O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Sem Categoria  > Controles de acesso: investimentos e tecnologias que são tendência
Controles de acesso: investimentos e tecnologias que são tendência

Controles de acesso: investimentos e tecnologias que são tendência

Os controles de acesso gerenciam o fluxo de pessoas em um ambiente. Quer conhecer como eles funcionam e o que há de novo nessa tecnologia? Entenda neste post.

Ter um eficiente controle do fluxo (entradas e saídas) de pessoas é uma das atividades mais importantes dentro de uma estratégia de segurança.

Independente do local, seja ele as áreas internas do condomínio, uma empresa ou um evento, ter controles de acesso efetivos nos permite restringir o acesso somente a pessoas autorizadas. Além disso, nos ajuda a acompanhar os horários em que há maior movimentação de público, saber com precisão a quantidade de pessoas que estão em determinado local e o registro eletrônico destas entradas e saídas. Além é claro, de monitorar eventos críticos, como uma porta forçada ou aberta.

Contudo, quando o assunto é a segurança interna, além da tecnologia destes equipamentos, uma série de medidas precisam ser observadas.

Eventualmente, precisamos construir e disseminar a cultura de segurança entre os moradores, funcionários e visitantes. É essencial que essa rede colabore para que os processos se mantenham operantes e falhas humanas não coloquem em risco a segurança de todos.

Atualmente, entre as soluções mais utilizadas, tanto por condomínios como empresas, são os controles de acesso biométricos, o acesso facial que está entrando no mercado agora e os dispositivos móveis. Por isso, nesse post, vamos conferir o que são e como eles funcionam, as vantagens destes equipamentos e o que é tendência nessa área.

Você vai ficar por dentro das novidades e pode usá-las a seu favor para aumentar a sua segurança. Boa leitura!

O que são e como funcionam os controles de acesso

Como falamos anteriormente, os controles de acesso gerenciam a movimentação de pessoas em um ambiente, impedindo acessos não autorizados.

Em geral, para operarem de forma efetiva, o que antes era visto como um recurso avançado, hoje, é um requisito. Portanto, os melhores sistemas são integrados a um conjunto de tecnologias, como os cartões de acesso, sistemas integrados de crachás, leitores biométricos, catracas eletrônicas, câmeras de segurança e alarmes, entre outros.

Estes equipamentos verificam a identidade das pessoas que estão solicitando acesso por meio de recursos computacionais, como softwares e hardwares. A validação é feita por meio de login e senha, cartões, tags, etiquetas ou, acesso biométrico e o facial. Existe também o controle de acesso veicular, que acontece por meio de etiquetas fixadas nos veículos (em pedágios ela é muito utilizada).

Toda a informação necessária para o funcionamento do sistema é cadastrada, registrada e enviada para uma central de monitoramento, que armazena todos estes dados em um servidor com segurança e eficácia.

As vantagens destes equipamentos para a segurança

Contar com equipamentos mecânicos para restringir o acesso, como cancelas, catracas e portas é importante para a proteção do perímetro. Porém, são instrumentos bastante limitados. Não são capazes de comunicar uma ocorrência e de bloquear a entrada de pessoas não autorizadas.

Para cobrir estas lacunas, os controles de acesso eletrônicos são muito recomendados. Contudo, as vantagens não param por aí. Conheça mais algumas delas:

  • Aumento dos níveis de segurança dos ambientes
  • Não dependência da ação direta dos vigilantes para identificar e autorizar os acessos
  • Controle e registro de todas as pessoas/veículos que acessam o local
  • Identificação rápida de pessoas nos ambientes controlados
  • Redução de custos com serviços de vigilância e portaria
  • Relatórios de uso e de gestão para os administradores do local
  • Pronta-resposta em eventos críticos
  • Armazenamento de informações e apoio de outras tecnologias.

Tendências nas tecnologias utilizadas

As tecnologias utilizadas nos controles de acesso evoluem a cada dia para tornar ambientes mais protegidos e a vida dos usuários mais tranquila.

Um dos destaques, hoje, são os sistemas que têm como foco a biometria e a mobilidade.

A nova geração dos equipamentos que operam por biometria já são à prova de clonagem, e os dispositivos de identificação facial são capazes de reconhecer detalhes mínimos com grande precisão.

Outra grande tendência é o NFC e o Bluetooth onde dispositivos móveis são utilizados como credencial. Com isso, torna-se possível que o usuário interaja com seu sistema de acesso sem a presença de intermediários. Usando seu próprio smartphone ou tablet é possível fazer a gestão das credenciais, acompanhar os ambientes em tempo real e gerar relatórios instantaneamente.

Se você curtiu este post, que tal saber mais sobre controles de acesso para proteger ambientes e aumentar a sua segurança em casa ou na empresa?