O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Empresas  > Qual o perfil do vigilante ideal para sua empresa?
perfil do vigilante

Qual o perfil do vigilante ideal para sua empresa?

Quem sabe avaliar as habilidades que fazem do vigilante um profissional qualificado para cobrir o seu tipo de negócio, não fica vulnerável aos riscos de uma contratação mal feita.

A necessidade de proteção é algo generalizado. No entanto, cada situação demanda do profissional de segurança um tipo de comportamento e por isso, o perfil do vigilante precisa estar apto para cobrir as necessidades que cada ambiente ou ocasião apresenta.

O problema é justamente esse: na ansiedade de contratar esses serviços muitas pessoas acabam tomando decisões precipitadas.

Ou seja, sem antes procurar saber se os profissionais contratados cumprem com as exigências legais ou estão capacitados para suprir a demanda em questão.

Nós já trouxemos algumas dicas sobre este assunto aqui no blog. No entanto, decidimos voltar a falar do tema ao perceber que falhas nessa contratação ainda são bastante frequentes. O que é um grande problema.

Por que dar atenção a qualificação do profissional?

Um vigilante despreparado pode resultar em lesões no profissional e nas pessoas ao redor, além de perdas de patrimônio.

Mas, qualquer problema durante a execução do serviço de segurança pode representar um grave problema e quebra das condutas de profissão.

Quando um vigilante está capacitado para a função que desempenha e recebe as devidas atualizações esses riscos são minimizados.

Portanto, ao procurar por estes serviços, busque saber se os profissionais que a empresa de segurança oferece estão capacitados para tal função.

Atenção, postura e posicionamento são habilidades essenciais

Como dissemos anteriormente, um bom profissional deve reunir características que o torne apto para agir diante de uma situação de emergência.

Deve saber regular as próprias ações e manter a situação sob controle, sem potencializar os riscos e colocar em perigo todos os envolvidos.

De forma mais direta, podemos resumir essas aptidões em 3 palavras-chaves, são elas: atenção, postura e posicionamento:

  • Atenção: o perfil do vigilante ideal consegue ter o máximo de atenção durante a execução do seu trabalho, em prol da sua própria segurança e da proteção das pessoas ao seu redor
  • Postura: um bom vigilante deve ser observador, ficar atento a qualquer movimentação suspeita e saber como abordar uma pessoa com atitude suspeita
  • Posicionamento: deve saber como agir ao perceber uma ameaça, a fim de proteger as pessoas e a própria vida.

Além das características pessoais, para ser um vigilante o profissional precisa ter formação em cursos reconhecidos e a comprovação do registro pela Carteira Nacional de Vigilante. É essa formação que dá a categoria o direito ao porte de arma (quando em serviço).

A profissão é fiscalizada pela Polícia Federal e é regida pela Lei 7.102/1983, com alterações acrescentadas pela Lei nº 8.863/94, o que permite para a categoria a função de parapolicial.

O perfil do vigilante ideal para sua empresa

Fazer a escolha do perfil ideal do vigilante envolve uma série de informações úteis, por isso é importante que você divida suas dúvidas com alguém de confiança.

Converse com empresas do ramo e pessoas atendidas por elas, que possuam conhecimento e experiência que possam lhe ajudar a tomar a melhor decisão.

Isso porque, além de certificar que os profissionais estão qualificados para a função, você precisa verificar se essas qualidades correspondem também às suas necessidades.

Assim, antes de pensar no plano de segurança envolvendo a contratação dos vigilantes, será preciso estudar o caso e avaliar todas as necessidades do local em questão.

Tudo precisa ser avaliado nesse estudo, como riscos, vulnerabilidade, números de funcionários, localização e até possíveis brechas de segurança.

Cada problema apresentado precisa de uma resposta rápida e satisfatória para garantir que pessoas e patrimônios estejam fora de perigo.

Após essa análise a empresa de segurança poderá indicar não apenas o perfil do vigilante ideal – armado ou não – como também a quantidade e a posição que os profissionais devem ocupar na sua empresa.

Se tiver alguma dúvida sobre o perfil ideal dos vigilantes, deixe aqui nos comentários ou solicite um contato dos nossos especialistas. Sua participação pode servir de inspiração ou virar tema para um próximo artigo.

 

ebook tudo sobre segurança eletrônica para empresas