O Grupo Segura está com você
Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Segura, bem como asseio e conservação, e terceirização de serviços administrativos.


Blumenau

SEGURANÇA PRIVADA
Rua João Pessoa, 3.152
CEP 89036-004
47 3035 8009

SERVIÇOS
Rua Dr. Antônio Haffner, 389<br/>
CEP 89036-640<br/>
47 3035 4000

365 dias por ano

Atendimento 24 horas por dia

47 3035 8000

contato@gruposegura.com.br

Topo
 
Grupo Segura > Segurança para Residências  > Gambiarras elétricas para amenizar o calor dentro de casa são um perigo
amenizar o calor

Gambiarras elétricas para amenizar o calor dentro de casa são um perigo

Evitar a exposição ao sol nos horários de pico e umidificar a casa são algumas das opções que você tem para refrescar o ambiente sem precisar usar a energia elétrica.

Com a chegada do verão, alternativas para amenizar o calor dentro de casa tem sido uma busca constante de toda a população. Se os adultos sofrem com as altas temperaturas, idosos e crianças sentem ainda mais esses efeitos.

No entanto, para evitar sustos na conta de energia, as pessoas tentam equilibrar as atividades rotineiras a vontade de economizar.

O problema é que muitas delas acabam recorrendo a soluções caseiras pouco seguras para aliviar o calor. Assim, agravando o risco de incêndios e outros acidentes.

Os riscos da sobrecarga de energia

Com os termômetros nas alturas é comum que as pessoas queiram se refrescar. Para isso, a primeira solução encontrada é a instalação de equipamentos para a refrigeração do ar.

No entanto, antes de instalar os aparelhos é importante verificar o estado da rede elétrica das casas e apartamentos.

Construções mais antigas ou a falta de estrutura podem representar riscos de interrupções ou até mesmo de incêndios. Isso porque essas redes podem não estar preparadas para receber a demanda de energia que os equipamentos exigem.

Queimas de fusíveis, o aquecimento dos cabos, curto-circuitos e desarmes constantes devem ser observados com cautela. Afinal, são sinais de que há algum problema com a rede elétrica.

Outro problema comum de sobrecarga está no uso inadequado das instalações elétricas. O uso de Ts, benjamins ou extensões são alguns exemplos disso. Eles podem triplicar a corrente de energia de uma única tomada, o que é um perigo. Uma situação de alto de risco de incêndio.

Para amenizar o calor e ficar longe do perigo

Para amenizar o calor e evitar problemas é recomendado que “gambiarras” e “jeitinhos” nas instalações elétricas não sejam utilizados.

O ideal é que toda casa ou apartamento tenha um projeto elétrico bem estruturado, que regule a entrada de energia para que ela opere com maior estabilidade, eficiência e segurança.

Agora, para quem deseja refrescar a casa sem usar o ar condicionado e ainda economizar energia medidas alternativas podem ajudar.

Dicas práticas para refrescar o ambiente

Encontrar alternativas que mantenha o frescor da casa e ainda ajude os moradores a economizar energia pode se tornar um desafio no verão.

Para driblar a situação é importante colocar a segurança em primeiro lugar e usar de alguns segredinhos.

  • Use o ventilador. Para amenizar o vento quente, coloque uma garrafa de água congelada em frente ao aparelho
  • Umidifique o ambiente. Você pode espalhar toalhas molhadas pela casa para trazer certa refrescância. Utilizar baldes e bacias com água também ajuda. Se tiver crianças, prefira as toalhas para evitar afogamentos.
  • Resfrie a cama. Para deixar a cama mais confortável prefira tecidos de algodão. Uma boa ideia para deixar esse ambiente mais geladinho é congelar por duas horas uma porção de arroz dentro de uma meia de algodão e colocá-la entre os lençóis. Assim, você retém o frio por mais tempo, sem molhar o colchão
  • Evite deixar o sol entrar em casa. Cortinas e películas escuras ajudam para que o sol penetre menos e o calor fique lá fora. A noite, faça o contrário, mantendo as janelas abertas para o ar circular
  • Use na decoração da casa cores mais claras e plantas. Elas ajudam a amenizar a temperatura e deixam a casa esteticamente mais aconchegante
  • Apague as luzes e troque as lâmpadas. As lâmpadas incandescentes podem ser trocadas por lâmpadas de LED, que além de amenizar o calor, geram mais economia.

Esperamos que com essas dicas você consiga chegar em soluções alternativas para amenizar o calor, mantendo como prioridade a segurança da sua casa ou apartamento.