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cronograma de limpeza

Saiba como elaborar um cronograma de limpeza para sua empresa

A limpeza é um dos pontos de maior visibilidade dentro de qualquer local, seja ele um ambiente de trabalho ou moradia. Isso porque as pessoas costumam formar opinião sobre estes locais, começando pela limpeza.

Por este motivo, saber como elaborar um cronograma de limpeza é essencial para organizar o dia a dia e garantir uma rotina eficiente, que gere mais conforto para quem trabalha ou para quem visita os ambientes de uma empresa.

Os serviços de limpeza e conservação são indispensáveis para qualquer ambiente, pois zelam não apenas pela limpeza, mas também pela boa imagem das instituições.

Porém, assim como em qualquer outra área de negócios, a limpeza exige conhecimentos específicos, equipamentos adequados e pessoas habilitadas para o serviço.

Para assegurar que este conjunto de atividades funcione perfeitamente dentro da empresa, saber como elaborar um cronograma de limpeza é essencial. Além de auxiliar na organização das tarefas, é este cronograma quem irá fazer com que a rotina seja executada de maneira mais eficiente, e sem contratempos.

Entretanto, para cumprir com todos os objetivos, o cronograma precisa estar alinhado com as necessidades da empresa. Somente assim será possível otimizar as rotinas, manter uma frequência de tarefas ideal e promover a higienização dos ambientes da melhor maneira.

Infelizmente não existe uma fórmula pronta para a construção do cronograma de limpeza, pois cada empresa deve tratar este assunto de forma particular, que atenda às melhores práticas definidas internamente. Porém, mas algumas particularidades devem ser observadas.

Pra que isso se torne possível, apontamos aqui neste artigo alguns pontos que são comuns na elaboração do cronograma, independente do porte ou quantidade de pessoas que farão estas atividades. Acompanhe.

Planejando o que e quando limpar

O primeiro passo para a elaboração de um cronograma de limpeza é conhecer o perfil da empresa, suas normas e preferências. Para que este procedimento seja possível, deve-se levar em conta as áreas da empresa, a dimensão dos ambientes, a frequência dos eventos, a localização da empresa, e outras particularidades. Vale lembrar que quanto mais detalhado for este levantamento, melhor serão os resultados das suas rotinas de limpeza.

Para que seu levantamento seja o mais eficiente possível, contabilize as áreas entradas da empresa, espaço da recepção, corredores, quantidade de mesas, aparelhos que precisam de limpeza recorrente, escadas, elevadores, banheiros, cozinha, etc. Estes são espaços e itens que praticamente toda empresa possui. Portanto, precisam ser colocados em seu planejamento.

Além destes tópicos, faça um levantamento dos itens específicos, como a limpeza de vidros e fachada. Estes espaços devem ser limpos em espaços maiores de tempo, mas também precisam ser contabilizados para que seu plano seja o mais completo possível.

Observe também a quantidade de pessoas que trabalham ou circulam pelos ambientes. Certamente alguns deles precisarão de limpezas mais recorrentes por terem uma carga de circulação e permanência maiores.

Dias e horários específicos para a limpeza

Além de todo o levantamento setorial dos ambientes da empresa e elementos que compõem os setores, certifique-se de estipular os melhores dias e horários para executar a limpeza de cada um dos ambientes.

Ambientes onde exista um nível de comunicação maior como centrais de vendas, call center e atendimento ao cliente, precisam ser avaliados com calma, pois o nível de barulho pode comprometer o desempenho da comunicação. Avalie horários de menor movimento nestes setores ou, se possível, fora dos horários de trabalho.

A personalização do cronograma de limpeza é uma das vantagens que o planejamento oferece. Portanto, converse com sua equipe para que eles ajudem na construção deste planejamento de forma que seja agradável pra todos e que não comprometa as rotinas de trabalho da empresa.

Verifique as normas de limpeza da Vigilância Sanitária

Decidir o que e quando limpar deve estar ancorado nas normas de Vigilância Sanitária. Estas determinações objetivam assegurar a proteção das pessoas em determinados ambientes, com ações que reduzam ou eliminem possíveis danos à saúde.

O uso de produtos químicos, produtos abrasivos ou corrosivos, devem ser utilizados somente por profissionais certificados. Portanto, uma diarista ou zelador nem sempre estará apto para utilizar este tipo de produto ou manusear algum equipamento específico.

Para evitar aborrecimentos, o correto é que você contrate uma empresa especializada para executar tarefas mais específicas ou que exijam o manuseio de produtos tóxicos e maquinário específico.

Além disso, certifique-se de que o local onde estes produtos serão aplicados esteja vazio e que todos os funcionários do setor tenham saído.

Quando executar cada item planejado, de acordo com as exigências?

Independente de qualquer normativa, a frequência com que determinada área deve ser limpa ou higienizada, pode variar. Cada ambiente, ou tipo de material presente neste local – como pisos, acabamentos e revestimentos – demandará uma recorrência de limpeza diferente.

  • Algumas áreas podem precisar de mais atenção e, por isso, exigem que a limpeza aconteça não apenas diariamente, mas também várias vezes ao dia ou após cada turno.
  • Outras áreas porém, demandam apenas manutenções para manterem-se em ordem. Nestes casos a limpeza pode ser semanal ou até mensal.

Para que tudo ocorra de acordo com o planejado, converse com a empresa que irá fazer a limpeza da sua empresa para que ela providencie toda a documentação necessária, exigida pelos órgãos competentes. Esta documentação precisa estar em dia para que nenhum imprevisto aconteça.

Algumas questões pedem cuidados específicos

Além de planejar seu cronograma de limpeza, contabilizando os pontos levantados neste artigo, você também deverá fazer um levantamento dos produtos, ferramentas e equipamentos necessários para execução do projeto. Além, é claro, das pessoas que irão compôr a equipe de limpeza. Vamos verificar alguns pontos, abaixo.

Produtos e equipamentos

Lembre-se de que, ao dimensionar os produtos, ferramentas e equipamentos que serão utilizados em cada tarefa, não considere utilizar itens de uso doméstico. Para que o serviço seja executado com mais velocidade, produtos e equipamentos de uso profissional são artigos essenciais.

Equipe de profissionais

É fundamental que a equipe que irá executar as tarefas de limpeza da sua empresa seja capacitada e treinada para este fim. Utilizar produtos químicos exige o uso de vestimentas e acessórios apropriados.

O mesmo ocorre com os equipamentos que serão utilizados. Cada um requer treinamento especializado para que o serviço seja executado com perfeição.

Além disso, esteja ciente das normas de segurança e de manuseio dos produtos em questão.

Trabalho em altura

Outro ponto importante que deve ser observado está na limpezas de áreas externas ou trabalhos em altura. A limpeza de vidros e fachadas exigem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s).

A recomendação é que este trabalho seja feito por empresas capacitadas para o serviço, e que as Normas Regulamentadoras (NR’s) de cada profissional estejam em dia.

Considere também as eventualidades não previsíveis

É importante seu cronograma de limpeza contenha ações preventivas e de contenção. Estas são iniciativas que não podem ser controladas e ocorrem em casos de possíveis eventualidades. Épocas de muitas chuvas, eventos inesperados, mudanças emergenciais, entre outros. Esteja preparado para atendê-las prontamente.

Sugerimos fazer um levantamento de períodos com maior intensidade de chuvas, levantar períodos onde ocorreram certas catástrofes naturais na cidade, se a empresa tem a intenção de mudar nos próximos meses, e por aí vai.

Monitore o cronograma de limpeza

Além de tomar os devidos cuidados com o planejamento do cronograma de limpeza, é essencial que, no decorrer das atividades, ele seja monitorado para certificar-se do cumprimento de todos os ítens.

Esse processo é importante para avaliar se o plano está funcionando corretamente, e para fazer pequenos ajustes ou incluir novas demandas.

Mas atenção!

Apesar do monitoramento ser realizado por uma pessoa responsável, é importante que toda a equipe colabore com a limpeza do local e zele para que o cronograma de limpeza possa ser realizado da melhor forma possível.

Faça da forma certa

Como você pôde perceber, realizar um cronograma limpeza serve para facilitar as atividades e certificar-se de que elas sejam realizadas da melhor forma, com atenção nos detalhes e habilidades específicas.

Além disso, existem várias exigências – feitas por órgãos responsáveis – que definem as boas práticas nos serviços de limpeza e conservação, principalmente quando são feitos em empresas.

Para que você não seja impactado por quebra do cronograma ou limitações na execução do seu planejamento, a contratação de uma contratar uma empresa terceirizada é o melhor caminho a ser seguido. Certamente você poderá exigir que todos os serviços sejam executados corretamente e dentro dos prazos estabelecidos em contrato.

Além disso, é claro, a empresa deverá cumprir com todas as normativas determinadas pela legislação, apresentando as devidas certificações e comprovantes de capacitação de seus colaboradores.

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