O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança Eletrônica  > O que você sabe sobre biometria na segurança?
biometria na segurança

O que você sabe sobre biometria na segurança?

De forma geral o termo se refere a uma ciência que analisa características físicas e comportamentais dos seres vivos: bio (vida) + metria (medida)

Por ser um recurso que permite a identificação de uma pessoa por meio das características únicas que a definem, a biometria tem sido essencial na segurança. Sobretudo, no reconhecimento de pessoas autorizadas, na identificação criminal e nos controles de acesso.

E ela está ao seu alcance. Portanto, é hora de saber mais sobre essa tecnologia. Confira a seguir alguns dos principais sistemas biométricos existentes, como funcionam e o porquê a biometria consegue ser tão segura. Ah, e aproveite as vantagens!

Como a biometria funciona e pode auxiliar na segurança

A biometria é uma importante ferramenta de segurança e é utilizada de várias formas para auxiliar na proteção de empresas, condomínios e outras áreas.

De forma geral a tecnologia baseia o seu funcionamento na identificação de características singulares de cada ser humano, como os olhos, a digital dos dedos, a retina, a íris dos olhos ou ainda a palma das mãos.

Mas, também é possível que a biometria consiga reconhecer alguém por meio da voz, do jeito de andar, mexer as mãos e a partir de outras reações.

Desse modo, os riscos de fraudes, roubos, acessos indevidos e outros crimes tendem a diminuir drasticamente.

Alguns dos sistemas biométricos disponíveis na área

Cada sistema biométrico tem um tipo específico de funcionamento. De forma geral eles requerem identificação por meio de três componentes: captura, extração e a comparação.

Enquanto na captura a amostra é adquirida, na extração as informações da amostra são retiradas e o resultado é chamado de template. Por último, a comparação utiliza o template armazenado para compará-lo ao de outra pessoa.

Nessa dinâmica, a biometria comportamental foge um pouco a essas regras, sendo mais complexo. Isso porque, além das características físicas é analisado também a forma com que cada pessoa reage a uma diferente situação. Por exemplo, quando confrontadas, algumas pessoas choram, enquanto que outras podem se tornar agressivas ou permanecer tranquilas.

Abaixo, listamos alguns dos principais sistemas de leitura biométrica:

Impressão digital

Capta a imagem da impressão digital por meio de um leitor biométrico e compara com um banco de imagens de digitais já gravadas.

Reconhecimento de voz

Envolve a análise da sonoridade, gravidade e sinais agudos de uma voz.

Reconhecimento facial

Faz a leitura dos traços do rosto de uma pessoa.

Identificação pela íris e retina

As informações da retina são coletadas por meio de um foco de luz. Enquanto isso, a leitura da íris é feita por meio da fotografia dessa área do olho, realizada sob uma iluminação infravermelha.

Geometria da mão

Consiste na identificação do tamanho, da estrutura e da posição da palma da mão de um indivíduo.

Análise das veias

É baseada no volume de veias aparentes no corpo de uma pessoa.

A biometria é uma tecnologia altamente segura e atual

Com tudo o que falamos por aqui não restam dúvidas de que a biometria é um recurso bastante seguro.

E os motivos para que tamanha confiança seja depositada nos seus resultados são muitos. Vão desde a eficácia na proteção até a praticidade e economia financeira, onde extingue a necessidade de várias chaves, tags e cartões para o acesso a condomínios e empresas. E ainda, permite o acesso aos registros de entrada e saída e quando eles ocorreram.

Enfim, agora você tem todas as informações que precisa sobre biometria na segurança! Para dar o próximo passo, solicite o contato dos nossos especialistas e defina o seu projeto de segurança. Conheça todas as possibilidades disponíveis no site do Grupo Segura.

Share