O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança Eletrônica  > Saiba como deixar o portão eletrônico mais seguro
como deixar o portão eletrônico mais seguro

Saiba como deixar o portão eletrônico mais seguro

Os criminosos costumam usar das fragilidades dos portões para agir. Por isso, você precisa conhecer as falhas que permitem o acesso não autorizado e o que fazer para tornar o equipamento mais seguro.

Saber como deixar o portão eletrônico mais seguro exige muito mais do morador do que simplesmente controlar a abertura e o fechamento com um controle remoto.

Quando a questão é o controle de acesso, mais que a tecnologia empregada, os processos utilizados e a conduta dos moradores conta muito para que a segurança seja efetiva.

O que é essencial

Hoje em dia, diversas casas, prédios e condomínios contam com portões eletrônicos. No entanto, apesar da segurança, os criminosos ainda conseguem transpor essas barreiras.

Nessa realidade, uma coisa é certa: não basta contar com a tecnologia, é preciso saber usá-la da forma correta. E ainda, conhecer os processos e ter muita disciplina para evitar que falhas humanas coloquem em risco a segurança de todos.

E é para ajudar nestas questões que listamos as dicas a seguir. Acompanhe!

Não permita que dois carros passem de forma simultânea

Para poupar tempo, muitos moradores aproveitam que outro morador está saindo ou entrando em casa para passar pelo portão sem ter que acionar novamente o controle. Mas, essa não é uma prática recomendada.

Além do risco de uma colisão com a estrutura, você pode expor o seu condomínio a ação dos criminosos. Assim, um criminoso pode ser confundido com um morador e ter entrada livre ao condomínio.

Aguarde o portão fechar por completo

Entre a abertura e o fechamento, os portões levam um tempo para abrir ou trancar por completo. E é essa folga que muitos criminosos precisam para agir. Assim, sem que você perceba, eles podem entrar no condomínio para realizar furtos e roubos.

Uma dica que ajuda a evitar essas falhas é acionar o controle somente quando se está a poucos metros do portão. Depois de passar pelo portão, é importante que o morador acione o controle novamente, evitando deixar que o sistema o feche automaticamente.

Aumentar a velocidade de fechamento do portão é outra opção

Com as novas tecnologias disponíveis saber como deixar o portão eletrônico mais seguro ficou mais fácil. Além de seguros, eles estão mais rápidos, bastando em muitos casos 4 a 7 segundos para o fechamento ocorrer por completo.

Em alguns casos, para fazer isso você nem precisa trocar toda a estrutura, apenas parte dos equipamentos. Para isso, sempre procure a orientação de especialistas.

Sistema de clausura

Em muitos condomínios, para aumentar a segurança os edifícios contam com portões duplos ou cancelas. Assim, o primeiro portão é liberado por controle, enquanto que o segundo é liberado somente após a identificação do morador.

Esse controle, pode ser feito manualmente, com a inspeção feita por vigilantes treinados ou ainda com recursos tecnológicos.

Atualmente, câmeras de alta tecnologia, ligadas a centrais de monitoramento, são capazes de fazer o reconhecimento das placas dos veículos. Assim, todo o controle passa a ser automatizado, aumentando a precisão e a segurança nestes ambientes.

O que fazer quando perder o controle do portão?

Caso isso aconteça é importante que o morador comunique o síndico do prédio ou o responsável para limpar as informações contidas no equipamento. Assim, caso outra pessoa encontre o controle, ela não conseguirá ter acesso ao condomínio com esse aparelho.

Eventos como esses são mais comuns do que você imagina, mas com tanta tecnologia disponível nem isso é mais problema.

Como alternativa, ao invés de controles, você pode baixar um aplicativo e gerenciar a porta da sua garagem a distância, do seu Smartphone.

Bem, agora que você já sabe como deixar o portão eletrônico mais seguro, para complementar os seus estudos, confira nosso eBook e saiba como identificar falhas de segurança no seu condomínio.

25 falhas comuns para comprovar que você não está seguro