O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Condomínios  > Por que ter mais cuidado com o elevador em dias de chuva?
cuidado com o elevador

Por que ter mais cuidado com o elevador em dias de chuva?

Durante as tempestades a água pode danificar os componentes eletrônicos e gerar quedas de energia. Por isso, o uso do elevador nesses dias requer cuidados extras.

As chuvas de verão podem trazer muitos estragos. São ruas alagadas, pessoas que ficam ilhadas em determinados locais, queda de barreiras e muitos outros que exigem solução, bom senso e muita precaução. Nessa situação, o cuidado com o elevador do seu prédio também pede a sua atenção.

Tenha mais cuidado com o elevador em dias de chuva

A chuva forte, os raios, granizo e ventos fortes trazem risco a segurança das pessoas e podem danificar edificações e aparelhos.

Tudo isso pode afetar também o funcionamento dos elevadores, onde é necessário tomar alguns cuidados para evitar prejuízos e acidentes.

Tome cuidado com sombrinhas e capas de chuva

Sombrinhas e capas de chuva são objetos salvadores em dias de chuva, no entanto, acumulam água que dentro dos elevadores podem danificá-los. Isso porque as cabines contém componentes eletrônicos, que é o que garante o seu funcionamento natural. Em contato com a água esses equipamentos podem ser danificados.

Para evitá-los, escorra a água de sombrinhas e capas de chuva, antes de usar o elevador.

Não pressione os botões com as mãos molhadas

O mesmo cuidado com o elevador que você utiliza com sombrinhas e capas de chuva também vale para você. Portanto, antes de acionar os botões, seque as mãos para evitar que a água entre em contato com esses eletrônicos.

Evite o uso do elevador se a energia estiver oscilando

Durante uma tempestade é bastante comum que a energia oscile e as edificações fiquem sem luz por alguns minutos e até mesmo horas. Portanto, durante esses eventos o elevador deve ser evitado.

Uma boa dica, é instruir síndicos e zeladores, para que os elevadores sejam desligados em suas chaves gerais. E os moradores sejam orientados a utilizar as escadas para evitar maiores transtornos.

Caso haja riscos de inundação, os elevadores devem ser parados por esses profissionais em andares altos, para evitar que a água os atinja.

O que fazer se sair a energia e você ficar preso no elevador?

Agora, é preciso considerar também que o morador ou o funcionário da empresa pode ser pego desprevenido. Afinal, as chuvas de verão e as quedas de energia podem acontecer de uma hora para outra e ninguém está ileso de ficar preso no elevador por conta disso.

Apesar da situação parecer assustadora para algumas pessoas, na prática, não há do que se temer. Mantenha-se calmo e siga as orientações:

  • Se faltar energia elétrica não se afobe. Informe a portaria por meio do intercomunicador ou o botão do alarme e aguarde socorro
  • Jamais tente sair do elevador sem a presença de profissionais. Quem deve fazer o resgate é o Corpo de Bombeiros ou a equipe técnica de manutenção.

Como saber se o elevador apresenta problemas?

Passada a tempestade, os cuidados com o elevador devem ser mantidos. Sobretudo para verificar se a chuva não trouxe alguma consequência para o equipamento.

Você pode contribuir com essa missão mantendo-se atento para ver se as normas de segurança estão sendo devidamente cumpridas.

Se você perceber que o elevador está parando acima de 5 cm do nível do andar, está parando entre os andares, apresenta dificuldades para abrir ou fechar as portas ou ruídos durante a viagem, acione os responsáveis. Estes podem ser indícios de irregularidades.

Elevadores devem passar por manutenções constantes

Para concluir, um aviso importante. Em épocas de chuva ou fora delas o cuidado com o elevador deve ser uma prática frequente, nos condomínios e empresas. Deve ser feito por empresas idôneas e altamente capacitadas para isso.

Lembre-se que sem manutenção o prejuízo é certo! Não permite que essas falhas ponham em risco a sua segurança.

Continue nos acompanhando porque temos muitas dicas para ajudar você a se manter em segurança, seja onde você estiver: nas ruas, em casa ou no trabalho, estamos com você!.