O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança Eletrônica  > CFTV analógico e o digital: entenda as diferenças
CFTV analógico e o digital

CFTV analógico e o digital: entenda as diferenças

A inovação na área de segurança acontece de forma rápida, impulsionada pelas novas tecnologias. Para extrair o melhor que esses sistemas podem oferecer é preciso acompanhar essa evolução.

Os sistemas de videovigilância são recursos incontestáveis para a segurança. Agora, com tanta tecnologia disponível pode ficar complexo decidir sozinho qual deles é o mais indicado. Mas e você, conhece as diferenças existentes entre o CFTV analógico e o digital?

O que é CFTV?

O CFTV é um dos principais serviços relacionados a segurança residencial e comercial, e significa Circuito Fechado de Televisão. Ele é composto por um sistema de câmeras, cujas imagens ficam disponíveis em uma TV, por meio de um aparelho chamado de DVR ou Stand Alone.

Dependendo da configuração, as imagens podem ser gravadas ou somente exibidas. Além disso, dependendo da tecnologia disponível, o sistema também pode ser configurado para disparar alarmes, fazer o reconhecimento facial, possibilitar acesso remoto (via Smartphone) e outras diversas funções.

Atualmente, entre as tecnologias disponíveis estão: o CFTV analógico e o digital, onde a maior diferença entre eles está na qualidade da imagem. Além disso, existem outros pontos de diferenciação, entenda um pouco mais sobre isso a seguir:

Características dos Sistemas Analógicos

O CFTV Analógico utiliza uma tecnologia mais antiga, se comparada a digital. Por isso também, o preço dela costuma ser mais baixo.

No entanto, é preciso destacar que a tecnologia analógica pura é pouco recomendada e quase não se encontra mais disponível. Mesmo porque ela não atende mais as necessidades do atual mercado.

Entre as vantagens podemos destacar:

  • Baixo custo
  • Maior variedade de modelos
  • Maior compatibilidade entre os diferentes fabricantes.

Agora, conheça alguns desvantagens:

  • A imagem tem qualidade inferior, e geralmente as câmeras oferecem poucos recursos, como por exemplo, não permitem o zoom digital
  • A instalação também é mais complexa, onde na maioria das vezes exige um planejamento robusto envolvendo diversos cabos
  • Tem grandes problemas com interferência
  • Não tem capacidade para abranger longas distâncias. A imagem pode ficar comprometida.

Para suprir essas necessidades, o que se vê por aí são tecnologias analógicas, porém híbridas que tentam mesclar o melhor destes dois universos, como é o caso do HDCVI, HDTVI e AHD.

Características dos Sistemas Digitais

O CFTV digital é mais atual, e por isso tem uma qualidade de imagem muito superior. O que possibilita identificar claramente uma pessoa, um objeto furtado, obter um zoom de qualidade, fazer a edição de imagens e outros recursos mais.

Entre as vantagens podemos destacar:

  • São mais seguras, pois possibilitam trabalhar com a criptografia wireless
  • Facilitam e podem reduzir o custo de instalação ao permitir a instalação em redes já existentes
  • Permitem o acesso remoto de forma mais simples
  • São imunes a interferências
  • Oferecem recursos adicionais de vídeo: como detecção de instrução, de movimento, contagem de pessoas e veículos, reconhecimento facial e de placas.

Mesmo com tantos recursos disponíveis, elas ainda podem oferecer algumas desvantagens. O custo mais elevado é ainda o principal deles.

CFTV analógico e o digital: qual o mais indicado?

Apesar dos avanços tecnológicos, não existe o certo e o errado, tudo vai depender das necessidades de proteção que o ambiente em questão vai exigir. Além é claro, do investimento que você está disposto a fazer na sua segurança.

Ainda assim, independente de qual for a sua decisão, é importante que você coloque as vantagens e as desvantagens na ponta do lápis, avaliando não apenas o seu momento presente, mas também o seu futuro. Afinal, se dali um tempo você sentir a necessidade de expandir esse projeto, o barato pode sair caro.

Por isso, antes de decidir entre o CFTV analógico e o digital converse com especialistas para acertar na escolha e investir corretamente na sua segurança. Conte com a gente, sempre!