O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Empresas  > Dicas para estimular a cultura de segurança na sua empresa
cultura de segurança

Dicas para estimular a cultura de segurança na sua empresa

Diálogos que visam reduzir o número de acidentes e mitigar os riscos são importantes para estimular e promover comportamentos mais seguros dentro das organizações.

As novas tecnologias aplicadas à segurança vêm promovendo uma verdadeira revolução em termos de qualidade, acessibilidade e precisão. E isso todo mundo já sabe. Agora, implantar de fato, uma cultura de segurança dentro das empresas, já é outra história.

Por incrível que possa parecer, falar de proteção e estimular um comportamento reativo entre os colaboradores ainda não é tão simples para as organizações.

E é para te ajudar nesta difícil missão que estamos aqui.

Neste artigo fizemos a seleção de algumas dicas para mostrar para você o que pode ser feito de prático para motivar a sua equipe com relação a este tema. Vamos conferir?

Por que estimular a cultura de segurança é importante?

Se você acompanha o nosso blog, já deve estar cansado de saber que prevenir é muito melhor do que remediar. E quando o assunto é a segurança das pessoas que trabalham com você, esse conceito se torna ainda mais significativo.

Portanto, seja por meio de diálogos ou por comunicações visuais, é importante manter o tema segurança sempre em evidência. Sobretudo, para deixar os colaboradores e as lideranças alinhadas quanto a importância do tema.

Para fazer isso, procure saber primeiramente qual o nível de conhecimento que sua equipe tem sobre o assunto. A partir disso, estimule a cultura de segurança divulgando informações sobre os seus processos internos, a necessidade dos usos de EPIs e possíveis melhorias.

Formas de promover esse diálogo na sua organização

Estimular a cultura de segurança na empresa está intimamente ligado a uma importante variável: a motivação da equipe.

E, para que ela aconteça, é preciso começar o seu processo entendendo o que impulsiona e o que bloqueia o interesse da sua equipe a assumir um determinado comportamento.

No caso da cultura de segurança, existem alguns fatores que podem desestimular a adoção de um comportamento preventivo por parte da equipe. Entre eles a falta de informação sobre o risco e as responsabilidades legais, a falta de costume e de ações que ajudem a motivar essa postura são os mais comuns.

A boa notícia é que todos eles podem ser combatidos. Portanto, fique atento as nossas sugestões e verifique como elas poderiam funcionar na sua empresa.

Estude os fatores de risco que a empresa está exposta

A análise dos fatores de risco é algo feito com base em estudos técnicos e bem detalhados, que apontam pontos críticos na segurança de uma organização.

Ainda assim, a participação da sua equipe nesse processo é essencial. Afinal, ninguém melhor do que os trabalhadores que literalmente “colocam a mão na massa” para indicar os pontos que estão merecendo maior atenção. Portanto, ouça a sua equipe e estimule esse diálogo!

Adote um plano de segurança participativo

Feita a análise de risco, agora é hora de determinar os procedimentos e ações que deverão ser tomadas.

Neste momento, é importante traçar um plano e englobar todos os setores da empresa nele. Afinal, não é possível instaurar uma cultura de segurança sem planejamento e a participação de todos.

Realize treinamentos com toda a sua equipe

A falta de uma cultura de segurança faz com que a empresa fique mais vulnerável aos acidentes. E eles podem acontecer por várias razões. Dentre elas: por falhas humanas, falta de manutenção de equipamentos e maquinários, o não uso dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos – os EPIs, processos operacionais obsoletos, entre outras mais.

Portanto, é essencial estabelecer programas de treinamento e manter os processos atualizados para evitá-los. Afinal, quanto mais alto o nível de conhecimento dos trabalhadores, menor será o risco de imprevistos acontecerem.

Use as lideranças e colaboradores como exemplo

Não há nada melhor para estimular bons comportamentos do que um belo exemplo. Portanto, estimular a cultura de segurança deve começar pela postura das lideranças.

Nessa dinâmica, você pode intensificar seus exemplos, tomando como base o depoimento dos gestores e até mesmo de outros membros da equipe para motivar os demais. Compile essas informações e compartilhe com o grupo!

Promova a cultura da utilização

Criar campanhas educativas que estimulem a cultura da segurança é essencial para manter um diálogo sempre atuante. Sobretudo, para estimular a reflexão da equipe acerca do tema e incentivar a mudança de comportamento.

Para fazer isso, procure estabelecer canais de comunicação interna para divulgar suas realizações, normas e informações gerais sobre segurança. Vale apostar em jornais internos, murais e informativos ou ainda, recursos mais modernos como o uso de blogs e grupos no WhatsApp. O importante é fazer acontecer, colocando a vida em primeiro lugar!

Como você pode ver, um dos pilares de qualquer estratégia de segurança é o engajamento das pessoas envolvidas. Aposte nessa ideia e conte com o Grupo Segura para alcançar o sucesso na sua ação!