O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Limpeza e Conservação  > A manutenção de edifícios como estratégia para valorizar imóveis
manutenção de edifícios

A manutenção de edifícios como estratégia para valorizar imóveis

Melhorias e inspeções feitas nas edificações têm se mostrado uma estratégia efetiva. Sobretudo quando o assunto é agregar valor e aumentar a sua vida útil.

Caso você tenha interesse de valorizar o seu imóvel, chegou o momento perfeito para você entender tudo sobre a manutenção de edifícios. Afinal, a ação é estratégica e deve estar prevista já no projeto.

De antemão é importante que você saiba que essas benfeitorias, feitas nas áreas comuns, não só evitam que seu imóvel perca valor, como também o valorizam. E elas incluem uma série de requisitos, entre eles a durabilidade dos materiais, as manutenções, inspeções e eventuais correções.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então, continue com a gente!

Por que fazer a manutenção de edifícios pode valorizar um imóvel?

São muitos os benefícios que se tem quando a manutenção de edifícios está em dia. A começar pela garantia de segurança e maior conforto das pessoas que utilizam esse espaço.

Além disso, ela aumenta a vida útil das edificações e promove a valorização dos imóveis. E ainda, melhora o desempenho dos equipamentos e instalações e pode reduzir custos. Afinal, quanto mais tempo uma estrutura durar, menor será a necessidade de substituição e mais sustentável ela será.

A maioria dos acidentes registrados em edificações estão vinculados à ausência de manutenções

Apesar dos benefícios, muitas pessoas ainda não levam as manutenções preventivas a sério. E o resultado não poderia ser diferente:  acidentes são gerados, se perde em desempenho precocemente e existe um desgaste acentuado nas estruturas.

Em prédios, por exemplo, com mais de 20 anos renovar a parte elétrica, substituir canos de ferro por PVC e instalar elevadores mais modernos são ações bastante recomendadas.

Agora, é importante ficar atento às normas e exigências legais determinadas pelos manuais de uso e manutenção de edifícios. Sobretudo, porque são elas que ditam a frequência com que esses ajustes devem ser feitos.

Neste ponto é a Norma ABNT NBR 5674/2012 que impõe os requisitos para cada tipo de manutenção, seja ela, preventiva, preditiva ou corretiva.

E faz isso com objetivo de preservar as características originais das edificações e prevenir perdas que sejam resultantes da degradação dos sistemas, elementos ou componentes.

Pontos importantes que devem estar no seu radar

Das muitas atividades que podem ( e devem!) ser realizadas na manutenção de edifícios, algumas delas merecem a sua atenção.

Em primeiro lugar, é preciso começar pelo básico: a limpeza e a conservação dos ambientes e áreas verdes. É essa atividade que garantirá as condições ideais para a promoção da saúde, bem-estar e a segurança dos usuários do local.

Na sequência, a checagem dos sistemas de acesso e segurança devem ser as prioridades no seu condomínio. Assim como deve ser atendidas as exigências para com a manutenção da parte hidráulica e elétrica da edificação. Sobretudo aquelas exigidas e inspecionadas pelo Corpo de Bombeiros, no sistema de prevenção de incêndios.

Da mesma forma, inspeções frequentes na estrutura são mais que bem-vindas! É esse monitoramento, feito por especialistas, que irá atestar se os cálculos de vida útil, feitos no projeto estão se cumprindo na prática. Do contrário, podem ser sugeridos ajustes ou intervenções, antes de algum acidente possa vir a acontecer.

Para além da segurança, o seu dinheiro bem investido

Além do cumprimento das questões legais e das normas de segurança é interessante que você saiba que algumas melhorias podem valorizar o seu imóvel. Além, é claro, de impedir que ele perca valor de mercado.

Entre as ações mais recomendadas estão a modernização das fachadas e a reforma das áreas comuns. Junto delas, a construção de áreas de lazer, a ampliação do número de vagas e adaptações que possam tornar o seu condomínio ecologicamente mais sustentável.

Esperamos que tenha conseguido entender como a manutenção de edifícios pode ser uma grande aliada na valorização de um imóvel! Ah, e se quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema não deixe de conferir outros artigos relacionados em nosso Blog.