

Não comentar sobre a vida pessoal dos condôminos

Um bate papo qualquer, que forneça informações sobre a rotina dos condôminos, já pode ser usado a favor de um crime. Afinal, isso é um hábito comum entre ladrões e bandidos. Esses dados são usados a fim de levantar os momentos mais oportunos para uma invasão ou roubo, medir os níveis de segurança e conhecer a estrutura do local.

Portanto, não repasse dados pessoais, os horários das famílias, o endereço onde trabalham, onde os filhos estudam e, outros detalhes para estranhos. Pode ser muito perigoso, além de indelicado.

Verificar se há estranhos nas imediações

Em muitos casos é possível evitar o perigo, mesmo antes dele ultrapassar as portarias de prédios residenciais.

Para que isso aconteça, condôminos e funcionários devem ficar atentos aos movimentos suspeitos nas imediações. Se uma pessoa estranha estiver circulando pelo local, há um tempo, alerte as autoridades responsáveis.

Muito cuidado também, ao entrar e sair do prédio, para evitar ser surpreendido por bandidos. Verificar as imagens no circuito interno de TV pode reduzir os riscos disso acontecer. Além disso, é indicado também que você faça uso de aplicativos móveis de segurança, como o Segura Móbile, por exemplo. Com ele, você tem acesso a distância, às câmeras e alarmes instalados no seu prédio e, pode conferir remotamente tudo o que acontece ali.

Os benefícios da portaria virtual para a segurança

Usar das novas tecnologias é sempre indicado quando o assunto é a segurança do condomínio.

Entre as apostas que tem conquistado moradores de prédios residenciais é a portaria virtual. O serviço conta com um monitoramento ininterrupto 7 dias da semana, 24 horas por dia e, pode gerar, uma economia de até 70% nos gastos com segurança.

De forma concisa, ela nada mais é, que um monitoramento feito a distância, por meio de câmeras e microfones, que registram tudo o que acontece no condomínio. Com isso, controla o fluxo de visitantes e prestadores de serviço por intermédio do contato com o morador. Tudo de um jeito simples e muito seguro.

Gostou do que leu? Interessado em aumentar a segurança no seu condomínio? Conheça toda a gama de serviços que o Grupo Segura oferece para as portarias de prédios residenciais e viva mais tranquilo.