O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Residências  > Entenda a mente criminosa e veja como evitar roubos residenciais
como evitar roubos em residências

Entenda a mente criminosa e veja como evitar roubos residenciais

Saber como evitar roubos em residências pressupõe conhecer o pensamento dos criminosos, para antever suas ações e poder se preparar melhor para combatê-las.

A preocupação com a segurança é algo visível em nosso cotidiano.

Basta andar pelas ruas e olhar para as casas, condomínios e empresas para perceber como estes ambientes estão cada vez mais cheios de grades, alarmes, câmeras, seguranças e outros aparatos.

Ainda assim, com tantos recursos e tecnologias aplicadas, conter a ação de criminosos parece ser insuficiente. A cada dia eles estão mais bem preparados e ousados.

Neste cenário, conhecer a estratégia e como funciona o pensamento criminoso é uma tática que pode ajudar e muito a compreender como evitar roubos em residências.

Afinal, quando se conhece o seu oponente fica mais fácil criar soluções que funcionem como antídoto às suas ações.

Ladrões não são impulsivos, suas habilidades são complexas e planejadas

Se no passado muitas pessoas acreditavam que criminosos eram considerados impulsivos, oportunistas e pessoas sem muita instrução, os noticiários e pesquisas estão aí para provar o contrário.

Segundo Claire Nee, psicóloga forense da Universidade de Portsmouth, na Grã-Bretanha, ladrões tem processos cognitivos complexos e habilidades avançadas que lhes permitem avaliar potenciais oportunidades em poucos minutos.

Além disso, o objetivo que traçaram previamente pode mudar de uma hora para outra se perceberem que outro alvo está mais acessível.

Sua tática, uma vez dentro de uma residência, é quase que automática. O trajeto é estudado e sua atenção está voltada para aquilo que acontece ao seu redor e onde eles podem encontrar os itens de maior valor. Grande parte dessa atenção está centrada no risco de alguém aparecer.

Como o meliante escolhe a residência que irá invadir?

Para saber como evitar roubos em residências, entender o pensamento criminoso e as maneiras que um ladrão utiliza para escolher o seu alvo, é uma estratégia valiosa.

No geral, a escolha do ladrão se dá por duas razões principais:

1. O alvo está acessível por descuido da vítima

Os ambientes estão desprotegidos ou falhas humanas, mesmo que inconscientes, facilitaram o acesso dos bandidos.

2. O planejamento para o furto está apoiado em informações prévias

Nestes casos o ladrão conta com um cúmplice, que pode ser um funcionário da empresa, um vizinho, um prestador de serviço, amigos, etc. que passa informações sobre o que pode ser roubado, e sobre as rotinas das vítimas.

Um crime envolve todo um contexto, e está apegado em sinais que sugerem o potencial roubo.

A mente criminosa não resiste ao vislumbrar uma oportunidade. E a sensação de recompensa domina a situação, aumentando cada vez mais a necessidade e o desejo em praticar o delito.

Prevenção é o caminho para saber como evitar roubos em residências

Sabendo que a mente criminosa não deixará passar em branco uma boa oportunidade para cometer um delito, ficar de olho nos pontos vulneráveis é a questão para saber como evitar roubos em residências.

Conheça alguns sistemas protetivos que podem ajudar a reconhecer como evitar roubos em residências:

Portão automático

A maior parte dos furtos acontece por falhas nos portões de entrada das residências. Portanto todo o cuidado é válido nestes ambientes. Portões automáticos, com aceleradores de fechamento, diminuem seu tempo de exposição na rua e dificultam que você seja abordado ou tenha sua casa invadida por ladrões.

Sistemas eletrônicos de segurança

Câmeras e alarmes monitorados são ajudadores essenciais, e certificam que você está mais seguro, sob os olhares atentos de especialistas em segurança, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Botão do Pânico

Junto dos sistemas de monitoramento eletrônico você pode optar por um botão de pânico para evitar roubos em residências. Ele é um recurso rápido para avisar que algo errado está lhe acontecendo e assim, agilizar ao máximo para que a solução chegue prontamente.

Barreiras de segurança

Barreiras de segurança são amplamente utilizadas para proteger todo o perímetro de um ambiente, em especial se sua casa fizer divisa com com um terreno baldio. Vale usar concertinas, cercas elétricas, fechaduras biométricas, entre outros recursos, que dificultem a vida dos criminosos e inibam sua aproximação.

Saídas para minimizar os danos se a casa for invadida

Sabe-se que as táticas dos criminosos evolui a cada dia e mesmo com todos os aparatos, infelizmente uma invasão pode acontecer.

Nestes casos alguns recursos podem inibir que os danos sejam ainda maiores.

Como grande parte da atenção dos criminosos está centrada na possibilidade de alguém aparecer, ações que perturbem o estado de concentração, como barulhos produzidos por alarmes, e até mesmo gravações de passos e sons de aparelhos domésticos, podem fazer com que o ladrão abandone o roubo.

Organizar a casa de uma maneira diferente do que é comum também pode confundir o mapa mental ou pelo menos desacelerar a ação dos ladrões.

Fique atento, mantenha portas e janelas trancadas, os acessos da casa sempre bem iluminados, crie artifícios para simular que tem alguém está em casa a todo o momento e não marque bobeira em frente aos portões.

Conte sempre com ajuda especializada. Nada supera a prevenção. Se proteger e mitigar possíveis riscos ainda é o melhor remédio para entender como evitar roubos em residências.

saiba mais sobre segurança eletrônica

Grupo Segura

Empresa de segurança privada e serviços de terceirização. Atuamos há mais de 20 anos no mercado, garantindo o melhor atendimento, através de profissionais treinados e capacitados, prontos para lhe atender.